sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Heavy Rain



Introdução 

Heavy Rain é um game ao estilo thriller dramático lançado pelo estúdio Quantic Dream, com exclusividade para o Playstation 3, em 2010. Este estúdio também é responsável por lançamentos dos jogos Omikron : The Nomad Soul e Indigo Prophecy.
Desde Indigo, Prophecy a Quantic Dream teve a ambição de criar um jogo onde as escolhas do jogador possuem influência real no desfecho da história. Heavy Rain concluiu essa ambição melhor do que qualquer outro jogo lançado para o Playstation 3.
O game é uma tentativa de se aproximar de um filme interativo em que o jogador toma as decisões para determinar o desenvolver da trama.
Heavy Rain exibe um enredo totalmente adulto e possui vísíveis influências de filmes como Seven (Seven - Os sete pecados capitais), The Fugitive (O fugitivo) e SAW (Jogos Mortais). O enredo envolvente aproxima o jogo do contexto de um filme, mas a diferença é que o jogador decide qual rumo a história deve tomar. Além da atração principal de movimentação interativa, a liberdade de escolhas é outro fator atrativo que torna o game ainda mais interessante.
Divido em quatro núcleos diferentes e interligados, o enredo de Heavy Rain apela para o lado emocional de cada jogador.
Atualmente com adaptação para o Playstation Move, é possível realizar outros movimentos, bem diferentes dos executados com o Joystick tradicional.
Heavy Rain não é um jogo típico: a jogabilidade incomum e a atmosfera mista entre jogo/filme são responsáveis por dividir a opinião do público. A falta de uma classificação sólida para o gênero deixa os jogadores incertos do que o jogo tem a oferecer.  
Este é um exemplo de título que visivelmente não agrada a todos, mas para aqueles que apreciarem o estilo, Heavy Rain irá se revelar um dos melhores jogos não convencionais já lançados para o Playstation 3.



Gráficos 

Heavy Rain exibe gráficos que chamam muita atenção pela qualidade e realismo. Desde a primeira exibição para o público, o título já prometia uma qualidade cinematográfica. O design de personagens e cenários é o grande destaque.
Tratando-se de personagens, a produção do game utilizou atores reais para moldar o design e a movimentação. 
Os detalhes são inúmeros. Em muitas ocasiões, é possível até notar os poros e imperfeições da pele dos personagens. As expressões faciais e sincronia labial são totalmente convincentes e roubam a cena. A qualidade gráfica se aplica aos personagens principais da trama e aos personagens de fundo. O realismo é tão grande que os personagens de fundo não possuem visual nem movimentos repetidos.
Toda ambientação e construção de cenário segue o mesmo padrão cinematográfico. É incrível a utilização de efeitos, animações e pormenores para dar vida ao ambiente em que o jogador se encontra.
Todo o conjunto de detalhes resulta em um universo sombrio meticulosamente detalhado, onde a beleza enfatiza o clima criado pelas ações dos personagens que o habitam.
A posição das câmeras mescladas a animações presentes no jogo mostram que o estúdio Quantic Dream empenhou-se ao máximo utilizando com sabedoria o potencial do hardware do Playstation 3.
Junto com outros títulos de impacto, Heavy Rain simboliza o auge da qualidade gráfica no console.



Sons 

A parte sonora de Heavy Rain também mantém um padrão de qualidade considerável. A trilha sonora foi composta pelo canadense Normand Corbeil. Toda orquestrada, esta trilha possui características próximas de filmes hollywoodianos. Músicas com temas de características únicas e intensas colocam o jogador mais próximo da trama. Em sua maioria, as músicas transmitem sensação de solidão e tristeza, condizendo com a natureza da trama. Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Heavy Rain.
As dublagens estão excelentes. A escolha dos dubladores foi eficaz. Uma falha de destaque é a de todos os personagens supostamente serem americanos, porém o sotaque de alguns atores deixam a linha de sons estranha em algumas ocasiões. 
Heavy Rain vai um passo à frente da maioria dos jogos por oferecer diversas faixas de idiomas totalmente lábio-sincronizadas. A sintonia com o sincronismo labial também não está livre de falhas, mas garante um bom desenvolvimento dos diálogos. O processo de dublagem com atores reais pode ser conferido nos extras desbloqueáveis no jogo.
Muitos efeitos sonoros se mostram presentes e o grande destaque vai para o som da chuva. De forma hipnótica, este som é o mais próximo possível da verdadeira chuva. A equipe de efeitos de sons não poupou esforços para registrar efeitos de tempo.




