segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Assassin's Creed



Introdução

Assassin's Creed é um game de ação e aventura lançado em 2007 pela Ubisoft, para o Playstation 3.
Fruto de uma super produção baseada em grandes eventos históricos, o enredo de Assassin's Creed se passa na terceira Cruzada Santa em 1191. 
Os embasamentos históricos e jogabilidade revolucionária mostraram-se eficazes e fizeram do game um dos primeiros grandes sucessos do Playstation 3.
Ganhador de diversos prêmios pela crítica e tornando-se um "Greatest Hits", classificação especial apenas para os jogos que vendem mais de 500.000 exemplares em um curto período de tempo, Assassins Creed vendeu mais de 8 milhões de cópias em menos de 2 anos.
Aproveitando elementos técnicos presentes em outros jogos da empresa, como em Prince of Persia e Splinter Cell, a Ubisoft acabou originando um novo e extraordinário universo.
Através de vários recursos cinematográficos, sonoros e mecânicos, e abordando temas como violência e religião, Assassin's Creed conseguiu estabelecer um sistema de interação agradável para os jogadores.
Com um enredo promissor e digno de aplausos, visuais soberbos, e jogabilidade intuitiva, o game tornou-se um marco no Playstation 3, sendo responsável pela expansão da franquia em várias sequencias anos depois.
Visto como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é um título obrigatório para os detentores do console que procuram jogos interessantes e com fundamentos.


Gráficos  

A parte de maior destaque em Assassins Creed é o excelente visual gráfico. Para a data de lançamento, o game chegou a surpreender pela extrema qualidade gráfica em questão de cenários.
Devido ao dinamismo e fluidez dos cenários, a câmera que acompanha o personagem pode ser controlada em qualquer direção, facilitando assim o controle do personagem para o jogador.
Os elementos cinematográficos, fotorealistas e muitas animações resultam em uma inteligente experiência de interação entre jogador-personagem e cenários.
Ao longo das imensas cidades, Damascus, Masyaf, Acre e Jerusalem, o jogador poderá perceber o tamanho cuidado com os detalhes dos elementos que moldam uma cidade medieval.
Grandes e majestosas estruturas como torres, mesquitas e castelos, revelam alguns dos mais belos locais a serem conferidos pelo jogador. Toda a vitalidade dos ambientes ao redor do jogador impressiona pelo sistema de realismo.
O conjunto de vários efeitos visuais e animações realizados por cenários e personagens aproximam o contexto à realidade de maneira excepcional.
Algumas pequenas falhas de computação gráfica, como o corpo do personagem penetrar objetos, podem ser notadas, mas nada que incomode perto da grandiosidade restante.
Juntamente com Uncharted : Drake's Fortune, Assassin's Creed representou o que havia de melhor em qualidade gráfica no ano de 2007.



Sons

Assim como a parte gráfica, a parte sonora de Assassin's Creed é formidável. O único defeito a ser apontado é a ausência de legendas e subtítulos nas falas existentes no game. Apesar desta ausência, jogadores que possuem uma excelente escuta em inglês não terão problema algum em compreender o complexo enredo.
A dublagem é excelente e possui sincronia labial, tornando os diálogo mais envolventes e realistas.
Assassin's Creed possui uma trilha sonora limitada, poucas músicas estão presentes no jogo.
Estas se encaixam no contexto, dando destaque para a transmissão de adrenalina, porém não possuem características marcantes.
Ao percorrer as imensas cidades do game, o jogador poderá escutar diversos diálogos entre os moradores, murmúrios, discursos, confusões. Estas conversações deixam o ambiente da sociedade bem realista e dinâmico, aproximando ainda mais o jogador da trama. 
Os efeitos sonoros são muitos e variados em Assassin's Creed. Em um mesmo cenário, é possível notar combinações complexas de sons, como areia, pessoas conversando, pássaros, vento e água que passam a sensação de o jogador estar realmente em ambientes medievais.




