sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Nightmare Creatures



Introdução 

Nightmare Creatures é um game do gênero Survivor Horror lançado pela Activision, em 1997 para o Playstation e PC e em 1998 para o Nintendo 64. 
Após o mega sucesso oriundo do lançamento da franquia Resident Evil em 1996, o gênero Survivor Horror popularizou-se em um disputado mercado em que diversas empresas tentavam inserir novos games similares.
Através de uma premissa mais gótica e macabra que o comum da época, mesclada a elementos de plataforma e ação, o título exibiu de forma inusitada diversas novidades, positivas e negativas para o Survivor Horror.
Mesmo com o lançamentos de diversos Survivor Horrors, o game conseguiu diferenciar dos demais. Explorando a vertente da ação frenética mescladas a elementos de Hack and Slash, incomum na maioria dos jogos do gênero, Nightmare Creatures contribuiu para uma experiência inusitada.
Apesar de ser considerado uma inovacao Nightmare Creatures não estava livre de falhas. Diversos problemas visuais e mecânicos são os principais problemas apontados pelos jogadores.  
Fugindo totalmente do tradicional Nightmare Creatures é o jogo tipicamente interessante ou irritante dependendo do ponto de vista do jogador. Muitos consideram o título como um jogo alternativo ou trash devido ao visual característico e estilo jogabilidade. Pensando diferente outros jogadores conseguiram perceber que mesmo possuindo diversos defeitos Nightmare Creatures simbolizou uma possível ruptura na regularidade dos lançamentos similares da época, e tratando-se de um Survivor Horror o game tinha elementos essenciais para oferecer.
Apesar dos pesares Nightmare Creatures é um título indicado a qualquer amante do gênero. Diversas horas de entertenimento e muitos sustos serão garantidos a aqueles que experimentarem esta ousada tentativa de romper a mesmisse gerada pela popularização do Survivor Horror no fim da década de 90.



Gráficos 

Nightmare Creatures possui um visual agradável para sua época de lançamento. Utilizando vários elementos clássicos do Survivor Horror, o título exibe uma atmosfera assustadora e macabra. 
De forma semelhante à diversos jogos, Nightmare Creatures utiliza de CGs (Cenas Computadorizadas) para narrar partes específicas do enredo.
O enredo do game se passa em Londres no ano 1834. Diversos efeitos de luz, sombras, neve, e o característico nevoeiro londrino moldam com empenho a ambientação do game.
As texturas presentes possuem detalhes visíveis de leveza e suavidade resultando em imagnes com poucos defeitos visuais.
Ambientes e cenários estão repletos de detalhes góticos e assustadores. Muitos destes cenários são baseados em locais existentes em Londres. Em Nightmare Creatures os cenários são formados a medida que o personagem se movimenta no ambiente. As extremidades deste cenários são escuras e tomam forma apenas quando o personagem se aproxima da mesma. Esta forma de exibição de cenários é responsável pela maioria dos sustos gerados. Sem saber o que irá encontrar a cada novo instante, o clima de ansiedade e tensão é muito bem explorado.
O design de personagens e inimigos mantem o mesmo padrão gráfico de games lançados em meados dos anos 90, nada surpreendente ou inovador.
Nightmare Cretures desempenhou um padrão gráfico satisfatório para a época, explorando de maneira adqueada o potencial do Playstation.



Sons 

De forma semelhante a Resident Evil a parte sonora  de Nightmare Creatures é um dos principais fatores que classificam o título como assustador.
A trilha sonora é composta de diversas faixas responsáveis por manter a atmosfera de terror e tensão do game. 
Os eventos do game são narrados através de CGs e são apenas nestas cenas que os personagens possuem voz. O trabalho de dublagem é mínimo. O destaque do empenho de aúdio vai para a trilha sonora e efeitos sonoros in game.
Aliados a uma engine gráfica satisfatória os efeitos de áudio funcionam garantindo a tensão e o medo propostos pelo enredo.
Diversos efeitos sonoros aterrorizantes como gemidos, gritos, grunhidos, rastejos, passos, explosões e outros estão presentes em toda jogatina para garantir integralmente o clima de terror e suspense do início ao fim da jogatina.



