terça-feira, 28 de junho de 2011

Castlevania


Introdução

Castlevania é o primeiro game da grande franquia de mesmo nome lançada para o antigo Nintendo 8-Bits (NES), pela Konami, em 1986.
Castlevania era um game popular que fez muito sucesso em 1986. Os jogadores desta época ainda possuem ótimas recordações do game.
O simples enredo e a jogabilidade deste game eram incomparáveis aos demais games da década de 80, e foi neste quesito que Castlevania se destacou.
Um dos poucos fatores responsáveis pelo afastamento de alguns jogadores é a dificuldade elevada do game.
Este game é um dos responsáveis pela expansão do gênero Hack and Slash, colocando o personagem Simon Belmont para destruir várias criaturas com seu temido chicote Vampire Killer.
Este primeiro game da série é bem diferente dos demais games da franquia conhecidos nos dias de hoje. 
Totalmente linear, este game é dividido em fases determinadas., sendo impossível retornar à fases anteriores.
Outros fatores utilizados nos games atuais da série e que ainda não era usados neste limitado game do Nintendo são os elementos de RPG. Estes elementos foram introduzidos a partir do segundo game da série.
Apesar de ser um jogo bem simples e limitado pela tecnologia do console, Castlevania é um dos melhores games da geração do Nintendo. Um game interessante de ser jogado e ainda mais interessante para aqueles que conhecem a franquia atual. Os jogadores que conhecem outros games da série da geração atual poderão ver neste game vários elementos que deram origem aos jogos de hoje.



Gráficos e Sons

Os gráficos de Castlevania são muito simples, como a maioria dos games lançados para o NES. 
Destacando-se em relação a muitos jogos do NES, o game chamou atenção por possuir gráficos bonitos e trabalhados, tudo dentro das limitações imposta pelo console. Os cenários de frente e fundo de tela merecem destaque por possuirem detalhes que são considerados de alto valor artístico no Nintendo 8-Bits.
Uma boa qualidade gráfica é um fator que é presente na maioria dos games da franquia lançados posteriormente.
A trilha sonora é um dos destaques do game. Mesmo com a precária capacidade do console, é possível notar a presença de composições musicais dignas. Trilhas sonoras  de respeito é um outro fator que está presente em todos os games da franquia. Cada cenário possui um tema específico e marcante que ficou clássico com o tempo.
Castlevania foi um dos primeiros jogos a utilizar vozes no videogame. Simon emitia um som sempre que atingido por um inimigo. Atualmente isto é considerado um dos efeitos mais básicos e simples existentes dentro de um jogo. Mas para o ano de 1986, este efeito, mesmo que mínimo, era revulocionário.
Os efeitos sonoros deste game também se destacaram dos demais games da época que possuiam sons monótonos e irritantes. 
Os efeitos deste Castlevania mostraram-se competentes e possuiam características adultas.



Jogabilidade 

A jogabilidade deste primeiro game da franquia é totalmente precária. Muitos jogadores da época queixavam-se dos movimentos duros e truncados.
Extremamente simples, a jogabilidade consiste em três comandos básicos: andar, pular e atacar.
Um dos maiores problemas de movimentação é o pulo do personagem. Uma vez que se pula, é impossível mudar a direção do pulo no ar. O cálculo errado da distância de um pulo é um dos principais fatores que resultam em morte no jogo. 
A adaptação com o chicote do personagem requer prática. O ataque exige uma cronometragem específica para acertar o inimigo com precisão. Com um pouco de prática, o jogador consegue se adaptar.
O principal problema do game é a dificuldade elevadissíma. Este game é considerado um dos jogos mais difíceis das décadas de 80 e 90. Tal dificuldade vem da presença de inimigos fortes, dando destaque a alguns chefes, e da dificuldade de executar pulos desejáveis.
O game é dividido em fases, contendo cada uma um chefe clássico da literatura de terror.