Sinopse 

O enredo principal centra-se em quatro personagens : Ethan Mars, Madison Paige, Scott Shelby e Norman Jayden.
Ethan Mars era um arquiteto de sucesso que possuía uma vida feliz ao lado de sua esposa Grace e seus dois filhos: Shaun e Jason Mars. Logo no início da trama, aos cuidados de Ethan, Jason sofre um acidente de carro e perde a vida. Culpando-se pela perda de seu filho mais velho, Ethan adquire problemas de relacionamento com sua esposa e seu outro filho.
Ao passear em um parque com seu filho Shaun, na tentativa de conquistar novamente sua a confiança, Ethan acaba passando mal e desmaiando. Ao acordar, Shaun está desaparecido. Em eventos posteriores, Ethan descobre que seu filho foi sequestrado pelo Origami Killer, um serial killer de identidade desconhecida que afoga suas vítimas através da água da chuva.
Enquanto isso, Scott Shelby, um policial aposentado, inicia a profissão de um detetive contratado pelas famílias das vítimas do Origami Killer. Com o intuito de revelar a identidade do criminoso, Scott segue pistas das vítimas mais recentes do assassino.
Norman Jaiden, um agente do FBI, é enviado para auxiliar a polícia local a investigar o caso das crianças assassinadas. Com o auxílio do ARI (Added Reality Interface), um sofisticado instrumento de investigação criminal, Norman inicia sua busca na cena do crime da última criança vítima do Origami Killer.
Em outro ponto da cidade, a fotojornalista Madison Paige, que sofre de insônia crônica, deixa o seu apartamento para conseguir dormir em motéis, locais únicos em que ela consegue pegar no sono. Em um deste motéis, Madison acaba encontrando Ethan. Com o intuito de ajudar o rapaz, porém escondendo-lhe sua profissão, ela obtém uma oportunidade para criar uma matéria envolvendo o sequestro de Shaun Mars pelo Origami Killer.
Todos os quatro principais núcleos centram-se no drama do sequestro de Shaun Mars. A partir deste ponto, o jogador pode determinar o rumo dos próximos eventos através de suas escolhas durante a jogatina.




Jogabilidade 

A jogabilidade de Heavy Rain é composta predominantemente de interação e exploração. Seguindo os eventos do enredo, o jogador irá vivenciar quatros histórias de envolvimentos interligados.
Conhecido como uma das maiores revoluções no quesito jogabilidade, Heavy Rain apostou na interação com os personagens e o impacto de suas ações no futuro de uma excelente trama.
Utilizando Quick Time Events, como parcialmente em God of War (2005) e Shenmue (1999), o jogador deve executar ações de acordo com ícones, exibidos na tela, com o manuseio do Joystick.
Existem diversas opções de Quick Time Events a serem ativadas e cada opção pode levar a novas outras, alterando assim o rumo que a história toma, dependendo da decisão tomada. Nem sempre o jogador irá notar o impacto de sua ação prévia. Algumas delas só tem sua influência revelada em capítulos posteriores da trama. 
Não existe "Game Over", ou certo ou errado, em Heavy Rain. A trama irá fluir de acordo com o desempenho do jogador podendo resultar assim em diversos finais. 
Os personagens são controlados através do analógico esquerdo e o botão . Através do botão , o jogador pode mudar o posicionamento da câmera para melhor visualização. Ao controlar cada personagem, é possível escutar os pensamentos de cada um, apertando o botão  . Desta forma, é possível um melhor entendimento sobre a situação e o que fazer em seguida.
.


