segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Guitar Hero





Introdução

Guitar Hero é um game do gênero Musical lançado pela Harmonix Music Systems, para o Playstation 2, em 2005.
O desenvolvimento do jogo foi resultado de uma parceria feita pela Redoctane, responsável pela publicação do game, e pela Harmonix, para gerar um game GuitarFreaks para o Playstation.
Quando a maioria dos jogadores achavam que jogos do gênero estavam ficando obsoletos, Guitar Hero tornou-se uma surpresa totalmente positiva, agradando simultaneamente jogadores e crítica.
O sucesso de Guitar Hero em 2005 foi estrondoso e foi responsável para deixar o game popular ao redor do globo e garantir inúmeras outras sequências para a franquia. 
Com uma abordagem inteligente e similar ao rock de guitarra, Guitar Hero possui uma jogabilidade inovadora e desafiadora que abrange músicas populares das décadas de 1960 a 2005.
Grande parte dos jogos musicais tem tendência a serem divertidos para festas, mas poucos deles possuem a essência que prende a atenção de cada jogador na frente da TV.
O game é um simulador de banda de rock, onde o jogador é o guitarrista. O jogo começa com o jogador possuindo uma simples banda de rock tocando em um porão de bar. Quanto mais se avança, o jogador poderá participar de shows enormes.
Apesar da simplicidade no design gráfico, o game ganha muita credibilidade por possuir uma qualidade sonora digna. A seleção de músicas é excepcional, os covers são excelentes e a jogabilidade desafiadora fizeram de Guitar Hero o jogo mais completo do gênero em 2005. 
A experiência de jogar sozinho é agradável e ainda mais aproveitável se jogado com um amigo ou em grupo.
Os amantes do gênero musical devem incluir a franquia Guitar Hero na seleção de jogos obrigatórios visto que são os melhores do gênero no mercado.  



Gráficos e Sons 

Por ser um game musical, onde o aúdio é o principal fator de qualidade, o aspecto gráfico mantém o padrão comum de jogos medianos.
Apesar dessa simplicidade, o design gráfico retrata com estilo o universo do Rock'n Roll.
Os gráficos In-Game destacam os músicos, instrumentos como guitarras, baterias, baixos e microfones, palco, platéia, entre outros. Estes destaques minunciosos fazem com que a ambientação seja a mais próxima da realidade de um show de Rock.
Os aspectos gráficos não variam muito: o que chega a mudar no visual do game é apenas o plano de fundo, que ao avançar no game adquire proporções mais dignas.
Como o áudio é o fator que mais chama atenção, o design gráfico passa despercebido pela maioria dos jogadores.
A parte sonora do game é excelente. Seu modelo foi tão bem apresentável ao público que serviu de inspiração para vários outros games do gênero musical lançado anos depois.
A vocalização (Cover) por parte das músicas é um show à parte. O game conta com músicas que se extendem desde a década de 1960 a 2005. Essa seleção de músicas engloba várias gerações e estilos do rock, agradando assim um público mais abrangente. Além das músicas populares, o game também exibe faixas bônus de alguns artistas independentes.
Músicas que ficaram famosas por David Bowie, Queen, Bad Religion, Red Hot Chilli Peppers são algumas das canções presentes que mostram o excelente trabalho vocal no game.
Além da ótima cobertura musical de Guitar Hero, os efeitos sonoros também contribuem para garantir uma atmosfera sonora desejável.
Antes do início das músicas, é possível escutar o ruído da multidão e, dependendo do desempenho do jogador, a platéia pode interagir, aplaudindo ou vaiando. 
Este conjunto de musical anexado a efeitos sonoros de qualidade são responsáveis pela realidade sonora.
A sonoplastia é incrível. Em jogos musicais do Playstation 2, a franquia Guitar Hero representa o que há de melhor tratando-se de sons.
Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Guitar Hero.