Sinopse 

Em uma noite sombria em Londres no ano 1834 Adam Crowley, um brilhante cientista e cultista satânico, recriou o culto satânico de uma sociedade secreta conhecida como Brotherhood of Hecate.
Através de uma ciência antiga  conhecida pelo culto, foi permitido a Adam recriar o elixir da vida e dar vida a horríveis criaturas.
Ameaçando destruir Londres e depois o mundo, Adam tornou-se um caso de calamidade pública.
Um dos membros do antigo culto, na tentativa de impedir o caos, roubou algumas notas de Adam e deixou-as para Ignatius Blackward, padre especialista em cultos satânicos.
Para entender mais sobre as criaturas que atacam Londres Ignatius pede ajuda à um famoso imunologista americano Jean Franciscus. Juntamente com sua filha Nadia, Jean vão para Londres investigar a crítica situação.
Em meio a estas investigações Jean é brutalmente assassinado. Em seu velório Nadia e Ignatius recebem uma carta de um misterioso homem. Nesta carta encontra-seum endereço e um pedido para que ambos derrotem Adam Crowley. Decidindo enfrentar o cientista, Nadia e Ignatius seguem até o endereço lhes dado e iniciam a caçada por Adam Crowley.


 

Jogabilidade 

Após a seleção da opção Start Game, Nightmare Creatures oferece ao jogador 2 personagens distintos para serem controlados : Ignatius Blackward e Nadia Franciscus. Cada personagem exibe um sistema específico de movimentação e combate. 
De forma resumida Ignatius possui maior força bruta enquanto Nadia é mais ágil em combates. Uma vez que não existe distinção no caminho percorrido até o fim do game, fica a critério do jogador escolher qual personagem irá controlar.
Os personagens utilizam armas brancas em combates diretos. Utilizando estas armas cada personagem pode executar diversos combos de ataques específicos, alternando entre ataques com armas e chutes. Inúmeras combinações de ataques são possíveis e o jogador deverá utilizar destas combinações para derrotar  inimigos de vários portes.
O grande destaque dos combates vai para o desmembramento dos inimigos. Dependendo da maneiras que os combos de ataques são executados diversos inimigos podem ter partes de seus corpos eliminadas, mudando assim algumas características de combates dos mesmos. Para maior facilidade na execução de combos de ataque o jogador deverá conhecer quais botões e intervalos de tempo em que deverão ser executados.
 É vantajoso conhecer o tipo de adversário e qual parte desmembrar para facilitar o fim do combate. Desmembrar os adversários é uma técnica fundamental para a sobrevivência, em certas situações um desmembramento certeiro é suficiente para eliminar o adversário instantaneamente.
Em Nightmare Creatures a variedade de inimigos para se enfrentar é considerável. Em poucas horas o jogador já consegue se acostumar com as peculiaridades de cada modelo e moldar estratégias de ataque, defesa e desmembramentos.
Um grande problema de combate é a funcionalidade da câmera. Em diversas ocasiões a câmera não acompanha com eficácia o personagem, gerando péssimos ângulos de visão que atrapalham o controle do personagem. Para evitar este defeito visual, aconselha-se atrair o inimigo até um local onde a câmera funcione bem e finzalizar o combate neste local.




Ao longo da trama o jogador irá percorrer 20 estágios em Nightmare Creatures confira abaixo.

Stage #01 : Chelsea
Stage #02 : Spitalfield
Stage #03 : Thames Tunnel
Stage #04 : Sewer Snake
Stage #05 : India Docks
Stage #06 : Highgate Cemetery
Stage #07 : Hampstead Heath
Stage #08 : Queenhite Docks
Stage #09 : City
Stage #10 : Smithfield
Stage #11 : Snowman
Stage #12 : Regents Canal
Stage #13 : London Zoo
Stage #14 : Marylebone
Stage #15 : Bloomsbury
Stage #16 : Pimlico
Stage #17 : Jose Manuel
Stage #18 : Westminster I
Stage #19 : Westminster II
Stage #20 : The Roofs

