segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Assassin's Creed



Introdução

Assassin's Creed é um game de ação e aventura lançado em 2007 pela Ubisoft, para o Playstation 3.
Fruto de uma super produção baseada em grandes eventos históricos, o enredo de Assassin's Creed se passa na terceira Cruzada Santa em 1191. 
Os embasamentos históricos e jogabilidade revolucionária mostraram-se eficazes e fizeram do game um dos primeiros grandes sucessos do Playstation 3.
Ganhador de diversos prêmios pela crítica e tornando-se um "Greatest Hits", classificação especial apenas para os jogos que vendem mais de 500.000 exemplares em um curto período de tempo, Assassins Creed vendeu mais de 8 milhões de cópias em menos de 2 anos.
Aproveitando elementos técnicos presentes em outros jogos da empresa, como em Prince of Persia e Splinter Cell, a Ubisoft acabou originando um novo e extraordinário universo.
Através de vários recursos cinematográficos, sonoros e mecânicos, e abordando temas como violência e religião, Assassin's Creed conseguiu estabelecer um sistema de interação agradável para os jogadores.
Com um enredo promissor e digno de aplausos, visuais soberbos, e jogabilidade intuitiva, o game tornou-se um marco no Playstation 3, sendo responsável pela expansão da franquia em várias sequencias anos depois.
Visto como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é um título obrigatório para os detentores do console que procuram jogos interessantes e com fundamentos.


Gráficos  

A parte de maior destaque em Assassins Creed é o excelente visual gráfico. Para a data de lançamento, o game chegou a surpreender pela extrema qualidade gráfica em questão de cenários.
Devido ao dinamismo e fluidez dos cenários, a câmera que acompanha o personagem pode ser controlada em qualquer direção, facilitando assim o controle do personagem para o jogador.
Os elementos cinematográficos, fotorealistas e muitas animações resultam em uma inteligente experiência de interação entre jogador-personagem e cenários.
Ao longo das imensas cidades, Damascus, Masyaf, Acre e Jerusalem, o jogador poderá perceber o tamanho cuidado com os detalhes dos elementos que moldam uma cidade medieval.
Grandes e majestosas estruturas como torres, mesquitas e castelos, revelam alguns dos mais belos locais a serem conferidos pelo jogador. Toda a vitalidade dos ambientes ao redor do jogador impressiona pelo sistema de realismo.
O conjunto de vários efeitos visuais e animações realizados por cenários e personagens aproximam o contexto à realidade de maneira excepcional.
Algumas pequenas falhas de computação gráfica, como o corpo do personagem penetrar objetos, podem ser notadas, mas nada que incomode perto da grandiosidade restante.
Juntamente com Uncharted : Drake's Fortune, Assassin's Creed representou o que havia de melhor em qualidade gráfica no ano de 2007.



Sons

Assim como a parte gráfica, a parte sonora de Assassin's Creed é formidável. O único defeito a ser apontado é a ausência de legendas e subtítulos nas falas existentes no game. Apesar desta ausência, jogadores que possuem uma excelente escuta em inglês não terão problema algum em compreender o complexo enredo.
A dublagem é excelente e possui sincronia labial, tornando os diálogo mais envolventes e realistas.
Assassin's Creed possui uma trilha sonora limitada, poucas músicas estão presentes no jogo.
Estas se encaixam no contexto, dando destaque para a transmissão de adrenalina, porém não possuem características marcantes.
Ao percorrer as imensas cidades do game, o jogador poderá escutar diversos diálogos entre os moradores, murmúrios, discursos, confusões. Estas conversações deixam o ambiente da sociedade bem realista e dinâmico, aproximando ainda mais o jogador da trama. 
Os efeitos sonoros são muitos e variados em Assassin's Creed. Em um mesmo cenário, é possível notar combinações complexas de sons, como areia, pessoas conversando, pássaros, vento e água que passam a sensação de o jogador estar realmente em ambientes medievais.