Além dos principais Quick Time Events, o jogador pode se interagir com vários elementos presentes no cenários, seja por divertimento ou para avançar no game. Em Heavy Rain, o jogador deve ficar atento a toda tela exibida pois as interações são exibidas através das mais variadas posições.
Além dos comandos principais através do Joystick comum, o Playstation Move deu a Heavy Rain um novo significado por possuir novas opções variadas de movimentações, insentivando o fator Replay. Confira abaixo alguns dos possíveis movimentos a serem executados durante os Quick Time Events ou interações através do Joystick comum.


As opções de controle são variadas, intuitivas, e de fácil memorização. Em pouco tempo de imersão, o jogador já saberá em quais situações utilizar movimentos delicados, bruscos ou frenéticos. O domínio destes comandos básicos é necessário para o jogador definir qual rumo a trama deve seguir.
O jogador deve ficar sempre preparado pois muitas das interações podem ativar eventos ou uma série de comandos seguidos.
Se a interação é através de uma pessoa, diversas opções de diálogos irão aparecer flutuando próximo à cabeça do personagem. Basta selecionar a opção desejada para que o personagem inicie o diálogo.
Em ocasiões de tensão, estas opções de diálogos irão aparecer com certa tremura. Isto indica que se o jogador não escolher rapidamente alguma opção a inteligência artificial do jogo irá selecionar uma opção aleatória, podendo assim alterar o rumo que o jogador deseja tomar no enredo.
A trama de Heavy Rain é divida em capítulos. Desde modo, o jogador pode sempre retornar a qualquer capítulo concluído e alterar seu desfecho de outras maneiras se possível. Certos capítulos são habilitados apenas de acordo com ações executadas anteriormente na trama. Não é possível liberar todos jogando apenas uma vez. Será necessário retomar a capítulos e tomar decisões diferentes das anteriores.
Confira abaixo os principais capítulos da trama de Heavy Rain.


Chapter 01: Prologue - (Ethan)
Chapter 02: The Mall - (Ethan)
Chapter 03: Father and Son - (Ethan)
Chapter 04: Sleazy Place - (Scott)
Chapter 05: Crime Scene - (Norman)
Chapter 06: The Shrink - (Ethan)
Chapter 07: The Park - (Ethan)
Chapter 08: Where's Shaun? - (Ethan)
Chapter 09: Welcome, Norman! - (Norman)
Chapter 10: Hassan's Shop - (Scott)
Chapter 11: Sleepless Night - (Madison)
Chapter 12: Paparazzi - (Ethan)
Chapter 13: Lexington Station - (Ethan)
Chapter 14: The Motel - (Ethan)
Chapter 15: Kick Off Meeting - (Norman)
Chapter 16: Nathaniel - (Norman)
Chapter 17: Suicide Baby - (Scott)
Chapter 18: The Bear - (Ethan)
Chapter 19: First Encounter - (Madison)
Chapter 20: Covered Market - (Norman)
Chapter 21: A Visitor - (Scott)
Chapter 22: Kramer's Party - (Scott)
Chapter 23: The Butterfly - (Ethan)
Chapter 24: The Nurse - (Madison)
Chapter 25: Police News - (Norman)
Chapter 26: Shrink and Punches - (Norman)
Chapter 27: The Golf Club - (Scott)
Chapter 28: The Lizard - (Ethan)
Chapter 29: Fugitive - (Madison)
Chapter 30: Jayden Blues - (Norman)
Chapter 31: Under Arrest - (Norman)
Chapter 32: Manfred - (Scott)
Chapter 33: The Shark - (Ethan)
Chapter 34: The Doc - (Madison)
Chapter 35: Mad Jack - (Norman)
Chapter 36: Eureka - (Scott)
Chapter 37: The Cemetery - (Scott)
Chapter 38: Twins - (Sheppard)
Chapter 39: Flowers on the Grave - (Scott)
Chapter 40: Sexy Girl - (Madison)
Chapter 41: Fish Tank - (Norman)
Chapter 42: On the Loose - (Ethan)
Chapter 43: Trapped - (Scott)
Chapter 44: Face to Face - (Scott)
Chapter 45: Ann Sheppard - (Madison)
Chapter 46: The Rat - (Ethan)
Chapter 47: Solving the Puzzle - (Norman)
Chapter 48: Goodbye Lauren - (Scott)
Chapter 49: Hold My Hand - (Sheppard)
Chapter 50: Origami Killer
Chapter 51: Killer's Place
Chapter 52: The Old Warehouse 