Sinopse 

Em setembro do ano 2012, Desmond Miles foi sequestrado e levado para as indústrias Abstergo. Neste mesmo ano, foi descoberto que o DNA do ser humano carrega memórias de seus ancestrais.
Visando explorar esta tecnologia, a Abstergo começou a trabalhar no projeto Animus.
O Animus é uma máquina capaz de extrair a memória do DNA, fazendo com que seu portador vivencie as memórias de seus ancestrais. 
Desmond Miles foi o escolhido para fazer parte do projeto Animus por ser descendente de Altair, membro de uma ordem de assassinos que viveu durante a Terceira Cruzada Santa em 1191.
Visando acessar uma memória específica e obrigando Desmond a cooperar, os investigadores iniciam o projeto. 
Inicalmente, rejeitando algumas memórias de Altair, Desmond Miles com o tempo aprende a suportar estas memórias e consegue ficar cada vez mais tempo conectado à máquina Animus.
Com Desmond Miles dando início às memórias de Altair e sem saber o objetivo principal dos seus sequestradores, iniciam-se os eventos históricos de Assassin's Creed.



Jogabilidade 

A jogabilidade é outro ponto de destaque de Assassin's Creed. O game utiliza o sistema "Free Roaming" como infraestrutura. Este sistema é o responsável por permitir ao jogador trafegar ilimitadamente por lugares complexos pelo tempo que desejar. O "Free Roamming" também é utilizado nos games da nova geração da série Grand Theft Auto (GTA), onde o personagem tem total liberdade para exploração.
Esta liberdade de ação mesclada à comandos básicos inteligentes fazem da jogabilidade um fator atrativo para o game.
Logo de início, o jogador é submetido a um tutorial para conhecer uma parcela das possibilidades de comandos que podem ser executados por Altair, personagem principal. Dentre estes comandos destacam-se as possibilidades do Low e High Profile. Pressionando-se o botão  para alternar estes dois perfis, novas opções de comandos e ações tornam-se disponíveis.
Ao grande estilo de ação furtiva, Altair poderá correr, pendurar-se aonde desejar, pular, atacar civis de diversas formas, entre outros. Essa gama de possibilidade de ações deverá ser executada pelo jogador a fim de explorar os mais diversos locais e moldar estratégias de fuga e combate. Para se localizar, o jogador poderá pausar o jogo e acessar um mapa funcional utilizando o botão  ou poderá orientar-se, em tempo real, pelo GPS no canto inferior da tela. Para realizar determinados objetivos é imprencindível a utilização destas representações.
A trama se foca em grande 9 assassinatos a serem executados por Altair. Para isso, ele deverá interagir integralmente com  o ambiente e a população de onde se encontra. Para realizar este objetivo, Altair conta com uma extrema agilidade furtiva e um arsenal de armas mortais. Desta maneira, o personagem principal está à altura de enfrentar qualquer oponente, de forma direta ou discreta.




Ao longo do principal objetivo, Altair precisa reunir informações sobre o seu alvo. Para isso, diversas missões paralelas, opcionais ou obrigatórias devem ser realizadas antes do objetivo principal. Confira abaixo as principais tarefas a serem realizadas antes de seguir o rumo principal da trama.


Viewpoits : O GPS e o mapa de acesso não revelam toda a área em que o jogador se encontra. Estas áreas ficam embaçadas no mapa e precisam ser reveladas para mostrar todas as informações existentes no local.
Para isso, o jogador deverá identificar o Viewpoint no mapa, simbolizado por uma águia. Este local deverá ser uma torre ou outro ponto de altura considerável. 
Subindo no topo destes locais, o jogador deverá apertar o botão   para sincronizar o Viewpoint e liberar novas áreas. A partir do Memory Block 4, nenhuma missão estará disponível até que Altair sincronize todos os Viewpoints.

Save Citizen : Eventualmente, ao adentrar-se nas cidades, o jogador irá perceber que alguns cidadãos específicos estarão sendo agredidos por alguns soldados. Derrotando estes soldados e salvando-os, estes retribuirão mostrando a localização de grupos de estudiosos (Schoolars) e/ou grupos de vigilantes (Vigilants). Altair pode usar os Schoolars para passar despercebido entre seus inimigos e pode usar os Vigilants para distrair e enfrentar os inimigos.

Interrogation : Com o intuito de obter mais informações de como assassinar seu alvo, Altair deve interrogar certos civis. Após localizar o alvo através do mapa ou GPS, o jogador deverá selecioná-lo com o botão   ,  segui-lo até algum local mais reservado e espancá-lo até que ele desista da briga e revele suas informações.