Fase 1 : Phatom Bat
Fase 2 : Medusa
Fase 3 : The Mummies
Fase 4 : Frankenstein and Igor
Fase 5 : Death
Fase 6 : Dracula



Além da arma principal, o chicote Vampire Killer, o jogador terá acesso a armas secundárias para atacar os inimigos. Dentre estas armas estão a Knife (Faca), Axe (Machado), Holy Water (Água Benta), Cross (Cruz) e Time (Relógio).
Para conseguir estas armas, o jogador deverá destruir itens ao longo dos cenários. A maioria destes itens a serem destruídos serão velas nas paredes. O jogador poderá utilizar apenas uma arma por vez, sendo impossível coletar duas armas simultaneamente. Cabe ao jogador decidir qual arma utilizar de acordo com o momento que se encontra no game.
Estas armas secundárias possuem uso limitado. Elas dependem de corações encontrados ao longo do game para serem usadas. Estes corações também são encontrados destruindo itens.
Cada arma secundária exige um número específico de corações para ser utilizada.
Destruindo os itens ao longo dos cenários, o jogador também pode encontrar outros itens como: sacos de dinheiros, que aumentam a pontuação do jogador, itens que intensificam o poder do Vampire Killer e itens que restauram a energia vital do personagem.
A energia vital do personagem é representada pela barra de retângulos vermelhos na parte superior da tela. Quando todos estes retângulos forem despreenchidos, o personagem perde uma vida.
A barra laranja, embaixo da barra vermelha, representa a energia vital do chefe da fase. Derrotando-o, o jogador prossegue para o cenário seguinte.
O game não conta com savepoints ou Passwords, outro fator que aumenta muito a dificuldade.
O enredo do game é simplório: No ano de 1961, Dracula ressurge e somente o decendente do lendário clã Belmont poderá derrotá-lo. Neste contexto, Simon Belmont é o próximo decendente deste clã encarregado de eliminar Dracula. 
Simon infiltra-se no território inimigo rumo a completar sua missão e seguir seu destino como membro do clã Belmont.



Conclusão

Apesar de ser um jogo muito simples e com muitos defeitos de mecânica, Castlevania foi o responsável por dar origem a uma das séries de jogos mais querida e lembrada do universo gamer.
Um título que serviu de referência para muitos games do gênero lançados posteriormente.
Somente os jogadores com muita habilidade e experiência conseguem finalizar o jogo. Nos dias de hoje, com o auxilio de emuladores, o jogo se torna fácil devido ao Save State. Com o Save State, o jogador pode salvar o progresso quando desejar. Como na época de lançamento não existia emuladores, terminar o game era quase impossível.
A série Castlevania iniciou-se com grande estilo no antigo Nintendo. O game foi tão bem recebido pelo público que alguns anos depois, novas versões deste primeio Castlevania foram lançados para outros consoles.



 Nota Final : 8


Confira também a análise de:  


Castlevania II : Simon's Quest (Nintendo)




    Trilha Sonora 

    •  Vampire Killer

    video
      • Stalker

      video

      • Wicked Child

      video

      • Walking on the Edge

      video

      • Heart of Fire

      video

      segunda-feira, 20 de junho de 2011

      Shadow of Rome


      "Et tu, Brute..."

      Introdução 

      Shadow of Rome é outro grande game produzido pela Capcom, para o Playstation 2, em 2005.
      Keiji Inafune, produtor de Onimusha, outro game da Capcom, decidiu retratar o cenário de Roma clássica com mesma maestria em que retratou o Japão antigo em Onimusha.
      Retratando Roma na época dos gladiadores, o game abrange vários modelos de jogabilidade, dentre eles a ação e stealth.
      Utilizando como plano de fundo acontecimentos históricos, o game aproveita para educar os jogadores a respeito da sociedade romana.
      A trama, um dos fatores mais chamativos do game, envolve personagens reais e fictícios do Império Romano. Desde Onimusha Warlords, misturar realidade com ficção tem-se mostrado um artifício gratificante na produção de games.
      Como um filme de suspense, o game gira em torno do assassinato de Júlio César e o jogador ficará no papel de solucionar este crime.
      Belos gráficos e sons exibem o contexto da época de maneira maravilhosa. A jogabilidade do game é variada e consegue passar ao jogador uma experiência única e incrível. 
      O game apresenta dois personagens jogáveis : Agrippa e Octavianus. A cada momento de jogar com estes personagens, o jogador será exposto a jogabilidades distintas e marcantes. Com Agrippa, o jogador vai se focar em ação frenética com batalhas entre gladiadores ao estilo de games como Dinasty Warriors e Onimusha. Por outro lado, ao jogar com Octavianus, o jogador vai experimentar uma jogabilidade do gênero stealth ao estilo Metal Gear Solid.
      A parte boa desta mecânica é a diversidade de jogabilidades em um game só. Porém é preciso jogar através de todos estes modelos para finalizar o game e se o jogador não gosta de Stealth, por exemplo, certas partes do game serão péssimas.
      As batalhas deste game garantiram ao mesmo o título de um dos jogos mais violentos do Playstation 2.
      Porém tudo é suavizado da melhor maneira possível para não afastar os jogadores mais sensíveis à violência.
      Totalmente desafiador, dinâmico e muito divertido, este jogo representa trabalho artistíco e cultura. 
      Como a maioria dos games produzidos pela Capcom, Shadow of Rome é lembrado como outro clássico do Playstation 2.