Jogabilidade

A jogabilidade básica consiste na simulação de reprodução musical. Além da opção de utilizar o joystick para jogar, o jogador tem a opção de utilizar um controlador de jogo em forma de guitarra, semelhante à miniatura da Gibson SG (Guitarra elétrica popular).
O simulador de reprodução musical consiste no deslocamento do braço da guitarra em direção à tela da televisão. Junto a este deslocamento, existem várias notas musicais coloridas. Cada cor corresponde a um dos botões da guitarra, ou do joystick, que o jogador deve apertar e manter para baixo de acordo com  a movimentação da palheta.
Algumas destas notas têm linhas que lhes são inerentes, o que implica que o jogador deverá segurar tal nota pelo tempo determinado pelo game. Este artifício é semelhante ao encontrado das setas congelantes em Dance Dance Revolution. Em certos momentos, é necessário executar mais de uma nota musical simultaneamente. Estas ocasiões são  intensificadas nas dificuldade mais elevadas.
Guitar Hero possui escalas de dificuldade que deixam o game acessível para jogadores novatos a experts.  
Dificuldades mais baixas exigem que os jogadores sincronizem poucas notas musicais em um maior intervalo de tempo. Por outro lado, dificuldades mais elevadas exigem que os jogadores sincronizem mais notas musicais em uma menor quantidade de tempo. Estas dificuldades mais elevadas são desafiantes, pois requerem que os jogadores possuam uma coordenação motora e raciocínio rápido. A dificuldade Expert é considerada um pesadelo para aqueles que não têm coordenação motora frenética.




   




Guitar Hero conta com 3 modalidades básicas de jogo : Multiplayer, Quick Play Mode e Career Mode.
Para iniciar qualquer um destes modos, o jogador deve escolher um nome para a sua banda e escolher uma guitarra e um personagem com o qual irá iniciar o show.  
O modo Multiplayer permite que o jogador jogue junto a um amigo alternando o controle sobre as notas musicais.
O Quick Play Mode é a modalidade mais simples e de fácil acesso do game. O jogador pode jogar livremente selecionando as músicas destravadas e se divertir sem compromisso.
A modalidade Career permite ao jogador ganhar dinheiro de acordo com o desempenho no show, e com este dinheiro destravar extras, como novos personagens, novas guitarras, novas músicas, vídeos entre outros.
As músicas do game são totalmente americanas e britânicas de rock e metal. O que realmente impressiona em Guitar Hero é que todas as músicas são covers. Provavelmente os melhores covers já feitos encontram-se nos jogos da franquia.
No início, nem todas as canções estão disponíveis. É preciso terminar algumas com uma pontuação considerável para liberar novas músicas. Essas são dividídas em grupos conforme abaixo:


Opening Licks

•    I Love Rock ‘n Roll – Joan Jett & The Blackhearts
•    I Wanna Be Sedated - The Ramones
•    Thunder Kiss '65 - White Zombie
•    Smoke On The Water - Deep Purple
•    Infected - Bad Religion

Axe Grinders

•    Iron Man - Black Sabbath
•    More Than A Feeling - Boston
•    You Got Another Thing Coming - Judas Priest
•    Take Me Out - Franz Ferdinand
•    Sharp Dressed Man - ZZ Top

Thrash and Burn

•    Killer Queen - Queen
•    Hey You - The Exies
•    Stellar - Incubus
•    Heart Full of Black - Burning Brides
•    Symphony Of Destruction - Megadeth

Return of The Shred

•    Ziggy Stardust - David Bowie
•    Fat Lip - Sum 41
•    Cochise - Audioslave
•    Take It Off - The Donnas
•    Unsung - Helmet

Fret-Burners

•    Spanish Castle Magic - Jimi Hendrix
•    Higher Ground - Red Hot Chili Peppers
•    No One Knows - Queens of the Stone Age
•    Ace Of Spades - Motorhead
•    Crossroads - Cream

Face Melters

•    Godzilla - Blue Oyster Cult
•    Texas Flood - Stevie Ray Vaughan
•    Frankenstein - The Edgar Winter Group
•    Cowboys From Hell - Pantera
•    Bark at the Moon - Ozzy Osbourne

Faixas Bonus

•    Call Out - Acro-Brats
•    Behind the Mask - Anarchy Club
•    The Breaking Wheel - Artillery
•    Fire It Up - Black Label Society
•    Sail Your Ship By - Count Zero
•    Fly on the Wall - Din
•    Decontrol - Drist
•    Get Ready 2 Rokk - Freezepop
•    Cheat on the Church - Graveyard BBQ
•    Hey - Honest Bob and the Factory-to-Dealer Incentives
•    Farewell Myth - Made in Mexico
•    Guitar Hero - Monkey Steals the Peach
•    Caveman Rejoice - The Bags
•    The Story of my Love - The Model Sons
•    Even Rats - The Slip
•    Eureka! I Found Love - The Upper Crust
•    All of This - Shaimus

Para destravar as músicas da faixa Bônus, o jogador deve arrecadar dinheiro durante as canções e comprá-las. Quanto maior o nível de dificuldade selecionado, maior será o dinheiro recebido no fim de cada música.