O envolvimento e exploração entre cenário e personagens é bem explorado. Durante os 20 estágios o jogador deverá seguir um caminho ao estilo Straightfoward (Linear), desviando ocasionalmente desta rota para encontrar itens secretos e colecionáveis.
Ao explorar os cenários o jogador poderá encontrar diversos Power Ups, itens de suporte e Upgrades para a arma principal. Estes coletáveis são representados no canto inferior direito da tela. Basta selecionar o item desejado para utilizá-lo. Coletá-los e utilizá-los facilitará consideravelmente o progresso do jogador no game.
Existem 3 Upgrades para as arma principal que podem ser encontrados ao longo dos 20 estágios, confira no final desta análise a localização de cada um deles.
De acordo com o avanço no game as proporções das fases se aumentam, em algumas situações adquirindo caráter labiríntico, visando dificultar e confundir a localização da rota final. Em auxílio a isto o jogador tem acesso a um mapa funcional a qualquer momento que desejar. Desta forma é possível visualizar frequentemente os caminhos já utilizados e traçar novas até o final do estágio.
Em determinados estágios o jogador irá encontrar chefes que precisarão ser finalizados para dar continuidade a trama. Estes são apenas montros mais elaborados que precisam de táticas e estratégias para serem derrotados, nada que demande esforço porém são inimigos diferenciais.




Na tela principal duas barras, uma vertical azul e uma horizontal vermelha, podem ser identificadas pelo jogador. A de cor azul simboliza a adrenalina e a vermelha a energia vital do personagem.
A barra de adrenalina está sempre em decaimento. Uma vez vazia inicia-se o decaimento da barra correspondente a energia vital, que por sua vez é responsável pela morte do personagem.
Com o avanço no game a barra de adrenalina tende a esvaziar-se cada vez mais rapidamente, chegando a causar momentos de tensão e ansiedade.  Nestes momentos o jogador pode não conseguir explorar os cenários em busca de itens auxiliares ou rotas alternativas. Para encher a barra de adrenalina consideravelmente basta o jogador derrotar um inimigo qualquer. Sem a devida precaução o personagem pode perder a vida simplesmente por ficar perdido em alguma parte do cenário sem inimigos para derrotar.
Nightmare Creatures não possui checkpoints, caso o personagem perca a vida ele poderá retornar do mesmo local em que morreu, porém o jogador deve ficar atento ao estoque de vidas extras.
Cada vez que o personagem morre uma vida é retirada do seu estoque, ao perder a última vida a tela de game over é exibida forçando a começar o jogo novamente. Ao fim de cada Stage o jogador pode salvar o progresso. Não é permitido salvar o progresso sem concluir o Stage.
O jogo conta com o sistema de Password permitindo que o jogador avance diretamente para determinado stage. Confira no final desta análise os Passwords e trques para Nightmare Creatures.


Longevidade e Diversão 

Tratando-se de longevidade Nightmare Creatures chega a render de 5 a 7 horas de jogatina.
Inicalmente pode parecer pouco tempo, mas para o gênero em questão é uma quantia razoável.
Ao longo dos 20 Stages o jogador pode abusar dos diversos elementos de exploração e combate para intensificar ainda mais longevidade.
Em termos de fator Replay Nightmare Creatures não é eficaz. Cada personagem poderia percorrer por caminhos diferentes e gerar finais distintos mas isto não acontece. Infelizmente após finalizado uma vez não há razão para jogá-lo novamente.
Para os jogadores interessados em inciar uma nova partida aconselha-se escolher o personagem oposto da partida anterior e aumentar o nível de dificuldade para um possível desafio de terminar o jogo novamente.



Conclusão 

Nightmare Creatures nada mais é que um jogo lançado em um momento em que o Survivor Horror se popularizava no mercado. O título não representou o melhor do gênero devido a diversos defeitos gráficos e mecânicos. Apesar da negligência nestes quesitos Nightmare Creatures foi bem recebido pela crítica e pelo público devido a originalidade. Através de pequenos reparos o game poderia ser um título de respeito.
Chamando a atenção de diversos jogadores, rapidamente o jogo tornou-se um dos mais populares Survivor Horrors, juntamente com Resident Evil (1996), em meados da década de 90.
Altamente recomendável para amantes do terror gótico, Nightmare Creatures simboliza uma experiência em uma vertente até então original do Survivor Horror.
Devido à boa recepção e popularidade do título em 1999 foi anunciado sua  sequência direta : Nightmare Creatures II.

Nota Final : 7.5


Passwords 

Confira abaixo a lista de Passwords para Nightmare Creatures.

Para o personagem Ignatius Blackward insira a sequência desejada na opção Password.

Stage #02 : 

Stage #03 : 

Stage #04 :   

Stage #05 :   

Stage #06 :   

Stage #07 :   

Stage #08 :   

Stage #09 :   

Stage #10 :   

Stage #11 :  

Stage #12 :   

Stage #13 : 

Stage #14 : 

Stage #15 : 

Stage #16 : 

Stage #17 : 

Stage #18 :   

Stage #19 : 

Stage #20 : 


Para a personagem Nadia Franciscus insira a sequência desejada na opção Password.