      Gráficos

      Um game tão incrível como este não poderia ter uma qualidade gráfica ruim. Shadow of Rome conseguiu recriar de uma maneira sofisticada o violento período vivido na Roma antiga.
      As Cut-Scenes, em grande parte, utilizam do mesmo gráfico In game para narrar o enredo. Desde modo, estas podem ser consideradas simples se comparadas à Cut-Scenes de jogos que usam de Cenas Computadorizadas (CGS) para tal narração.
      A camêra totalmente em 3D possibilita a visão em primeira e terceira pessoa, permitindo vários ângulos de visão do ambiente.
      Este game possui gráficos semelhantes a Onimusha e God of War. Com cores e texturas bem trabalhadas e definidas, é possível perceber que o jogo possui uma mecânica atual.
      Apesar de não ser totalmente realista, nota-se com facilidade o trabalho artístico dedicado ao jogo.
      Em alguns momentos do jogo é gratificante parar e observar as mais belas estrututas da arquitetura romana.
      O design 3D dos personagens merece atenção: desde o modelo até a vestimenta, eles estão visivelmente detalhados. Apesar do destaque destes designs, não exisite uma grande variedade de personagens.
      Durante os combates, as figuras romanas se destacam em relação aos ambientes, revelando a competência do trabalho feito com a paleta de cores.
      Como o enredo do game se passa em diferentes ambientes predominantes, o jogador poderá presenciar vários cenários de Roma, dentre eles o Coliseu e contruções que compõem o senado romano.
      Os ângulos das câmeras não são totalmente extravagantes e não há diferença das Cut-Scenes com o gráfico do game. Isto mostra como a Capcom possui maestria em trabalhar com o hardware do Playstation 2.




      Sons

      O trabalho sonoro está à altura da tarefa e oferece um melhor conjunto de sons ambientais do que se pode esperar por este jogo.
      Cada momento do jogo, seja nas tumultuadas arenas de batalha ou nos mais tranquilos prédios do senado romano, possui uma trilha de acordo com o momento.
      Embora algumas músicas pareçam enjoativas, as trilhas sonoras de Shadow of Rome seguem o mesmo padrão de outras trilhas de jogos de mesmo gênero da Capcom.
      Estas músicas são agradáveis de se escutar no momento, mas nada gratificante de se escutar fora do jogo. Não possuem nenhuma característica marcante.
      A dublagem do game está em ótimas condições. Mesmo sem a presença de legendas, aqueles que compreendem o idioma inglês conseguirão entender o que é dito pelos personagens.
      Apesar de variados, os efeitos sonoros estão repetitivos. Nada exagerado, mas que com o passar das horas de jogo pode vir a incomodar muito.




      Sinopse

      O enredo de Shadow of Rome gira em torno do assassinato de Júlio César e suas consequências. 
      Após a morte, Antonius sobe ao trono como novo imperador. Com a premissa de levar Roma ao brilhantismo, Antonius é aclamado pelos cidadãos romanos.
      Agrippa, um centurião (chefe de organização militar romana), após um batalha contra os bárbaros, é informado sobre a morte do imperador.
      Às pressas, ele volta para o Foro Romano (Fórum Romano) onde é informado que seu pai, Vipsanius, é acusado do assassinato, e sua mãe é condenada à morte. Decidindo salvar sua mãe, Agrippa ataca os guardas, porém antes que possam fugir, ela é morta pelo general Decius, que também derrota Agrippa em combate.
      Ele é resgatado por Claudia, uma organizadora de torneios de gladiadores no Coliseu. Ela diz a Agrippa que em breve um torneio de gladiadores será realizado para determinar o executor de Vipsanius, e que Decius irá competir na rodada final.
      Sabendo que não poderia voltar à Roma como um homem livre, Agrippa decide se tornar um gladiador para competir no torneio, como tentativa de resgatar seu pai e se vingar de Decius.
      Em outro momento, Octavianus, sobrinho do imperador assassinado, duvida da verdadeira identidade do assassino de seu tio.
      Em meio a intrigas e politicagem, Octavianus decide se infiltrar no senado romano para obter mais informações a respeito.
      Desta maneira, iniciam-se os eventos de Shadow of Rome. Mais tarde no game, os dois núcleos do enredo (Agrippa e Octavianus) se entrelaçam e revelam uma trama complexa.