Todos estes capítulos irão exigir do jogador domínio nas mais diversas situações. Caso o jogador não se adapte aos comandos, existe a opção de alterar a dificuldade do jogo a qualquer momento desejado. Poder alterar a dificuldade a qualquer momento foi um fator que aproximou ainda mais jogadores iniciantes de Heavy Rain.
O game conta com um sistema de autosave funcional. Ao iniciar ou finalizar cada capítulo, ou realizar algo de feitío durante eles, faz com que o ícone do origami, logo de Heavy Rain, seja exibido no canto inferior da tela, simbolizando que o progresso do jogador foi salvo.


Independente das ações executadas durante os capítulos, o jogador sempre será direcionado ao capítulo final :  The Old Warehouse. Existem aproximadamente 100 possibilidades para que o jogador chegue ao final, resultando em diferentes epílogos. Liberar todos os epílogos é uma tarefa importante para adquirir o troféu All Endings. Confira abaixo a lista de epílogos de Heavy Rain.

News Report
Ethan's Grave
A New Start
A New Life
Innocent
Dead Heroine
Uploaded
Resignation
Case Closed
Origami's Grave
A Mother's Revenge
Unpunished
Origami Blues
Tears in the Rain
Helpless
Square One
Smoking Mirror

Conteúdo para Download  

Heavy Rain possui conteúdo exclusivo para download através da Playstation Network. O episódio Heavy Rain : The Taxidermist pode ser adquirido na Playstation Network Americana por U$ 4,99.
Este é um episódio isolado da trama principal sobre uma investigação particular da personagem Madison Paige. Sem adição de novos troféus, The Taxidermist se resume a uma pequena expansão que utiliza os mesmos princípios padrões de Heavy Rain.
Esta expansão possui longevidade próxima de 20 minutos e 5 possíveis finais diferentes. 
Aqueles que finalizarem Heavy Rain coletando todos os troféus e sentirem falta de mais capítulos para a história, podem encontrar em The Taxidermist uma possibilidade de expandir a longevidade e diversão do título.




Longevidade e Diversão 

A primeira jogada de Heavy Rain é potencialmente a mais pessoal. As decisões tomadas por parte do jogador são as mais sinceras independentes de seus impactos. Esta primeira tentativa possui uma longevidade próxima de 10 a 15 horas de jogo. Por outro lado, adquirir todos os troféus do game, consequentemente realizando todos os epílogos, os jogadores conseguem expandir consideravelmente esta longevidade para mais de 40 horas de jogo.
Heavy Rain não possui conteúdo extra após finalizado. Após finalizado pela primeira vez, não existe motivo para recomeçá-lo. Ao adquirir troféus, ocasionalmente o jogador irá destravar conteúdos adicionais, como artworks e acesso aos bastidores do game. Estes conteúdos podem ser acessados na tela de título.
Inicialmente, o novo estilo de jogabilidade será novidade para o jogador. Com o avanço do jogo e a caça por troféus, esta jogabilidade pode se tornar entediante e repetitiva para os menos pacientes.



Conclusão 

Através de um estilo de jogabilidade revolucionador, Heavy Rain fixou um novo conceito na geração dos games. Em 2010, juntamente com o lançamento do Playstation Move, o lançamento de Heavy Rain simbolizou o início de um ano repleto de inovações para o Playstation 3.
Todo o excelente trabalho na produção gráfica, sonora e mecânica, aliados a um enredo digno de filme, garantiu ao título várias classificações e premiações como Game of the Year e Greatest Hits.
Por ser um título surpreendente, jogadores desta nova geração não devem deixar de lado a empolgante novidade que representou um passo importante para o amadurecimento da produção de novos games.
A nova forma de entretenimento foi responsável por tornar Heavy Rain memorável e lembrado como mais um importante clássico do Playstation 3.