Stage #02 :   

Stage #03 : 

Stage #04 : 

Stage #05 : 

Stage #06 : 

Stage #07 : 

Stage #08 : 

Stage #09 :  

Stage #10 :   

Stage #11 :   

Stage #12 :   

Stage #13 :   

Stage #14 :   

Stage #15 :   

Stage #16 :  

Stage #17 :   

Stage #18 :  

Stage #19 :  

Stage #20 :  



Truques 
Cheat Mode - Selecione a opção Password e entre com a sequência :  .
Após isto inicie uma nova partida para ter acesso ao Cheat Menu. Através dele o jogador poderá ter acesso à vidas e continues infinitos.

Debug Mode - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :              .
Disable Combo - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :       .

One Hit Kills - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :       

Baby Monsters - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :        Feito isso a opção "Reduce" estará disponível. 

Blurry Screen - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :        
Music Select - Selecione o Cheat Menu e entre com a sequência :        Então Pause o game e selecione a opção "Current Track" e utilize os direcionais para selecionar outras faixas musicais.



11 comentários:

  1. Kramba, belo review. Esse foi o primeiro jogo que comprei em uma revista (fullgames) em 1999, quando adquiri meu primeiro computador, na época um pentium III com placa de video onboard. Me rendeu várias horas de diverssão. Valew pelas lembranças!

    ResponderExcluir
  2. nossa, que post completo! parabéns pela dedicação .. os mínimos detalhes são muito importantes .. não sou muito fã de games, mas fiquei até curiosa com esse kkk

    se quiser passar no meu blog, sinta-se à vontade

    inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me pergunto como uma pessoa que "não é muito fã de games" encontra e se disponibiliza a acessar um blog exclusivamente sobre games... Se um assunto não me interessa, nunca que eu vou entrar num site sobre ele, ainda mais comentar sobre! Enfim né...

      Excluir
  3. Matéria bem completa! Adoro games dessa linha... e por ser um jogo antiguinho, acho q vou conseguir testar sem problemas!

    ResponderExcluir
  4. Vou mandar o link para o meu sobrinho vai amar

    ResponderExcluir
  5. Todos os detalhes aqui eu recebo.
    Embora eu não sou um fã do jogo.
    No entanto, eu só pode deixar um comentário, você é tão cheio de informações e bom.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. que tal aumentar suas visitas todo o dia sem precisa add nehum codigo ou banner sim isso e possivel e alem diisso e gratis cadastre-se agora mesmo no Surfando Mais um site de divulgação de urls
    http://surfandomais.x10.mx

    ate 10000 mil visitas num mes

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo está muito longe de ser um "Survivor Horror", apesar da temática de terror. Survivors nos colocam em situação de sobrevivencia (como o próprio nome diz), sendo preciso recolher armas e, principalmente, munição para as mesmas que normalmente são muito escassas, além de resolução de puzzles mais ou menos intrincados, num cenário não linear (ou que pelo menos tenha essa intenção)... Nightmare Creatures nada mais é do que um Hack n' Slash, onde o único desafio é matar o exercito de monstros que aparecem desde o início até o fim... Fases extremamente lineares e os personagens estão sempre armados, não há o perigo de ficar sem munição, tornando o jogador indefeso diante dos inimigos, como acontece nos Survivors Horrors.
    Mas é um bom jogo, muito curti quando foi lançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversos estilos de Survivor Horror. Muitos tendem ao Estilo Resident Evil,sobreviver, escolher armas, economizar munição. Outros tendem ao terror psicológico (Silent Hill por exemplo). Outros como este caso, abusam do Hack and Slash, mas não deixa de ser um Survivor Horror. Haunting Ground por exemplo é um Survivor Horror em que a personagem nem utiliza nem armas.

      Excluir
  8. Joguei muito pouco esse, curti mais o segundo no meu tão querido DreamCast..

    ResponderExcluir
  9. Um jogo muito bom, joguei muito o dois apesar das falhas o jogo tem um roteiro muito legal e horripilante coisas que caracterizam mesmo jogos de horror...achei muito legal também a participação de Ignatius como padre...novamente repito: o roteiro foi muito bom, escuridão, chuva, monstros, machado,revolver antigo, a torre Eiffel, a igreja, vampiros,hospitais,....muito legal!

    ResponderExcluir