Próximo ao canto inferior da tela, existem medidores de desempenho do jogador. O principal medidor é o medidor de satisfação. Esse é localizado no canto inferior direito e possui a palavra Rock estampada em sua superfície. Esse medidor exibe, da esquerdsa para a direita, as cores vermelho, amarelo e verde. O desempenho do jogador deve estar entre estas três cores para se manter no show.
Quanto mais acertos o jogador conseguir, maior será o envolvimento com o a platéia. Se este envolvimento não existir, pelo fato do jogador não conseguir seguir com eficácia as notas musicais no devido tempo, a música é interrompida e o jogador é forçado a começar novamente.
O outro medidor é localizado no canto inferior esquerdo. Ele mede a pontuação do jogador ao executar cada nota no devido momento. Esta pontuação é cumulativa e pode render até quatro vezes mais o número de pontos se o jogador não errar em nenhum momento.
Esses pontos adquiridos são importantes pois são eles que definem o ranking final do jogador, influenciando assim no dinheiro adquirido para expansão e liberação de extras.
Para aumentar esta pontuação com um pouco de facilidade, o jogador poderá coletar os Power Chords.
Power Chords são acordes especiais que o jogador deve ativar. Estes são ativados da mesma forma quando se acerta uma nota no momento correto. Enquanto as notas comuns são redondas, os Power Chords são em forma de estrelas e aparecem ocasionalmente durante a música.
Ativando estes acordes especiais, o jogador adquire quantidades específicas de Star Power. O medidor de Star Power é um recipiente localizado acima do medidor de satisfação. Ao dercorrer dessa coleta, tal medidor adquire a cor branca, simbolizando que está pronto para uso. Para utilizá-lo, basta apertar o botão Select no Joystick ou levantar levemente a guitarra para a posição vertical.
A utilização de Star Power é momentânea e serve para impulsionar a agitação do show. Este impulso implica em uma multiplicação em até oito vezes dos pontos adquiridos ao ativar notas musicais. O uso deste artifício também é importante quando se está prestes a recomeçar uma canção devido a muitos erros consecutivos.





Longevidade e Diversão


O game conta com 30 diferentes músicas para o jogador se divertir. Esta vasta seleção musical consegue agradar os mais diferentes gostos envolvendo o mundo do rock. Algumas destas músicas são destravadas com a dedicação do jogador. Guitar Hero contém truques e alguns conteúdos extras para serem destravados enquanto se joga. Estes conteúdos aumentam um pouco a longevidade enquanto se joga. Em questão de longevidade, o game é mediano pois os extras não são muitos e não chegam a valer o esforço de conseguí-los. Os amantes de rock e metal sentirão falta de mais trilhas sonoras. Confira no fim desta análise alguns truques para Guitar Hero.
A diversão proporcionada por Guitar Hero é certa. É divertido de jogar e de se observar outras pessoas jogando. Um ótimo game para festas e reuniões com amigos. Tanto a opção Multiplayer quanto a Quick Play Mode vai garantir muitas horas de desafio, principalmente tratando-se das dificuldades mais elevadas.
A opção de jogar com o controlador em forma de guitarra foi um sucesso. Esta adaptação deixa a jogabilidade mais fluida e dinâmica. Essa proximidade da realidade, por menor que seja, deixa a opção de jogo mais interessante e desafiadora.


Conclusão

Com certeza a maior inovação do gênero musical da geração do Playstation 2. O sucesso de lançamento de Guitar Hero se expandiu pelo mercado, gerando milhões de venda, ao contrário do que era esperado.
Agradando vários públicos de diferentes idades e gosto musical, o game ganhou respeito entre jogadores e crítica.
Com grande impacto cultural, Guitar Hero tornou-se um game totalmente popular, chegando a ser um fenômeno. Além de ser uma ótima pedida para festas, nos Estados Unidos e Canáda alguns bares noturnos chegam a ofercer a famosa "Guitar Hero Night", noites especiais em bares que chegam a triplicar o lucro dos estabelecimentos. As bandas que possuem repertório presente no game tiveram um aumento considerável de venda nos álbuns.
Com uma faixa de aprendizagem acessível a todos, Guitar Hero é responsável por fazer muitos jogadores gostarem de rock e inspirá-los a tocar guitarra. 
Aqui no Brasil, Guitar Hero foi o responsável por apresentar aos jogadores amantes de rock novas bandas de rock além das presentes em nosso cenário regional.
Devido ao grande e fenomenal sucesso de Guitar Hero, outras versões e sequências, oficiais e alternativas, foram lançados para o Playstation 2. Esta primeira versão da franquia não oferece muitos artifícios inovadores como em suas sequências, mas mesmo assim vale a pena conferir o que este game tem a oferecer, pois foi devido ao seu lançamento que as idéias bases para outros games foram exploradas.
Hoje, Guitar Hero é lembrado como mais um grande clássico de repercurssão para o Playstation 2. Um título obrigatório para os amantes de jogos musicais e Rock'n Roll. 