      Jogabilidade

      Como dito anteriormente, o enredo de Shadow of Rome envolve a história entrelaçada de dois personagens principais : Agrippa, um soldado que tornou-se gladiador  e Octavianus, sobrinho de Júlio César.
      Com o decorrer dos eventos do game, ocorrerá a alternância entre estes dois personagens, resultando em uma combinação de jogabilidades diferentes.
      Ao jogar com Octavianus, o game possui um estilo Stealth/RPG, em que o jogador deverá adquirir informações com os cidadãos romanos para solucionar o mistério do assassinato.
      Para os apreciadores de ação pura, o game muda de foco para Agrippa. Jogando com Agrippa o game adquire ação orientada em combates com armamentos clássicos.




      Octavianus


      Octavianus é um civil comum e seu papel no game é infiltrar-se em várias instituições romanas ao estilo Metal Gear Solid. Assim como Solid Snake, Octavianus possui vários movimentos que o permitem  locomover-se sem chamar atenção dos guardas locais. Correr, movimentar-se em posição baixa, deslocar-se rente à paredes para modificar o ângulo de visão do cenário, espionar pela fechadura de portas, são alguns dos possíveis movimentos a serem utilizados pelo jogador.
      Para não ser visto pelos guardas, o jogador poderá utilizar de vários artifícios ao longo do cenário, por exemplo esconder-se em vasos de grande tamanho.
      Apesar de não possuir armas, o jogador poderá providenciar itens que podem ser utilizados para nocautear os inimigos. Itens como cordas e jarros podem ser utilizados normalmente para nocautear um inimigo desde que o jogador utilize estes itens sem ser notado por ele.
      No canto superior da tela existem dois espaços. Estes espaços são preenchidos pelos itens coletados pelo jogador. Estes itens no entanto possuem uso limitado, e assim que desgastados, eles desaparecem, não podendo ser mais utilizados.
      Além destes movimentos, o jogador pode encontrar pelos cenários alguns disfarces que vão garantir ao personagem acesso em áreas restritas e a possibilidade de circular sem causar menores suspeitas.
      Este é um artifício que deve ser usado sempre para se avançar no game.
      Sempre ao nocautear algum inimigo, o jogador terá acesso aos itens que aquele inimigo estava carregando.
      Basta ir até o corpo do mesmo e retirar os itens.
      Se avistado por algum inimigo, uma barra vertical na lateral inferior direita da tela irá aparecer. Esta barra representa o sistema de alerta dos inimigos.
      Assim que detectado o jogador deve correr e se esconder até que o tempo passe e esta barra volte ao normal.
      Se durante o alerta Octavianus for encurralado pelos inimigos, bastará um único ataque para que perca a vida.
      Este sistema de alerta é deficiente, basta apenas correr e se esconder para que tudo volte ao normal.
      Basta seguir alguma regras básicas impostas pelo game para evitar ser detectado com frequência.




      Para facilitar a locomoção, o jogador tem acesso a um mapa que indica a posição em tempo real dos personagens presentes no cenário.
      Com o mínimo de bom senso, o jogador pode definir os melhores caminhos a serem seguidos de maneira a evitar conflitos.
      Além do fator espionagem, a parte em que o jogador controla Octavianus ainda conta com elementos de RPG.
      Poder interagir com NPC's (Personagens não jogáveis) e reunir dinheiro para comprar itens são alguns destes elementos.
      Ao longo dos cenários, o jogador poderá encontrar moedas para comprar acessórios para o personagem e para a sua casa.
      Para aumentar ainda mais o desafio, a maioria destas moedas estão espalhadas também em locais de difícil acesso, de maneira que se o jogador quiser comprar os melhores itens, ele terá de passar por estes locais e coletar as moedas. Alguns inimigos também cerregam moedas, portanto é aconselhável, quando possível, nocauteá-los.
      Jogar com Octavianus é uma execelente experiência para jogadores iniciantes no gênero Stealth.