Pickpocket : Para obter mais informações, Altair pode interceptar cartas confidenciais e adagas. As adagas podem ser usadas para derrotar rapidamente alguns inimigos, e as cartas contém informações vitais sobre como e quando encontrar o alvo. Para isso, basta localizar o alvo no mapa ou GPS. A meta será selecionar o personagem com o botão    e segui-lo pressionando o botão  de maneira a levar a mão de Altair até o bolso do personagem. Esta parte deverá ser feita com cautela, pois se o personagem perceber as intenções de Altair, o pickpocket não poderá ser realizado.

Eavesdrop : Outra maneira de adquirir informações valiosas sobre seus alvos é escutar conversas paralelas em meio as cidades. Para isso, basta localizar o ícone do Eavesdrop no mapa ou GPS e chegar até o local. É necessário sentar-se em bancos e selecionar os personagens que estão conversando com o botão   . Em seguida deve se apertar o botão   e escutar com clareza toda a conversa.

Informers : Os informers aparecem a partir do Memory Block 3. Estes personagens negociam com Altair a troca de informações valiosas por favores que devem ser realizados pelo jogador. Estes favores alternam entre assassinar pessoas ou capturar bandeiras dentro do limite de tempo.





No canto superior esquerdo  da tela, é exibido a energia vital e o status em que o personagem se encontra.
A energia vital é representada por barras brancas sincronizadas. Completando as missões obrigatórias e opcionais, novas barras serão acrescentadas, aumentando assim o rendimento do personagem.
Altair perde energia vital ao ser atacado por inimigos, ao cair de grandes alturas e ao atacar pessoas inocentes. Para restaurá-la, basta aguardar alguns segundos sem receber nenhum ataque.
O ícone de status pode adquirir várias cores. Se permanecido como incógnito, ou seja despercebido, o ícone estará branco. Se agir de modo agressivo ou infringir as leis locais, o ícone irá adquirir a cor vermelha. Desta maneira, Altair ficará exposto a todos os inimigos. Para voltar ao estado incógnito, o jogador deverá derrotar todos os inimigos locais ou procurar locais para se esconder. Ao se esconder, o ícone torna-se amarelo, indicando que os inimigos ainda estão à procura do personagem. Se avistado neste status, automaticamente o personagem ficará novamente exposto (vermelho). Ao se esconder, é preciso aguardar alguns instantes para que os inimigos desistam de procurar Altair, tornando assim o ícone de status novamente branco.
A inteligência artificial dos inimigos é alta. Na maioria situações, o jogador será forçado a se esconder, pois os inimigos irão caçá-lo intensamente.
Além da visão principal, o jogador poderá utilizar a Eagle Vision pressionando o botão . Através desta visão, o jogador poderá identificar inimigos, aliados, segredos, entre outros.  O jogador precisará fazer uso dela em muitas ocasiões no game.
Assassin's Creed conta com um sistema de autosave. Sempre que realizar algum feitio de importância, o game irá salvar o progresso do jogador automaticamente. Apesar desta opção, o jogador ainda possui liberdade para explorar e realizar novamente o que deseja. Isso é possível através da opção Replay Memory, disponível na máquina Animus.



Longevidade e Diversão 

Assassin's Creed não é um game longo. A trama principal consiste em assassinar 9 pessoas, 3 em cada cidade. Seguindo diretamente esta linha principal, o tempo para finalizar o game é curto.
Para aumentar a longevidade, existem as missões paralelas e alguns itens especiais para serem coletados.
Ao jogar por muito tempo, realizando todos os tipos de missões, o jogador irá perceber que o excesso dessas deixam o game bastante repetitivo. Em cada nova localidade, as mesmas missões devem ser executadas. Este processo com o tempo torna-se tedioso.
Além destas missões existe também um conteúdo extra a ser recolhido e completado, conhecido como Additional Memories. Este contéudo se resume a bandeiras a serem coletadas e cavaleiros templários a serem derrotados.
Existem diversas bandeiras em cada localidade do jogo. Coletá-las é um trabalho exaustivo pois são diversas bandeiras muito bem escondidas. Cada cidade e reino possui suas bandeiras específicas. Os cavaleiros templários também estão espalhados por todo o jogo, porém em menor quantidade. Encontrá-los pode ser mais complicado do que encontrar as bandeiras. Confira no final desta análise a localização das bandeiras e templários de Assassin's Creed.
Infelizmente, Assassin's Creed não possui adaptação ao sistema de troféus do Playstation 3. Todo este conteúdo extra não possui nenhuma bonificação. Conseguir todos pode ser frustante.
Apesar destes pontos negativos, Assassin's Creed revela ser um game bastante interativo e divertido. Os jogadores mais experientes que desejam terminar o game por completo poderão ter muitas horas de divertimento.