 Nota Final : 9






Extras


Confira abaixo o conteúdo extra oferecido por Guitar Hero. Para ter acesso à maioria deles, basta conseguir bastante dinheiro executando com domínio cada canção. A quantidade de dinheiro adquirida é relacionada com o nível de dificuldade que o jogador seleciona.


Guitarra: Gibson Les Paul Special - $600 no Guitar Unlock Shop
Guitarra: Gibson Corvus - $700 no Guitar Unlock Shop
Guitarra: Gibson Moderne  - $700 no Guitar Unlock Shop
Guitarra: Gibson EDS-1275(Doubleneck) - $850 no Guitar Unlock Shop
Skin de guitarra: Ebony Gibson SG - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Worn White Gibson SG - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Custom Flame Gibson SG - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Ebony Gibson Les Paul Standard - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Goldtop GIbson Les Paul Standard - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Zakk Wylde Gibson Les Paul Custom - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Worn Cherry Gibson Flying V - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Natural Gibson Flying V2 - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Cracked Blue Gibson Flying V - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Ebony Gibson ES-335 - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Birdseye Maple Gibson ES-335 - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Custom Cherry Gibson ES-335 - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: White Gibson Explorer - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Natural Gibson Explorer - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Custom Rising Sun Gibson Explorer  - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Blue Gibson Firebird - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Cooper Gibson Firebird - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Psychodelic Gibson Firebird - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: White Gibson Les Paul Special - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Cherry Gibson Les Paul Special - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Green Lighting Gibson Les Paul Special - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: White Gibson Corvus White - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Natural Gibson Corvus - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Custom Snakeskin Gibson Corvus - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Gibson Morderne Red - $150 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Ebony Gibson Moderne - $200 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Custom Dragon Gibson Moderne - $250 no Skin Unlock Shop
Skin de guitarra: Apline White Gibson EDS-1275 - $150 no Skin Unlock Shop
Video: Songs - $350 no Video Unlock Shop
Video: Characters - $350 no Video Unlock Shop
Video: Venues - $325 no Video Unlock Shop
Honest Bob and the Factory-to-Dealer Incentives – Hey - $250 no Song Unlock Shop
Monkey Steal the Peach – Guitarra Hero Theme - $250 no Song Unlock Shop
Freezepop – Get Ready 2 Rokk - $250 no Song Unlock Shop
Din – Fly on the Wall - $250 no Song Unlock Shop
Made no Mexico – Farewell Myth - $250 no Song Unlock Shop
The Slip – Even Rats  - $250 no Song Unlock Shop
Drist – Decontrol - $250 no Song Unlock Shop
Acro-Brats – Call Out - $250 no Song Unlock Shop
Artillery – "The Breaking Wheel" - $250 no Song Unlock Shop
Anarchy Club – Behind the Mask - $250 no Song Unlock Shop
Shaimus – All of this $250 no Song Unlock Shop
Upper Crust – Eureka, Ive found love - $300 no Song Unlock Shop
The Bags – CaveMan Rejoice - $300 no Song Unlock Shop
Graveyard BBQ – Cheat on the Church - $300 no Song Unlock Shop
Black Label Society(w/ Zakk Wylde) – Fire it up - $300 no Song Unlock Shop
Count Zero – Sail Your Ship By - $250 no Song Unlock Shop
The Model Sons – The Story of my Love - $250 no Song Unlock Shop


Truques

Para ter acesso aos truques abaixo, basta inserilos no menu principal (Mode Selection Menu). 
Após inserir algum dos códigos abaixo o jogo não poderá ser salvo. Para desativar algum código basta inseri-lo novamente.


TruqueEfeito
Laranja, Laranja, Azul, Amarelo, Laranja.Personagem usa a Air Guitar.
Azul, Amarelo, Laranja, Azul, Amarelo, Laranja.Plano de fundo desaparece.
Azul, Laranja, Amarelo, Azul, Azul.Destrava a Hero Guitar.
Azul, Laranja, Amarelo, Amarelo, Amarelo, Azul, Laranja.Platéia fica com cabeça de macaco.
Laranja, Amarelo, Azul, Azul, Laranja, Amarelo, Azul, Azul.Platéia fica com cabeça de caveira.
Amarelo, Azul, Laranja, Laranja, Azul, Azul, Amarelo, Laranja.Medidor de satisfação sempre na cor verde.
Amarelo, Laranja, Azul, Azul, Laranja, Amarelo, Amarelo.Destrava todos os extras.