 Nota Final : 9.7



Troféus  

Confira abaixo os troféus de Heavy Rain. Para adquiri os troféus, o jogador deve deixar a opção de autosave selecionada. Caso contrário, os troféus não aparecerão. Nem todos os troféus são adquiridos logo após executar o que foi pedido. Muitos deles são adquiridos em capítulos posteriores.




Nome

Troféu

Descrição


HEAVY RAIN™ Master


Adquira todos os troféus do game.


All Endings


Libere e assista todos os epílogos.


Perfect Crime
Limpe todas as imprenssões digitais em Manfred's Shop. Deixe Lauren, Krammer e Hassan morrerem. Mate Madison e Jaden. Desta forma o Origami Killer sairá livre.


Four Heroes


Termine a história com os 4 personagens vivos.

Trial Master

Ethan deve completar todos os 5 deafios impostos pelo Origami Killer.


Nerd
Encontre todas as pistas utilizando o ARI nos capítulos Crime Scene, Mad Jack, Fish Tank e descubra a identidade do Origami Killer.


Saved The Kid


Salve Shaun Mars.


Intercative Drama


Termine o primeiro capítulo.


HEAVY RAIN™ Hero


Finalize Heavy Rain.



Happy Birthday
No capítulo: Prologue, complete os desenhos dos projetos de Ethan, prepare a mesa sem quebrar nenhum prato e brinque com Jason e Shaun Mars. Este troféu será adquirido somente no final do capítulo Father and Son.


Good Father
No capítulo: Father and Son, siga as recomendações dos horários de Shaun e coloque-o para dormir deixando-o de bom humor.


White Knight

No capítulo: Sleazy Place, basta derrotar Troy no apartamento de Lauren.


Private Eye
No capítulo: Sleazy Place, faça com que Lauren compartilhe informações sobre o seu filho John. Para isto basta selecionar as opções Comssionate e Trick.

FBI Investigator
No capítulo: Crime Scene, encontre todas as pistas deixadas pelo Origami Killer utilizando o ARI.


Good Friends
No capítulo: The Park, brinque com Shaun em pelo menos dois brinquedos e compre um doce para ele antes de levá-lo ao carrossel.


Got to Remember !
No capítulo: Welcome, Norman !, Lembre o horário em que Ethan estava no parque com Shaun e quais peças de roupa o garoto estava usando.


Negotiatior

No capítulo: Hassan's Shop, convença o ladrão a deixar a loja.


VIP

No capítulo: Paparazzi, saia da casa sem ser visto pelos jornalistas.


Agoraphobia

No capítulo: Lexington Station, derrube 50 pessoas durante as alucinações de Ethan.

Lucky Locker

No capítulo: Lexington Station, encontre o armário correto na primeira tentativa.

Blunder

No capítulo: Nathaniel, atire em Nathaniel.

Self Control

No capítulo: Nathaniel, não atire em Nathaniel.

Baby Master

No capítulo: Suicide Baby, não cometa erros ao cuidade do bêbê.

Kamikaze

No capítulo: The Bear, escolha a melhor rota de fuga sem cometer nenhum erro.

Good Driver

No capítulo: The Bear, complete o desafio imposto pelo Origami Killer.

Cat & Mouse

No capítulo: Covered Market, derrote Korda dentro do frigorífico.

Tough Guy

No capítulo: Kramer's Party, derrote todos os seguranças.

Coward

No capítulo: Butterfly, desista ou falhe o desafio imposto pelo Origami Killer.

Electrified

No capítulo: Butterfly, complete o desafio imposto pelo Origami Killer.


Good Cop

No capítulo: Shrink and Punches, não deixe Blake agredir Dupre.


Bad Cop

No capítulo: Shrink and Punches, não deixe Blake agredir Dupre.


Gold Finger
No capítulo: The Lizard, corte o dedo de Ethan utilizando machado, faca ou alicate. Em seguida desinfecte ou cauterize a ferida  (Utilizando a barra de ferro quente).