Sinopse 

Em setembro do ano 2012, Desmond Miles foi sequestrado e levado para as indústrias Abstergo. Neste mesmo ano, foi descoberto que o DNA do ser humano carrega memórias de seus ancestrais.
Visando explorar esta tecnologia, a Abstergo começou a trabalhar no projeto Animus.
O Animus é uma máquina capaz de extrair a memória do DNA, fazendo com que seu portador vivencie as memórias de seus ancestrais. 
Desmond Miles foi o escolhido para fazer parte do projeto Animus por ser descendente de Altair, membro de uma ordem de assassinos que viveu durante a Terceira Cruzada Santa em 1191.
Visando acessar uma memória específica e obrigando Desmond a cooperar, os investigadores iniciam o projeto. 
Inicalmente, rejeitando algumas memórias de Altair, Desmond Miles com o tempo aprende a suportar estas memórias e consegue ficar cada vez mais tempo conectado à máquina Animus.
Com Desmond Miles dando início às memórias de Altair e sem saber o objetivo principal dos seus sequestradores, iniciam-se os eventos históricos de Assassin's Creed.



Jogabilidade 

A jogabilidade é outro ponto de destaque de Assassin's Creed. O game utiliza o sistema "Free Roaming" como infraestrutura. Este sistema é o responsável por permitir ao jogador trafegar ilimitadamente por lugares complexos pelo tempo que desejar. O "Free Roamming" também é utilizado nos games da nova geração da série Grand Theft Auto (GTA), onde o personagem tem total liberdade para exploração.
Esta liberdade de ação mesclada à comandos básicos inteligentes fazem da jogabilidade um fator atrativo para o game.
Logo de início, o jogador é submetido a um tutorial para conhecer uma parcela das possibilidades de comandos que podem ser executados por Altair, personagem principal. Dentre estes comandos destacam-se as possibilidades do Low e High Profile. Pressionando-se o botão  para alternar estes dois perfis, novas opções de comandos e ações tornam-se disponíveis.
Ao grande estilo de ação furtiva, Altair poderá correr, pendurar-se aonde desejar, pular, atacar civis de diversas formas, entre outros. Essa gama de possibilidade de ações deverá ser executada pelo jogador a fim de explorar os mais diversos locais e moldar estratégias de fuga e combate. Para se localizar, o jogador poderá pausar o jogo e acessar um mapa funcional utilizando o botão  ou poderá orientar-se, em tempo real, pelo GPS no canto inferior da tela. Para realizar determinados objetivos é imprencindível a utilização destas representações.
A trama se foca em grande 9 assassinatos a serem executados por Altair. Para isso, ele deverá interagir integralmente com  o ambiente e a população de onde se encontra. Para realizar este objetivo, Altair conta com uma extrema agilidade furtiva e um arsenal de armas mortais. Desta maneira, o personagem principal está à altura de enfrentar qualquer oponente, de forma direta ou discreta.




Ao longo do principal objetivo, Altair precisa reunir informações sobre o seu alvo. Para isso, diversas missões paralelas, opcionais ou obrigatórias devem ser realizadas antes do objetivo principal. Confira abaixo as principais tarefas a serem realizadas antes de seguir o rumo principal da trama.


Viewpoits : O GPS e o mapa de acesso não revelam toda a área em que o jogador se encontra. Estas áreas ficam embaçadas no mapa e precisam ser reveladas para mostrar todas as informações existentes no local.
Para isso, o jogador deverá identificar o Viewpoint no mapa, simbolizado por uma águia. Este local deverá ser uma torre ou outro ponto de altura considerável. 
Subindo no topo destes locais, o jogador deverá apertar o botão   para sincronizar o Viewpoint e liberar novas áreas. A partir do Memory Block 4, nenhuma missão estará disponível até que Altair sincronize todos os Viewpoints.

Save Citizen : Eventualmente, ao adentrar-se nas cidades, o jogador irá perceber que alguns cidadãos específicos estarão sendo agredidos por alguns soldados. Derrotando estes soldados e salvando-os, estes retribuirão mostrando a localização de grupos de estudiosos (Schoolars) e/ou grupos de vigilantes (Vigilants). Altair pode usar os Schoolars para passar despercebido entre seus inimigos e pode usar os Vigilants para distrair e enfrentar os inimigos.