      Agrippa


      A parte de Shadow of Rome que o torna um game mais tenso e muito violento são as lutas protagonizadas pelo personagem Agrippa.
      No início do enredo, Agrippa é um centurião, e mais tarde no game é transformado em um gladiador, dando início a uma sequência de batalhas sanguinárias.
      Durante os combates, um grande arsenal de armas estará disponível. Armas como a tradicional Gládio ( espada utilizada pelos romanos em batalha), machados, foices, arcos, escudos, alabardas, maças e lanças são alguns dos equipamentos que o jogador poderá utilizar para desmembrar e destruir seus inimigos.
      Assim como Octavianus, no canto superior esquerdo existem dois espaços. Estes espaços são preenchidos pelos itens adquiridos. Os itens possuem uso limitado e assim que desgastados, desaparecerão.
      Cada espécie de arma garante a Agrippa uma gama de movimentos diferentes, resultando em várias possíveis combinações de combos.
      Muitos combos estão disponíveis e o jogador precisará variar as armas que utiliza para, a cada momento, descobrir novas combinações de ataque. Estas combinações são indispensáveis para derrotar certos tipos de inimigos.
      Com ataques brutais é possível desmenbrar os inimigos. Dependendo da situação, os inimigos são cortados ou esmagados de uma só vez.
      A barra amarela no canto superior esquerdo representa a energia vital do personagem. Eventualmente, o jogador encontrará alimentos. Estes alimentos servem para restaurar a energia vital. Diferentemente da maioria de jogos do gênero, estes alimentos devem ser consumido em tempo real. Neste intervalo de tempo, o personagem ficará vulnerável aos inimigos.




      Um fato interessante nas batalhas das arenas é a interação entre platéia e lutador. Quanto mais o jogador chacinar os adversários e elevar o grau de violência, mais à loucura a platéia irá. Quando satisfeita, ela auxiliará o jogador arremessando itens para a arena a fim de ver o jogador realizar novas chacinas.
      Essa interação se chama "Roman Spotlight"  e é representada por uma barra no canto inferior direito da tela.
      Sempre ao executar novos combos, combinações sucessivas de ataques que resultam em chacinas e massacres, o jogador deve erguer as mãos apertando  + e pedir o apoio dos espectadores.
      Somente com a utilização do "Roman Spotlight", o jogador terá sucesso nas mais difíceis lutas, consequentemente existindo a dependência deste artifício para avançar no game.
      Ao executar ataques e combos, o nome do ataque ou combo será exibido no centro da tela.
      Cada nova ação executada pelo jogador resulta em pontos que são importantes para aumentar a satisfação dos espectadores e determinação do Ranking no final de cada batalha. Estes pontos são denominados "Salvos". Cada ataque, combo ou ação executada na arena rendem ao jogador uma quantidade especifíca de "Salvos".
      Para descobrir novos combos que rendem muitos "Salvos", o  jogador deve sempre variar nas armas utilizadas e tentar várias combinações de ataque com os botões do Joystick. Outra maneira de descobri-los é executar ações interessantes, por exemplo atirar rosas para platéia, ou atirar rosas nos olhos dos inimigos garante novos "Salvos".
      Outro fato interessante é a interação entre arena e lutador. Ao longo das batalhas vários itens e armadilhas podem estar espalhados pelo cenário, e podem ser utilizados por todos os personagens presentes.
      Cada missão traz novas interações, e para um bom sucesso, o jogador deve ficar esperto e utilizar destas interações para tirar vantagens nas lutas.
      Ao terminar cada arena, o Ranking do jogador é medido através dos pontos adquiridos durante a batalha.
      Com esta quantidade de pontos, o jogador adquire uma taça de bronze, prata ou ouro.
      Estas taças servem para desbloquear "extras" para o game. Logo, para ter acesso aos melhores truques de Shadow of Rome, o jogador deverá conseguir as melhores taças.




      Conclusão

      Apesar de ser um game original da Capcom em 2005, Shadow of Rome se perdeu um pouco nas sombras de outros grandes títulos como God of War, Metal Gear Solid 3 : Snake Eater e Devil May Cry 3 : Dante's Awakening, lançados na mesma época. 
      Shadow of Rome é um game com um índice de dificuldade elevadíssimo, principalmente se tratando da parte do enredo que se foca em Agrippa. É considerado um dos games mais difíceis do Playstation 2. 
      Muitos jogadores dizem que a maioria dos jogos atualmente lançados são extravagatemente curtos e fáceis. Se o leitor se enquadra neste perfil, Shadow of Rome é definitivamente um game que com certeza irá render muitas horas de desafio. 
      Outro fator que asfastou alguns jogadores foi o excesso de violência que existe no game. Sem censura, o game exibe o detalhado período de violência ocorrido na Roma antiga. 
      Apesar de ser muito bem executado, Shadow of Rome consegue agradar e desagradar muitos jogadores por possuir vários estilos de jogos em um só.
      Apesar desta diversidade, a jogabilidade específica de cada personagem passa uma sensação única. Jogar com Octavianus é uma experiência e tanto em relação ao gênero Stealth. O jogador consegue ter a sensação de que realmente é um intruso e, em muitas situações, é possível sentir o coração palpitar para não ser descoberto.
      Já com Agrippa, a adrenalina é pura, e a sensação de derrotar os inimigos é uma atividade anti-stress.
      A longevidade deste game é altíssima: são necessárias várias horas para a conclusão completa. 
      O game conta com um vasto conteúdo extra, porém, somente após uma tarefa árdua, os mais habilidosos terão acesso a ele.
      Para ter acesso a este conteúdo, basta ir ao menu Secrets of Rome e selecioná-los quando destravados.