Conclusão

Assassin's Creed tornou-se um sucesso absoluto e uma das franquias mais populares da Ubisoft.
Totalmente impressionante, o game consegue passar uma ótima impressão e, inicialmente, consegue esconder parte de seus defeitos.
Utilizando muitos elementos históricos e fictícios, o jogo conseguiu criar um belo e complexo enredo que só seria finalizado em outros games da série lançados alguns anos depois.
Apesar da rotina estabelicida ao longo da trama, o jogador consegue aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo game.
Este primeiro episódio é considerado o pior da série. Os créditos vão para suas sequências, onde o grande potencial da franquia é revelado.
Atualmente, lembrado como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é mais um dos títulos obrigatórios para jogadores que desejam entender a origem dos grandes games existentes atualmente no mercado.


 Nota Final : 8




Extras


Confira abaixo todas as localizações das bandeiras (Flags) e templários (Templars) de Assassin's Creed.

  •  Masyaf Flags - Parte 1
video
  • Masyaf Flags - Parte 2
    video
    • Damascus Poor District Flags and Templars
    video
    • Damascus Rich Disctrict Flags and Templars - Part 1
    video
    • Damascus Rich Disctrict Flags and Templars - Part 2
    video
    • Damascus Middle District Flags and Templars
    video
    • Acre Poor District Flags and Templars
    video
    • Acre Rich District Flags and Templars - Part 1
    video
    • Acre Rich District Flags and Templars - Part2
    video
    • Acre Middle District Flags and Templars
    video
    • Jerusalem Poor District Flags and Templars
    video
    • Jerusalem Rich District Flags and Templars - Part 1
    video
    • Jerusalem Rich District Flags and Templars - Part 2
    video
    • Jerusalem Middle District Flags and Templars
    video




    quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

    Haunting Ground


    "Blood, Flesh Woman !"

    Introdução

    Haunting Ground, conhecido como Demento no Japão, é um game do gênero Survivor Horror lançado pela Capcom em 2005 para o Playstation 2. 
    Após a consolidação da nova vertente do Survivor Horror, inaugurada por Silent Hill em 1999, o terror psicológico se expandiu tornando-se temas de diversos jogos da nova geração.
    Dos mesmos produtores de Clock Tower, Haunting Ground chamou atenção por possuir um bom roteiro e uma jogabilidade funcional.
    Em Haunting Ground, o jogador irá se envolver do inicío ao fim em um clima fantasmagórico e de intensa perseguição.
    O jogador irá perceber que a melhor forma de sobrevivência é encontrar esconderijos de forma astuta.
    Com uma jogabilidade inusitada, o jogador assume o papel de Fiona Belli, uma garota indefesa e incapaz de usar armas, e um cão auxiliar chamado Hewie. A interação entre os dois personagens agradou ao público. Juntos, eles devem resolver enigmas, enfrentar alguns desafios de forma inteligente e principalmente evitar encontros desagradáveis com os inimigos.
    Com uma trama bem elaborada aliada à gráficos e sons bem trabalhados, e quatro finais diferentes, o jogador poderá aproveitar o jogo intensamente.
    Mesmo não sendo uma franquia de impacto como Resident Evil e Silent Hill, Haunting Ground com certeza agrada qualquer amante do gênero.