Interrogation : Com o intuito de obter mais informações de como assassinar seu alvo, Altair deve interrogar certos civis. Após localizar o alvo através do mapa ou GPS, o jogador deverá selecioná-lo com o botão   ,  segui-lo até algum local mais reservado e espancá-lo até que ele desista da briga e revele suas informações.

Pickpocket : Para obter mais informações, Altair pode interceptar cartas confidenciais e adagas. As adagas podem ser usadas para derrotar rapidamente alguns inimigos, e as cartas contém informações vitais sobre como e quando encontrar o alvo. Para isso, basta localizar o alvo no mapa ou GPS. A meta será selecionar o personagem com o botão    e segui-lo pressionando o botão  de maneira a levar a mão de Altair até o bolso do personagem. Esta parte deverá ser feita com cautela, pois se o personagem perceber as intenções de Altair, o pickpocket não poderá ser realizado.

Eavesdrop : Outra maneira de adquirir informações valiosas sobre seus alvos é escutar conversas paralelas em meio as cidades. Para isso, basta localizar o ícone do Eavesdrop no mapa ou GPS e chegar até o local. É necessário sentar-se em bancos e selecionar os personagens que estão conversando com o botão   . Em seguida deve se apertar o botão   e escutar com clareza toda a conversa.

Informers : Os informers aparecem a partir do Memory Block 3. Estes personagens negociam com Altair a troca de informações valiosas por favores que devem ser realizados pelo jogador. Estes favores alternam entre assassinar pessoas ou capturar bandeiras dentro do limite de tempo.





No canto superior esquerdo  da tela, é exibido a energia vital e o status em que o personagem se encontra.
A energia vital é representada por barras brancas sincronizadas. Completando as missões obrigatórias e opcionais, novas barras serão acrescentadas, aumentando assim o rendimento do personagem.
Altair perde energia vital ao ser atacado por inimigos, ao cair de grandes alturas e ao atacar pessoas inocentes. Para restaurá-la, basta aguardar alguns segundos sem receber nenhum ataque.
O ícone de status pode adquirir várias cores. Se permanecido como incógnito, ou seja despercebido, o ícone estará branco. Se agir de modo agressivo ou infringir as leis locais, o ícone irá adquirir a cor vermelha. Desta maneira, Altair ficará exposto a todos os inimigos. Para voltar ao estado incógnito, o jogador deverá derrotar todos os inimigos locais ou procurar locais para se esconder. Ao se esconder, o ícone torna-se amarelo, indicando que os inimigos ainda estão à procura do personagem. Se avistado neste status, automaticamente o personagem ficará novamente exposto (vermelho). Ao se esconder, é preciso aguardar alguns instantes para que os inimigos desistam de procurar Altair, tornando assim o ícone de status novamente branco.
A inteligência artificial dos inimigos é alta. Na maioria situações, o jogador será forçado a se esconder, pois os inimigos irão caçá-lo intensamente.
Além da visão principal, o jogador poderá utilizar a Eagle Vision pressionando o botão . Através desta visão, o jogador poderá identificar inimigos, aliados, segredos, entre outros.  O jogador precisará fazer uso dela em muitas ocasiões no game.
Assassin's Creed conta com um sistema de autosave. Sempre que realizar algum feitio de importância, o game irá salvar o progresso do jogador automaticamente. Apesar desta opção, o jogador ainda possui liberdade para explorar e realizar novamente o que deseja. Isso é possível através da opção Replay Memory, disponível na máquina Animus.