      Nota Final : 9.6




      Extras




      Modalidades Extras 


      Hard Mode

      Complete todos os eventos na dificuldade Normal.


      Extreme Mode

      Complete todos os eventos na dificuldade Hard.



      Armaduras para Agrippa


      Fortus Rex Armor

      Consiga um total de 300.000 Salvos.


      Talon Aegis Armor

      Consiga um total de 800.000 Salvos.



      Roupas e cortes para Octavianus


      Crew Cut


      Dado no ínicio do jogo

      Mr.Onion Head


      Compre pelo menos 5 itens .

      Pansa’s  Robe

      Compre pelo menos 10 itens


      Splitting Head Ache

      Compre pelo menos 20 itens


      Chameleon Suit

      Compre todos os itens de todos vendedores.

       

      Modalidades Secretas


      Art Gallery

      Consiga Ranking Bronze em todos os eventos na dificuldade Normal.


      Ugly Duck Fling Mini - Game

      Consiga Ranking Bronze em todos os eventos na dificuldade Hard.


      Survival  Mode

      Consiga Ranking Silver em todos os eventos na dificuldade Normal.


      Labyrith Arena

      Consiga Ranking Silver em todos os eventos na dificuldade Hard.


      The Great Escape Mini - Game

      Consiga Ranking Gold em todos os eventos na dificuldade Normal.


      Chariots of Ire

      Consiga Ranking Gold em todos os Gladitorial Events na dificuldade Hard.


      Gorilla Costume for Agrippa


      Complete todos os Gladiators Challenges.


      Cheats


      The Oracle
      (A energia vital dos inimigos é revelada)


      Consiga Ranking Bronze em todos os eventos da dificuldade Extreme.

      The Unseen
      (Os inimigos ficam invisíveis)

      Consiga Ranking Bronze em todos os eventos da dificuldade Extreme.


      Unbreakable
      (As armas não quebram)

      Consiga Ranking Silver em todos os eventos da dificuldade Extreme.


      Juggernault
      (Os inimigos não podem defender)

      Consiga Ranking Silver  em todos os eventos da dificuldade Extreme.


      Instant Kill
      (Os inimigos morrem com um único ataque)

      Consiga Ranking Gold  em todos os eventos da dificuldade Extreme.


      Demi God
      (Invencibilidade)

      Consiga Ranking Gold  em todos os eventos da dificuldade Extreme.


      sexta-feira, 3 de junho de 2011

      Tenchu : Stealth Assassins


      "Live by honor, kill by Stealth"



      Introdução

      Tenchu : Stealth Assassins é o primeiro jogo da franquia Tenchu lançado para o Playstation pela Activision em 1998.
      O game é o pioneiro no Playstation a expor o gênero Stealth no contexto feudal japonês. Por envolver ninjas em seu enredo, o game envolve muitos assassinatos. Este excesso de violência dá ao game um ar mais maduro comparado aos outros games do mesmo gênero.
      A franquia Tenchu é comparada aos jogos Tomb Raider e Bushido Blades por possuir características de mecânica e jogabilidade semelhantes. Mesmo lembrando estes games, Tenchu Stealth Assassins foi um game original que introduziu muitos conceitos. Juntamente ao jogo Metal Gear Solid, foi o responsável pela expansão do genêro Stealth nos consoles que utilizam da tecnologia 3D.
      Tenchu é o tipo de game que só encontra em um console como o Playstation, um estilo de game nunca visto antes de 1998.
      A jogabilidade deste jogo exige que o jogador comporte-se estritamente na forma de um ninja: em silêncio, nas sombras sem ser notado, com inteligência, astúcia e velocidade. 
      Esta é a principal característica que fez de Tenchu um game totalmente original.
      Outra característica interessante é a possibilidade de jogar com dois personagens distintos. Semelhante a Resident Evil, os personagens possuem características exclusivas, possibilitando uma sensação única em jogar com cada personagem.
      A possibilidade de jogar com dois personagens permite ao jogador aventurar-se em um enredo através de dois pontos de vistas diferentes. Tal artifício instiga o jogador a terminar o game com ambos os personagens para somente assim complementar o enredo.
      Apesar de ser um jogo premissor, Tenchu possui algumas falhas de programação que podem ser percebidas ao longo do jogo. Nada intenso, porém perceptível.
      Tenchu : Stealth Assassins é a melhor experiência com temática ninja que os jogadores da época do Playstation puderam ter. A Activision fez um excelente trabalho ao trazer este game originalmente do Japão para a Europa e América.