Butcher

No capítulo: The Lizard, corte o dedo de Ethan utilizando a serra ou a tesoura.

Fugitive

No capítulo Fugitive, escape de Blake na estação de metrô.

Hands Up !

No capítulo: Fugitive ou no capítulo: On the Loose, deixe Ethan ser capturado por Blake.

Ludwig Von
No capítulo Jayden in Blues, não resista a Triptocaine e toque todas as notas do piano sem cometer erros.

Detox

No capítulo Jayden in Blues, resista a Triptocaine,


Wise Guy

No capítulo: Under Arrest, desligue a câmera de segurança antes de salvar Ethan.

I'm a Killer...

No capítulo: The Shark, mate o traficante de drogas.

I'm not a Killer !

No capítulo: The Shark, não mate o traficante de drogas.

Smart Girl

No capítulo: The Doc, não beba o drink oferecido pelo Doc.

Queen of Ropes

No capítulo: The Doc, escape antes que Doc retorne.

Goodbye Mad Jack

No capítulo: Mad Jack, Jayden deve sobreviver a todas as lutas contra Mad Jack.

The Chef

No capítulo: Eureka, prepare um bom omelete para Lauren.

I'm not Scared !

No capítulo: Twins, realize todos os comandos sem nenhum erro.

Pride Saved
No capítulo Sexy Girl, Madison não deve tirar mais do que uma peça de roupa durante o Strip Tease.

Unforgivable

No capítulo: On the Loose, não perdoe Madison.

Lover Boy

No capítulo: On the Loose, perdoe Madison.

 Escape Master

No capítulo: On the Loose, Ethan não deve ser capturado pela polícia.


 Swimming Instructor
                                                                     No capítulo: Trapped, não deixe que Lauren se afogue.

Invincible Scott
No capítulo: Face to Face, Scott não deve ser atingido por nenhum tiro dos seguranças de Kramer.

Kind Hearted
                                                                     No capítulo: Face to Face, dê o remédio para Kramer.

Sacrifice
                                                                     No capítulo: The Rat, Ethan deve beber o veneno.


Clever Dad
No capítulo: The Rat, Ethan não deve beber o veneno. Ao retornar para o carro, análise as pistas e encontre o endereço correto da localização de Shaun Mars.

Cold as Ice
No capítulo: Killers Place, Madison deve esconder-se na geladeira e sobreviver a explosão.

Simple Mind
No capítulo:The Old Warehouse, o Origami Killer deve ser salvo por Madison ou Jayden.

So Close...
No capítulo:The Old Warehouse, chegue ao final com todos os personagens e falhe.



18 comentários:

  1. Pelo que eu já vi desse jogo ele parece ser bem interessante, e num futuro eu pretendo comprar...

    Boa análise!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom, mas lembro que nunca tive muita paciência pra Indigo Prophecy, então não sei se teria para Heavy Rain!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o ost.blog ta foda. super organizado.

    ResponderExcluir
  4. esses games cada vez mais realistas, impressionante! amei a imagem d capa desse, parabens pelo blog completo e com lindo design

    ResponderExcluir
  5. Maneiro teu blog sobre games fera

    os manos loucos

    ResponderExcluir
  6. Menino, vc entende do assunto e gosta heim
    Confesso que nunca joguei nada e agora que me despertou um jogo que o Joystick é o tapete. Talvez esse me faça jogar alguma coisa rsrsrsrsrsrs

    Sobre teu post, o Heavy Hain tem sem dúvida uma qualidade de cinema... esse sim é hi-tech!!!

    ResponderExcluir
  7. Como eu não conhecia esse jogo? *-* Muito massa
    Mas é pra todas as principais plataformas ou só PS3? .-.

    ResponderExcluir
  8. I discovered your blog through the blog of my good friend Heitor. You are very detailed in your writing and you cover games from all systems and eras. Very cool. But I have a question: Are you playing Heavy Rain in English or Portuguese?

    ResponderExcluir
  9. Opa, boa materia..






    somos novos, deem uma olhada -> http://f2gamers.wordpress.com/

    ResponderExcluir