Longevidade e Diversão 

Assassin's Creed não é um game longo. A trama principal consiste em assassinar 9 pessoas, 3 em cada cidade. Seguindo diretamente esta linha principal, o tempo para finalizar o game é curto.
Para aumentar a longevidade, existem as missões paralelas e alguns itens especiais para serem coletados.
Ao jogar por muito tempo, realizando todos os tipos de missões, o jogador irá perceber que o excesso dessas deixam o game bastante repetitivo. Em cada nova localidade, as mesmas missões devem ser executadas. Este processo com o tempo torna-se tedioso.
Além destas missões existe também um conteúdo extra a ser recolhido e completado, conhecido como Additional Memories. Este contéudo se resume a bandeiras a serem coletadas e cavaleiros templários a serem derrotados.
Existem diversas bandeiras em cada localidade do jogo. Coletá-las é um trabalho exaustivo pois são diversas bandeiras muito bem escondidas. Cada cidade e reino possui suas bandeiras específicas. Os cavaleiros templários também estão espalhados por todo o jogo, porém em menor quantidade. Encontrá-los pode ser mais complicado do que encontrar as bandeiras. Confira no final desta análise a localização das bandeiras e templários de Assassin's Creed.
Infelizmente, Assassin's Creed não possui adaptação ao sistema de troféus do Playstation 3. Todo este conteúdo extra não possui nenhuma bonificação. Conseguir todos pode ser frustante.
Apesar destes pontos negativos, Assassin's Creed revela ser um game bastante interativo e divertido. Os jogadores mais experientes que desejam terminar o game por completo poderão ter muitas horas de divertimento.



Conclusão

Assassin's Creed tornou-se um sucesso absoluto e uma das franquias mais populares da Ubisoft.
Totalmente impressionante, o game consegue passar uma ótima impressão e, inicialmente, consegue esconder parte de seus defeitos.
Utilizando muitos elementos históricos e fictícios, o jogo conseguiu criar um belo e complexo enredo que só seria finalizado em outros games da série lançados alguns anos depois.
Apesar da rotina estabelicida ao longo da trama, o jogador consegue aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo game.
Este primeiro episódio é considerado o pior da série. Os créditos vão para suas sequências, onde o grande potencial da franquia é revelado.
Atualmente, lembrado como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é mais um dos títulos obrigatórios para jogadores que desejam entender a origem dos grandes games existentes atualmente no mercado.


 Nota Final : 8




Extras


Confira abaixo todas as localizações das bandeiras (Flags) e templários (Templars) de Assassin's Creed.

  •  Masyaf Flags - Parte 1
  • Masyaf Flags - Parte 2
    • Damascus Poor District Flags and Templars
    • Damascus Rich Disctrict Flags and Templars - Part 1
    • Damascus Rich Disctrict Flags and Templars - Part 2
    • Damascus Middle District Flags and Templars
    • Acre Poor District Flags and Templars
    • Acre Rich District Flags and Templars - Part 1
    • Acre Rich District Flags and Templars - Part2
    • Acre Middle District Flags and Templars
    • Jerusalem Poor District Flags and Templars
    • Jerusalem Rich District Flags and Templars - Part 1
    • Jerusalem Rich District Flags and Templars - Part 2
    • Jerusalem Middle District Flags and Templars




    33 comentários:

    1. Ja zerei...o jogo é mto bom, só ki é meio repetitivo

      ResponderExcluir
    2. Um ótimo blog, eu gostava muito de jogos quando era mais nova, tenho um amigo que curte muito, vou mandar o endereço do seu blog pra ele ver!
      http://textos-e-trechos.blogspot.com/
      seguindo de volta, obrigada por nos seguir!

      ResponderExcluir
    3. ainda vou arrumar um tempo para zerar aqui no PC(que graças a Deus, tem versão para nós que não temos consoles modernos) eu tenho o Assassins Creed Brotherhood, mas não joguei porque eu nem cheguei a zerar o primeiro game, vou pular para o terceiro? mas vou ter esperar, já tenho o Skyrim, o Fallout New Vegas e a trilogia Mass Effect no caminho até que rejogue Assassins Creed novamente. gostei da matéria

      ResponderExcluir
    4. Até no celular esse jogo é demais vey!!!

      ResponderExcluir
    5. que otimo seu blog, ainda mais pra mim que vou comprar agora um video game hehe to tomando gosto pela coisa, ate fiz um post sobre isso no meu blog.
      passa la depois http://pauleenhalima.blogspot.com/
      bjaooo, to seguindo vc aki e no facebook ta.