      Gráficos e Sons

      Para o ano de 1998, a qualidade gráfica de Tenchu : Stealth Assassins não era totalmente agradável.
      Se comparado com outros games lançados na mesma época, é possível perceber que os gráficos são inferiores ao demais games.
      O game é graficamente simples, as texturas não são bem definidas e chegam a possuir um visual borrado.
      Também é possível perceber ao longo do game que as texturas dos cenários se repetem com grande intensidade.
      Tenchu : Stealth Assassins utiliza de cores escuras para dar características assustadoras e sombrias aos cenários.
      Os cenários representam tipicamente o Japão feudal, estabelecendo uma atmosfera muito boa da época.
      O design de personagens e inimigos estão em padrões normais, sem nenhuma característica relevante.
      Os ângulos de câmera possuem tratamento refinado para a jogabilidade em 3D, possibilitando visão em 3ª e 1ª pessoa. 
      Apesar de arcaica, se relacionada aos dias de hoje, a perspectiva de câmera de Tenchu era muito agradável, permitindo um grande conforto ao movimentar os personagens.
      A trilha sonora do game possui conotações de músicas tradicionais japonesas. Embora com uma tendência mais moderna, as músicas conseguem estabelecer uma atmosfera sobre o Japão de séculos atrás.
      Alguns efeitos sonoros como guizos, grilos, riachos borbulhantes, entre outros, complementam a trilha sonora.
      Tais efeitos garantem à trilha sonora do game características semelhantes a trilhas do gênero Survivor Horror.



      Jogabilidade 

      Logo de início, antes de começar a jogar, o jogador deve escolher com qual personagem iniciar o jogo. Rikimaru e Ayame são os dois personagens disponíveis. 
      Rikimaru possui resitência física maior comparado a Ayame. Utilizando uma Katana como arma principal, seus ataques são fortes e diretos. Ayame é mais sensível, porém é mais ágil que Rikimaru. Utiliza duas Wakisashi como arma principal. Seus ataques causam menos ferimentos aos inimigos, porém seus ataques são mais rápidos e numerosos.
      Após a escolha do personagem, o jogador deve escolher os itens a serem utilizados nas missões. Inicialmente o personagem pode carregar até 15 itens, mas apenas de 4 tipos diferentes. A quantidade de itens máxima pode ser expandida de acordo com o Ranking do jogar no final de cada missão.
      Ao iniciar o game, são exibidos para o jogador os parâmetros e objetivos da missão. Completando os objetivos e seguindo os parâmetros exigidos, o jogador adquire um bom Ranking no fim da missão.
      No canto inferior direito da tela, localizam-se os itens que podem ser selecionados pelo jogador. Um item que sempre acompanhará o personagem é o Grappling Hook. Quando o mesmo é selecionado, a perspectiva muda para primeira pessoa e um cursor vermelho aparece no centro da tela. Basta direcionar este cursor para alguma possível plataforma e dispará-lo.
      Quando disparado, o Grappling Hook puxa o personagem até a plataforma selecionada. Com a utilização deste item, é possível se mover por plataformas como telhados de construções, gallhos de árvores, entre outros. Com esse artifício, o jogador poderá mover-se com mais facilidade pelos cenários e de forma menos conflituosa.







      Na parte inferior esquerda da tela, existe uma barra vermelha e um medidor de KI que é preenchido com símbolos de acordo com a situação em que o jogador se encontra.
      A barra vermelha representa a energia vital do personagem. Esta barra é numerada de 0 a 100. Quando chegar ao 0 o personagem morrerá. Para restaurar esta barra, existem itens de cura como as Healing Potions.
      O medidor de KI é uma representação da capacidade do personagem de sentir a presença e a consciência dos personnagens ao seu redor. 
      Esta ferramenta é essencial para saber o exato momento de atacar um inimigo ou o exato momento para fujir.
      Confira abaixo a simbologia representativa do medidor de KI:


      O inimigo está completamente inconsciente da presença do jogador e vai continuar seu caminho de patrulha normalmente. Quanto mais intenso este símbolo aparecer, mais próximo o inimigo se encontra. Nesta situação, o jogador pode executar um Stealth Kill ou prosseguir despercebidamente.