    Gráficos

    Os gráficos vistos neste game são incríveis e inesperados. A tecnologia gráfica do Playstation 2 foi muito bem empregada.
    O design dos personagens e dos cenários estão ausentes de falhas e bugs. Todas texturas estão bem codificadas e construidas, resultando em um excelente visual repleto de diversos detalhes.
    A personagem Fiona possui um excelente visual, suas roupas e sua pele foram muito bem trabalhadas.
    Ao longo do jogo, muitos efeitos visuais, como o vento batendo nas roupas de Fiona, podem ser observados. 
    Haunting Ground possui uma das melhores simulações animal já vista no Playstation 2. O cão Hewie é representado tão próximo à realidade, de acordo com as limitações do console.
    Todo cenário foi construído de maneira a aproximar o jogador da trama, deixando uma intensa atmosfera de perseguição. Todos esses são repletos de detalhes e reproduzem o ambiente medieval, no qual a trama se passa, com bastante definição. Ambientes luxuosos e sombrios, castelos elegantes e florestas são alguns dos magníficos cenários em que o jogador irá se aventurar.



    Sons

    Poucas músicas estão presentes em Haunting Ground. Porém, as poucas existentes transmitem a sensação de perigo em que os personagens se encontram. Em algumas ocasiões, tais músicas podem até assustar o jogador.
    Momentos de silêncio muitas vezes podem significar diversas maneiras de sustos que estão por vir.
    Muitos efeitos sonoros como, ventos, latidos, gritos e outros sons pertubantes, intensificam a atmosfera de terror que a jogabilidade deseja transmitir. O uso do Prologic II foi muito bem trabalhado neste game.
    A dublagem dos personagens está agradável e possui sincronia labial mas não chamam atenção.
    De maneira geral, a qualidade sonora de Haunting Ground é padrão e não inova e não impressiona em nada.



    Sinopse

    Após sofrer um grave acidente de carro, Fiona Belli, protagonista do game, acorda  nua e enjaulada em um porão sanguináreo de um castelo. Com parte de sua memória afetada, ela consegue lembrar-se apenas do acidente que sofreu. Ao perceber que a sua jaula estava destrancada, Fiona pega um pedaço de pano para se cobrir e segue para a parte superior do castelo. No caminho, ela se assusta com um cachorro branco e segue com mais pressa ainda.
    Já nos aposentos, ela conhece a misteriosa e fria empregada Daniella, que lhe dá novas vestimentas e decide preparar o jantar.
    Com parte de suas lembranças retornando à mente, Fiona busca respostas e uma saída do castelo.
    Em meio a esta procura, ela acaba se encontrando com enorme Debilitas, um doente mental, que por sua vez acaba confundindo Fiona com uma de suas pequenas bonecas.
    Debilitas, então, a persegue ferozmente pelo castelo, e no meio da fuga, Fiona se vê ajudando o cachorro branco que ficou preso em armadilhas para animais. Após salvar o animal, ela decide nomear o cão de Hewie. 
    Ao perceber o perigo que Fiona estava correndo, Hewie acaba avançando e mordendo várias vezes Debilitas que, temporariamente, recua. A partir deste momento, Hewie e Fiona se relacionam amigavelmente, aumentando um pouco as chances de sobrevivência.
    Ao perceber que as presenças no castelo são ameaçadoras, principalmente a de Debilitas e a de Daniella, Fiona e Hewie continuam a busca pela sobrevivência.




    Jogabilidade

    A jogabilidade de Haunting Ground segue o mesmo padrão de outros jogos do gênero Survivor Horror.
    Um diferencial deste game é que a personagem principal, Fiona Belli, não utiliza nenhuma espécie de arma para enfrentar seus inimigos. 
    O grande enfoque do game é testar a habilidade dos jogadores de resolver enigmas, ao mesmo tempo sendo perseguido por inimigos. Não podendo enfrentá-los diretamente, o jogador deve usar sua inteligência e perícia para encontrar os melhores e mais adequados esconderijos a fim de evitar confrontos diretos.
    Esta parte da jogabilidade é semelhante aos jogos da série Clock Tower. Este estilo força o jogador a utilizar o racicínio lógico e não enfrentar os inimigos diretamente.
    Uma inovação no gênero é o estado da personagem principal. Fiona não possui nenhuma barra de energia vital. Para notar se está próxima da morte, o jogador deve perceber o estado de saúde da mesma. Semelhante a Clock Tower 3, Fiona se assusta ao encontrar-se com  inimigos e outras coisas aterrorizantes. Dependendo da intensidade do medo, o estado de saúde da mesma piora, podendo chegar a iniciar uma intensa crise de pânico. Se esta crise não parar, Fiona morrerá.
    Quanto mais aterrorizada a personagem ficar, mais a tela da tv adquire tons turvos. 
    Com a crise de pânico, Fiona terá dificuldade de se movimentar e de respirar, seus batimentos cardíacos aumentarão e, consequentemente, o controle da personagem ficará comprometido, bastando apenas um único ataque para mata-lá.
    Para diminuir a crise de pânico, será necessário se esconder ou utilizar alguns itens calmantes como Lavender (Lavanda) e Chamomile (Camomila).