      ResponderExcluir
    6. Muito bom seu blog, games não são muito a minha praia, até meu sobrinho de 6 anos me deixa no chinelo...
      mas acho incrível a realidade que o grafico desses games tem.
      é muito legal....
      esse jogo parece ser bem interessante mesmo!
      ainda me aventuro em comprar um xbox pra mim...
      abraços!


      http://www.embriagaivoss.blogspot.com/
      ou www.lucconceito.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. este jogo eu já conheço é muito bom ...


      http://andyantunes.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. olá adorei seu blog meu marido tb vai amar quando ver ele é viciado em jogos ja estou te seguindo me segue tb http://cabelosescuros.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    9. Muito bom os gráficos, parece interessante o game.

      ResponderExcluir
    10. Sempre ouvi muitos elogios sobre este game :)

      ResponderExcluir
    11. Assassins Creed!!Um dos meus games favoritos.No meu pc nao pode faltar.Colega, gostei muito deste blog, e encontrei seu link na comu do orkut.Estou investindo num blog também. Se poder me ajudar , pelo menos siga lá,ok?? quem sabe no futuro poderemos fazer uma grande parceria??

      nostalgammes.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Adoro jooogoss!!! E esse tem cara de ser supeeer legal !!!
      =)
      Abçs!


      http://asaventurasdebilly.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    13. maneiro fera, curti

      valews pela dica

      abraço

      os manos loucos

      ResponderExcluir
    14. Parece ser mto dahora!
      Ee o grafico parece ser mto bom!

      ResponderExcluir
    15. AC é show de bola! Depois de MK Shaolin Monks, é um dos melhores e mais bem feitos que já vi.

      ResponderExcluir
    16. Esse jogo parece ser muito irado. Seguindo aqui :)

      http://thebookofmydreams.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    17. jogo muito bom pena que nunca irei jogar
      ele porque nunca terei um play 3.

      ResponderExcluir
    18. Sem dúvida alguma uma das melhores análises sobre o assunto que eu já li.

      http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Nossa, esse jogo parece ser muuiito legal , bem maneiro .
      Já tinha escutado falar .
      Gráficos bem legais também .
      Abraço.
      R.Flicka
      http://flickabooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    20. eu tenho esse jogo pra pc , mas ele é muito pesado hehe .

      Da uma passadinha ? http://opinioespromundo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Oie, super legal matéria sobre o jogo.
      pelo que li, parece ser super interessante o jogo.
      parabéns pelo post.
      sucesso com o blog!

      estou te seguindo, me segue de volta*

      http://vida-fragil.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Meu amigo me falou desse jogo anteontem se não me engano. Eu sempre me sinto super sem informação quando se trata de jogos. Já disse que eu preciso de um video game em casa e ninguem acredita. Difícil. Gostei desse joguinho, acho que eu ia gostar de jogar. Se eu achar um emulador do PS3 seria legal.

      Beijos,
      Monique <3

      ResponderExcluir
    23. Nhãm, não entendo muito de jogo. Mas parece ser bom. É.

      ResponderExcluir
    24. Nunca fui de jogar. Na verdade, não tenho esse costume. Meus sobrinhos gostam. Eu, particularmente não entendo nada. Não sabia que esse jogo se passa em 1191, rsrsrs

      ResponderExcluir
    25. Muito massa cara! Parabéns pelo blog.
      Assassins creed é muito bom.
      Já estou seguindo seu blog.

      Comenta e Segue meu blog também. Código Literário.
      http://codeliterario.blogspot.com.br/

      Abraço.

      ResponderExcluir
    26. Eu gosto mais dos jogos "antigos", mas esse jogo, sem duvida, é um dos mais legais da atualidade. Show! Sua apresentação é f$%#!, também.

      Como faz para ser parceiro do seu blog?

      Visita lá: aspirantenerd.wordpress.com

      ResponderExcluir
    27. Vlw mesmo amigo pelo tuto! falta pouco pra terminar o game e to achando muito bom! Esse fato das flags e templarios serem muiiiito bem escondidos e que deixa um pouco cansado heheh mas achei quase a metade de todos de boa o resto vai no tuto mesmo kkk... vlw abraços! Glauco.

      ResponderExcluir