Códigos para a versão PAL do game.


TruqueEfeito
Amarelo, Amarelo, Laranja, Azul, Amarelo.Personagem usa a Air Guitar.
Azul, Amarelo, Azul, Laranja, Azul.Destrava a Hero Guitar.
Amarelo, Laranja, Laranja, Amarelo, Azul, Azul, Amarelo.Destrava todos os extras.
Amarelo, Azul, Amarelo, Amarelo, Azul, Azul, Laranja, Laranja.Platéia fica com cabeça de caveira.
Amarelo, Azul, Azul, Laranja, Laranja, Azul, Amarelo.Platéia fica com cabeça de macaco.
Laranja, Amarelo, Laranja, Azul, Azul, Amarelo.Plano de fundo desaparece.
Laranja, Azul, Amarelo, Amarelo, Azul, Azul, Laranja, Amarelo.Medidor de satisfação sempre na cor verde.

Trilha Sonora

Confira abaixo parte da trilha sonora de Guitar Hero.


  •  Burning Brigde - Heart Full of Black


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  • Franz Ferdinand - Take Me Out


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  • Red Hot Chilli Peppers - Higher Ground

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  • Queen - Killer Queen

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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Syphon Filter



Introdução

Syphon Filter é um game de Espionagem/Ação em terceira pessoa, lançado pela 989 Studios, para o Playstation, em 1999.
Apesar de ter lançado games como Running Wild, Cool Boarders 3 e Twisted Metal 3, a 989 Studios não era muito conhecida no mercado consumidor. Foi através do lançamento de Syphon Filter que a empresa pode competir com outras empresas de nome como a Konami, Capcom e Squaresoft (Atualmente Squareenix). 
Este game foi um dos maiores sucessos do ano de 1999 tratando-se de jogabilidade e inovação.
Neste mesmo ano, outro grande game do mesmo gênero: Metal Gear Solid havia sido lançado. O seu lançamento foi um grande marco na geração do Playstation pois representava uma qualidade técnica impecável tratando-se de um game de espionagem. Neste contexto Syphon Filter era o único game que conseguia bater de frente com essa poderosa franquia.
Enquanto Metal Gear Solid se foca na espionagem, no verdadeiro sentido da palavra, Syphon Filter mistura a espionagem com diversos gêneros de jogabilidade para se tornar algo inovador. 
Junto a Metal Gear Solid e Tenchu : Stealth Assassins, Syphon Filter representa o que existia de melhor tratando-se de games de ação e espionagem para o Playstation.
O aspecto furtivo de Syphon Filter é grandioso. O game chega a desafiar qualquer apreciador de ação e fogo cruzado. A jogabilidade híbrida do jogo é a responsável por manter uma atmosfera frenética e exigir habilidades múltiplas do jogador.
Mesclado à esta jogabilidade híbrida tem-se gráficos e trilha sonora mediana e um enredo digno de filmes policiais.
Assim como outros games do gênero, Syphon Filter exige uma certa competência básica do jogador. Jogadores que não possuem experiência com games de ação encontrarão muita dificuldade em se adaptar, desistindo em pouco tempo de jogo.
Syphon Filter é outro grande clássico do Playstation e devido ao enorme sucesso, outras duas sequências de igual recepção foram lançadas alguns anos depois para o Playstation.




Gráficos 

A análise gráfica de Syphon Filter não é das melhores. A falta de cuidado no trabalho da resolução dos personagens e cenários é o principal defeito que pode ser apontado no game.  Esta baixa resolução é responsável por dar ao game um visual borrado e muitas vezes serrilhado. 
Os gráficos são medianos, tanto da parte dos personagens quanto dos cenários é possível notar um visual bem quadrado. Alguma cenas computadorizadas (CGs), também de padrões medianos, narram os eventos do game. 
Apesar das limitações impostas pelo console, o game poderia ter um visual mais bem aproveitado.
Mesmo com estes padrões medianos, a qualidade gráfica pouco ou não incomodará o jogador em nada.
A jogabilidade do game é responsável por prender grande parte do foco do jogador.
Os cenários estão repletos de detalhes com a finalidade de deixar o game com o maior tom de realismo possível. Esta riqueza de detalhes é notória e através dela o jogador pode interagir-se com o cenário com maior liberdade.
A câmera acompanha o jogador por trás, sendo impóssível controla-lá de acordo com a vontade do jogador.
A iluminação de Syphon Filter é excelente. Totalmente planejada planejada para tipo de cenário. O jogo de cores no local certo resulta em efeitos ótimos efeitos luminotécnicos responsáveis por uma iluminação de qualidade durante o game.
Os efeitos gráficos gerados pela jogabilidade merecem destaque: Tiros, explosões e sangramentos são alguns dos efeitos que deixam a ação interna do game super realista, dando mais credibilidade a Syphon Filter.