      O inimigo está ciente da presença do jogador, porém está incerto se o mesmo representa ameaça. O inimigo vai se aproximar para investigar a situação. O melhor a se fazer é deixar o local ou se afastar parar evitar ser detectado.


      O inimigo encontrou um corpo ou foi alertado de outra maneira sobre a presença do jogador e está ativamente à sua procura. Nesta situação, o jogador deve permanecer escondido por algum tempo até que o inimigo desista e retome sua patrulha normalmente.


      O jogador foi avistado e o inimigo imediatamente começará a perseguir e atacar. Existem duas opções  a serem tomadas : Iludir o inimigo e fugir ou enfrentá-lo.



      Para enfrentar os inimigos, ambos os personagens, Rikimaru e Ayame, possuem vários ataques e movimentos variados. Para aprendê-los, existe a Training Mission, uma missão básica onde os jogadores podem aprender os comandos básicos antes de iniciar o game.
      Para derrotar os inimgios de maneira rápida e conseguir muitos pontos no Ranking no fim de cada fase, o jogador deverá executar Stealth Kills.
      Stealth Kills são executados ao apertar o botão quando o personagem está próximo de um inimigo inconsciente de sua presença. Ao fazer isto, um ataque cinemático será executado e eliminará o inimigo instantaneamente. Vários modelos de Stealth Kills podem ser executados dependendo dos ângulos em que o jogador se encontra do inimigo.
      A melhor maneira de executar um inimigo é através do Stealth Kill. Afinal, um verdadeiro ninja jamais deixa o inimigo notar sua presença.



      O game conta com 10 missões, confira abaixo :

      • Punish the Evil Merchant
      • Deliver the Secret Message
      • Rescue the Captive Ninja
      • Cross the Checkpoint
      • Execute the Corrupt Minister
      • Infiltrate the Manji Cult
      • Destroy the Foreign Pirate
      • Cure the Princess
      • Reclaim the Castle
      • Free the Princess

      Sempre no fim de cada missão será exibido o Ranking do jogador. O Ranking é elevado de acordo com a quantidade de Stealth Kills executados e de acordo com  a intensidade que o jogador não é detectado pelos inimigos. Matar pessoas inocentes diminui o Ranking, portanto deve-se evitar conflitos perto destas pessoas.
      Existem 5 Rankings : Thug, Novice, Ninja, Master Ninja e Grand Master. 
      Thug simboliza a pior colocação e Grand Master a melhor. Conseguindo ficar em Master Ninja ou Grand Master é possível liberar novos itens para serem utilizados em fases posteriores.
      É também no fim de cada missão que o jogador poderá salvar o progresso do jogo, sendo impossível salvar
      In game.


      Conclusão

      Tenchu : Stealth Assassins de forma única e original conseguiu expandir a realidade ninja para a cultura popular na década de 90.
      Com uma jogabilidade divertida, o game consegue render várias horas de diversão e desafio. Conseguir os melhores Rankings nas missões é uma tarefa árdua e gratificante.
      O game consegue mesclar caraterísticas do gênero Stealth e Aventura, agradando consideravelmente ambos os públicos.
      Apesar de ser um grande game do Plastation, Tenchu não é potencialmente conhecido.
      Para a grande maioria dos jogadores, é considerado um jogo alternativo. Este rótulo é devido à falta de marketing durante o lançamento do game. 
      Tenchu é uma experiencia rica aos amadores de Stealth. Juntamente ao Metal Gear Solid, este game é um dos melhores do gênero para o console Playstation.

      Nota Final : 8.3 



      Truques

      • Restaurar Energia Pause o jogo e aperte  .
      • Libere todas as MissõesNa tela de seleção das missões pressione e aperte : e solte .
      • Aumente o tamanho do inventário : Na tela de seleção de itens pressione e aperte : e solte .
      • Carregue 99 itens : Na tela de seleção de itens segure e aperte : e solte .
        • Roupa Alternativa para Ayame : Na tela de seleção de itens e aperte : .
        • Diálogos em Japonês : Na tela de seleção das missões segure e aperte : e solte .
        • Escolher o Layout da missão : Na tela de seleção das misssões segure e aperte : e solte .
        • Todos os itens adquiridos pelo ranking Grand Master : Na tela de seleção de itens segure  e aperte : .
        • Modo Debug : Pause o game e segure :  + , rapidamente aperte solte + e aperte . Despause o game e aperte .