    Durante a trama, Fiona encontrará um cachorro chamado Hewie. Este será o companheiro que irá auxiliá-la.
    A interação entre Hewie e Fiona agradou ao publico por ser algo inovador no gênero Survivor Horror.
    Uma série de comandos podem ser dados a Hewie: sentar, atacar, ficar quieto para receber carinho ou repreensão, entre outros. O modo que Fiona irá tratar o cachorro influenciará diretamente no comportamento e obidiência do mesmo. Se bem tratado, recebendo carinhos, elogios e comida, Hewie irá encontrar passagens alternativas e também defenderá Fiona ferozmente. Por outro lado, se mal tratado, irá deixá-la sem proteção e em muitas ocasiões irá mordê-la. 
    Em Haunting Ground, existem quatro diferentes opções para finalizar o game. Algumas destas possibilidades 
    só podem ser executadas de acordo com o envolvimento entre os dois personagens.
    Juntos, Fiona e Hewie devem resolver diversos enigmas inteligentes para seguirem adiante. Durante 
    estes momentos, alguns inimigos, que fazem parte da trama, irão perseguir incansavelmente os personagens, tornando esta tarefa mais complicada de ser executada.
    Os personagens Debilitas, Daniella, Riccardo e Lorenzo são os inimigos que exigirão do jogador capacidade de fugir e de procurar locais para se esconder, ganhando, assim, tempo de sobrevivência para resolver enigmas e avançar no game.
    Como não podem ser derrotados diretamente, o jogador deverá seguir até o ponto da história em que estes inimigos morrerão.
    Uma possível falha a ser apontada em Haunting Ground é a escassez de esconderijos. A inteligência artificial dos perseguidores é alta. Se eles encontrarem o jogador em um esconderijo prévio, este será o primeiro local em que eles irão checar em caso de uma nova perseguição no mesmo local.
    Em muitas ocasiões, por não existir local para se esconder, o jogador terá que ficar correndo pelos cenários até conseguir distrair o perseguidor. Correr pelos cenários por longos períodos de tempo pode desagradar jogadores impacientes.




    Como é típico em games do gênero, o jogador irá encontrar diversos itens de suporte e outros para solucionar enigmas. 
    Em Haunting Ground, existe a possibilidade de criação de itens para auxilio dos personagens. Estes podem ser criados na sala de síntese. Ao longo do game, o jogador irá encontrar os itens especiais conhecidos como Medalions. Inicialmente, estes não servirão para nada. Mas ao encontrar as salas de síntese, os Medalions podem ser refinados e dar origem a novos itens. O processo de refinaria se dá através de uma máquina ao estilo caça níqueis, consequentemente, dependendo da sorte para o sucesso. Jogadores que não contam com a sorte podem ficar desapontados com este sistema de criação.
    Fiona e Hewie possuem acesso a diversos itens equipaveis.  Para encontrá-los, será necessária a exploração com cuidado dos cenários. O jogador deverá fazer uso deles para fortalecer ambos os personagens.
    Para facilitar um pouco o reconhecimento dos cenários, o jogador terá acesso a um mapa pouco funcional. Em casos de dificuldade de localização, o jogador deverá utilizá-lo.
    Em Haunting Ground, os savepoints são relógios verticais espalhados em determinadas localidades no game.
    Devido à extensão do game, recomenda-se fazer uso deles sempre que possível.