Sons

No quesito musical Syphon Filter se destaca da maioria dos games de mesmo gênero. A trilha sonora é espetacular tratando-se de um simples game de ação do Playstation. A sensação que as músicas deste game passam é a de estar dentro de um grande filme policial. Simplesmente fantástico. 
As principais músicas possuem características exclusivas que representam com maestria o momento que o jogador se encontra.
Em missões em que o jogador precisa se infiltrar em instalações as músicas adquirem um tom de calmaria, por outro lado elas adquirem características frenéticas quando o jogador esta exposto ao perigo eminente.
Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Syphon Filter.
A dublagem dos personagens também está excelente. A interpretação de vozes é espetacular, e possível identificar vários sotaques diferentes que representam e destacam a personalidade de cada personagem envolvido.
Os efeitos sonoros também seguem o mesmo padrão de qualidade. Explosões e tiros merecem destaque. É possível calcular a distância de uma explosão através do som emitido pela mesma. 
Cada armamento do game também emite um som característico. Sendo assim, por exemplo, identificar cada arma que o inimigo está utilizando pelo simples som emitido pelo disparo.
Outro destaque é o som emitido pelo passo do personagem de acordo com o piso em que ele se encontra. Andar por pisos de concreto, madeira ou metal significa emitir sons diferentes para cada tipo de piso. 
O cuidado com a parte da sonoplastia em Syphon Filter é visível e serviu de base para vários games de mesmo gênero lançados posteriormente.


Sinopse


Gabriel Logan e Lian Xing são agentes de uma unidade americana anti-terrorismo nomeada de The Agency. Ambos são agentes altamente treinados para missões de de alto risco, incluindo missões furtivas e expostas. 
Em uma operação de risco dos narcóticos de Rhoemer em Costa Rica, Ellis, um agente desta unidade de anti-terrorismo, é enviado para infiltrar-se nesta operação. Porém antes que pudesse obter sucesso foi assassinado pela ex-agente KGB (Comitê de Segurança do Estado) Mara Aramov. 
Rhoemer sabendo que sua operação estava em risco, decide queimar as platações e esconder as evidências de seu envolvimento com a criação do Syphon Filter, um vírus capaz de provocar a terceira guerra mundial.
Ao receberem uma ameaça de ataque em Washington DC, Gabe e Lian recebem a missão de adquirir mais informações sobre Rhoemer, Mara e o desconhecido vírus até então. 