    Longevidade e diversão

    Haunting Ground possui uma longevidade considerável. O game consegue render horas consideráveis de divertimento da primeira vez que se joga.
    Ao terminar o jogo pela primeira vez, o jogador terá acesso a diversos conteúdos extras.
    Dentre eles estão quatro diferentes finais a serem realizados. Realizar todos eles requer dedicação, pois será necessário terminar o game no mínimio quatro vezes. Confira no final desta análise como realizar cada final diferente em Haunting Ground.
    Durante a tentativa de liberar novos itens e realizar os diferentes finais, Haunting Ground consegue render dezenas de horas de diversão. Cada nova partida iniciada irá exigir do jogador comportamentos e decisões diferentes da partida anterior. Desta maneira, o jogador não ficará entediado por iniciar novas partidas.






    Conclusão 

    Haunting Ground foi uma tentativa da Capcom em inovar a jogabilidade típica do Survivor Horror.
    A temática "garota indefeza e um cachorro valente" foi inovadora para o gênero e cativou o público.
    A franquia não pode ser comparada aos grandes clássicos do Surivior Horror, mas mesmo assim surpreendeu pela qualidade apresentada.
    As qualidades superam os poucos defeitos existentes no game. Um título que deve ser conferido por qualquer amante do terror psicológico.
    Infelizmente, a Capcom anunciou em 2011 que nenhuma sequência para Haunting Ground será produzida, deixando os fãs do game decepcionados.


    Nota Final : 8.9






    Finais


    Finais Diferentes: Haunting Ground conta com quatros diferentes finais A, B, C e D. Confira abaixo como realizar cada um deles.



    Final A ( Fortes Fortuna Juvat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, utilize o lustre para derrotá-lo. Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.


    Final B ( Ignis Aurum Probat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, não utilize o lustre para derrotá-lo.
    Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.


    Final C ( Dona Nobis Pacem ) : Para realizar este final, é necessário terminar o jogo pelo menos uma vez. 
    Derrote Debilitas usando o lustre na capela. Em seguida, siga até a cabana de Debilitas e pegue a chave.
    Use esta chave na Castle Restroom e pegue a Castle Key. Use esta última no portão do castelo para realizar o final.


    Final D ( Tu Fui , Ego Eris ) : Para realizar este final, a relação entre Hewie e Fiona deve ser a pior possível. Exagere na repreensão, nos chutes, alimente-o com alho e cebola. Quando chegar nas florestas, siga adiante e não vá procurar por Hewie.




    Extras

    • Roupas alternativas para Fiona : Termine o game realizando o Final A ou B.
    • Habilite outro cachorro : Termine o game uma vez.
    • Hard Mode : Termine o game uma vez.
    • Secret Room (Menu Principal) : Termine o game uma vez.
    • Roupas alternativas para os inimigos : Termine o game na dificuldade Hard.
    • Roupa Cowboy : Termina o game realizando o Final A.
    • Roupa Sapo : Termine o game realizando o Final C.
    • Roupa alternativa para Hewie : Termine o game na dificuldade Hard.



    Plate Keys : Plate Keys são placas em que o jogador poderá escrever algum nome a fim de desvendar enigmas e truques. Após terminar o game uma vez, vá até a Alchemy Room (Sala que atravessa um buraco). Na máquina desta sala, use as Plate Keys com as palavras abaixo para receber prêmios.


    PALAVRA


    PRÊMIO

    FUNÇÃO

    ADAMAS

    Diamond Chocker
    Aumenta a regeneração da saúde de Fiona, diminuindo assim as crises de pânico.

    MORGAN


    Fairy Earrings
    Ao ficar parada por quatro segundos, Fiona ficará invisível para os inimigos.

    POWDER


    Burst Shoes
    Os chutes que Fiona der em seus inimigos terão o dobro de força.

    ALCHYMIA


    Alchemist Earrings
    As crises de pânicos acontecerão em poucas ocasiões.


    •    Obsidian Chocker : Logo no início do game, ao encontrar a primeira Plate Key, escreva a palavra "EMETH" e não "METH". Utilize a Plate Key no Golem e colete o Obsidian Chocker. Este item fará com que Fiona passe despercebidamente pelos inimigos Luminessants.

    •    Dancing Golem : Perto da metade do game, ao chegar no Mausoleum (Mausoléu), escreva a palavra SALTATIO na Plate Key e utilize-a no Golem.