Jogabilidade

Com certeza a jogabilidade é o ponto mais forte e inovador de Syphon Filter. Esta jogabilidade é característica de games em ação em terceira pessoa mesclados com elementos de plataforma. 
A mecânica do game foi totalmente inovadora para a data de lançamento e serviu de base para jogos como Splinter Cell, lançado anos depois.
Todos os comandos funcionam perfeitamente, e com um pouco de prática, podem ser executados tranquilamente.
Basicamente o game é dividido em missões que possuem certos objetivos e parâmetros para serem cumpridos. Estas missões são responsáveis pelo desafio e pela diversão completa do jogador.
Totalmente inovadoras e nada repeptitivas, estas missões mesclam estilos de jogabilidades diferentes como o Stealth, Third Person Shooter, Estratégia e Plataforma.
Pode-se afirmar que o estilo predominante em Syphon Filter é a ação, e toda esta miscelânea proporcionou ao game uma rica experiência como nenhum outro jogo da época havia feito.
Além da variedade de estilos jogáveis o jogador irá presencia também, uma variedade de cenários onde se passam os eventos do game. Cazaquistão, Estados Unidos e Ucrânia são alguns dos locais em que o jogador irá se aventurar. Mêtros, centro de exposições, armazéns, bancos e bases secretas compõem parte desta vasta ambientação.
Como é tradicional em games de ação o personagem poderá correr, andar abaixado, atirar, mirar, mover-se em plataformas, esconder-se em obstáculos entre outros.
Gabe Logan contará com vários movimentos e comandos para proteger-se ou surpreender seus inimigos. 
Em Syphon Filtrer os inimigos são numerosos e o jogador deve estar sempre bem posicionado para iniciar ou evitar um possível combate. Para isto o jogador conta com dois sistemas básicos : Ataque e esquiva.
O sistema de mira possui ajuste automático é manual. Com o ajuste automático o jogador deve pressionar o botão . Feito isso, o cursor verde que representa o possível alvo, irá se direcionar automáticamente para o inimigo. Este sistema automático é ineficaz quando o inimigo se encontra à uma longa distância do personagem. Porém utilizando-se a arma Taser, que possui um longo alcance de ataque, este sistema torna-se o melhor para derrotar os inimigos um a um. Já para utilizar o sistema manual o jogador deverá pressionar o botão e direcionar o cursor para onde deseja atirar. Este sistema manual pode ser usado para mirar e atirar na cabeça dos inimigos derrotando-os com apenas um tiro (Headshots).
Ao mirar em um oponente a barra Target, simbolizada no canto superior esquerdo pela cor verde, começara a encher. Esta barra mede a precisão do tiros e como eles atingirão o oponente. Quanto maior a barra, maior será o dano e precisão dos tiros. Esta barra impede o uso exagerado da mira automática pois estanto em movimento ou distante do inimigo, a precisão dos tiros é mínima. 
Tal artifício deixa o combate mais realista, diferentemente da maioria dos games de ação onde a mira automática é quase sempre infalível.
Quanto ao sistema de esquiva ele se resume a esquiva para direita ou esquerda apertando os botões e Apertando-se o botão o personagem pode rolar pelo cenário desviando de tiros.
A combinação entre estes sistemas (Ataque e Esquiva) é necessário para garantir a sobrevivência do jogador ao longo do game.




Para enfrentar os vários inimigos presentes no game o jogador vai contar com um vasto arsenal de armas.
Várias armas de fogo e de dano não letal estarão disponíveis para o jogador criar estratégias de combate e sobrevivência. É possível trocar de armas em qualquer momento no game para facilitar esta estratégia.
A arma de dano não letal Taser merece destaque por possuir um longo poder de alcance. Com ela é possível derrotar vários inimigos, um a um, estando a distância desejada. Basta selecionar o sistema de mira automática e o cursor de mira já vai dar a direção de personagens presentes no local.
Cada inimigo ao ser derrotado deixará para o jogador munições da arma que estava utilizando. Em alguns casos, quando o inimigo estiver usando algum colete a prova de balas (Flak Jacket), ele deixará o colete intacto caso o jogador derrote-o com um Headshot. Inimigos que utilizam estes coletes são dificéis de serem abatidos da maneira convencional. O Headshot é a melhor opção para eliminá-los.
Para executar um Headshot basta selecionar a mira manual e direcionar o cursor para a cabeça do adversário. Com isso a palavra Headshot será exibida e neste exato instante basta atirar.
O sistema de energia vital foi algo inovador para a época. Gabe Logan (Personagem Principal), possui um colete a prova de balas representado pela barra Armor no canto superior esquerdo da tela. Quanto o jogador fica exposto à tiros, uma barra chamada Danger começa a se preencher. Se esta barra for totalmente preenchida, os tiros começarão a penetrar o colete de Gabe podendo levá-lo à morte. Para fazer com que a barra Danger decresça novamente basta esconder-se ou simplesmente derrotar o inimigo.
Para se orientar durante o game o jogador tem acesso a um mapa disponibilizado no inventário e também possui acesso a um radar, localizado no canto inferior esquerdo da tela, que exibe a localização dos inimigos em tempo real. O acesso a este radar é fundamental para não ser surpreendido por inimigos nas mais incômodas situações.



Confira as missões de Syphon Filter abaixo.

Washington DC

Georgia Street
Destroyed Subway
Main Subbay Line
Washington Park
Freedom Memorial

New York City

Expo Center Reception
Expo Center Dinorama

Rozovka, Kazakhstan

Rhoemer's Base
Base Bunker
Base Tower
Base Escape

Uzhhord, Ukraine

Rhoemer's Stronghold
Stronghold Lower Level
Stronghold Catacombs

Almaty, Kazakhstan

PHARCOM Warehouses
PHARCOM Elite Guards
Warehouse 76
Silo Acess Tunnels
Tunnel Blackout
Missile Silo

Ao longo destas missões o jogador terá vários locais para explorar em busca de itens de suporte.
Para conseguir avançar no game o jogador terá de seguir alguns parâmetros e cumprir objetivos específicos.
Ao cumprir alguns objetivos específicos o jogador consegue o Checkpoint. O Checkpoint é o ponto ao qual o jogador retornará caso perca a vida. Não mantendo os parâmetros estabelecidos pela missão o jogador retorna ao Checkpoint previamente ativado.
Durante o game o jogador poderá acessar o inventário e obter informações sobre os parâmetros e objetivos das missões, ter acesso ao mapa local, além de informações sobre os equipamentos. Também é no inventário que o jogador tem acesso ao menu Options.
Em alguns momentos do game Gabe receberá auxílio de seus parceiros via rádio, basta apertar o botão  quando perceber que o rádio esta emitindo o som característico.
O sistema de savepoints é digno, terminando cada missão a opção para salvar o progresso fica disponível.




Longevidade e Diversão

Tratando-se de diversão Syphon Filter agrada qualquer amante de ação. Mesclando 3 estilos de jogabilidades básicas (Ação, Stealth e Third Person Shooter), o game insere o jogador em uma diversão inovadora a cada momento. 
Apesar de explorar o tiroteiro estratégico como prioridade, cada nova missão introduz e exige do jogador novos conceitos e habilidades distintas.
Esta variedade de situações é o fator responsável por garantir o desafio e a diversão certeira.
Por outro lado, onde a diversão é garantida, a longevidade deixa bastante a desejar.
Não existe nada no game que desperte a atenção do jogador para jogá-lo novamente. 
A ausência de um possível contéudo extra para Syphon Filter mostrou que a 989 teve empenho 0 neste quesito.
A melhor coisa a se fazer é aproveitar totalmente o game como se fosse a primeira e única vez que estivesse jogando.



Conclusão

Syphon Filter trouxe uma variedade de estilos misturados em um só game. Esta mistura elevou o game ao nível de excelência técnica a um nível não esperado pelos jogadores da época.
Apesar de não ser nada inovador , Syphon Filter reprensenta juntamente com Metal Gear Solid, Tenchu : Stealth Assassins e outros, o que havia de melhor da vida útil do Playstation.
Um título obrigatório para os jogadores que apreciam uma ação mais inteligente em com enfâse em estratégia.
Apesar de ser um excelente game, o jogador deverá aproveitar toda a essência que o game oferece na primeira vez que se joga. A ausência de conteúdo extra faz com que o fator replay seja praticamente nulo.
Embora o game apresente alguns problemas, a experiência não é nada menos que excelente. 
Nos dias de hoje Syphon Filter é lembrado por possuir um ótimo enredo, trilha sonora digna de filme e uma mecânica de jogabilidade formidável. Sem sombra de dúvidas Syphon Filter representou o trabalho de uma boa produção da 989 Studios e hoje é lembrado como mais um clássico do Playstation.

 Nota Final : 9.4






Truques

  • Todas as armas e munição infinita : Aperte Start e selecione a opção Weapons. Em seguida aperte .

    • Seleção de Fases : Aperte Start e selecione a opção Select Mission dentro do menu Options. Em seguida aperte Select .
    • Dificuldade Hard : Na tela de New Game aperte .

        • Um Tiro, uma morte (1 Hit K.O) : Pause o game e deixe a arma Silenced 9mm. Em seguida aperte Select .
          • Inimigos mais fracos : Pause o game e deixe a opção Map selecionada. Em seguida aperte  .
          •  Super Munição : Pause o game e deixe a opção Map selecionada. Em seguida aperte .
          • Sobreviver ao fogo : Caso o jogador seja atingido por chamas basta apertar Start. Logo em seguida ao retornar ao game, apertar Start novamente. Apesar de ferido o jogador ainda estará vivo.
          • Modo Cinema : Após quebrar a janela do Saloon, o jogador avistará um beco à frente. Siga à esquerda para chegar ao fundo. Continue seguindo até o final para avistar um local bloqueado por carros em chamas.  O jogador poderá avistar o cinema do outro lado da rua. Vá até a porta e pause o game. Selecione a opção Map e aperte .  Se feito corretamente Gabe vai dizer "Got it !" . Saia do menu e recomesse o game. Assim que recomeçar Gabe estará dentro do cinema.  Siga adiante até encontrar o auditório e algumas cenas do game serão exibidas.  Caso o jogador não tenha terminado o game pelo menos uma vez, esta opção não é recomendada pois algumas destas cenas exibidas contem Spoilers.
           

           

          Trilha Sonora

          Confira abaixo parte da trilha sonora de Syphon Filter:

          • Georgia Street Danger Theme

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          • Washington Park - Danger Theme

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          • Expo Center Reception - Danger Theme

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          • Battle with Anton Girdeux

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          • Silo Access Tunnels

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