domingo, 29 de maio de 2011

Super Bomberman




Introdução

Super Bomberman é um game de estratégia lançado para o Super Nintendo em 1993 pela Hudson Soft.
O game é uma Sub série da franquia original Bomberman lançado para os Arcades.
O objetivo deste game é incrivelmente simples: Diversão e desafio. Este game foi o primeiro jogo da história dos videogames a trazer a opção de jogabilidade para 4 jogadores simultaneamente.
Para jogar com mais de 2 jogadores, era necessário a utilização do Multitap, um aparelho que permite a conexão de 4 jogadores simultaneamente no Super Nintendo.
A franquia original em si já era premissora e mostrou aos jogadores uma idéia de jogabilidade totalmente diferente. 
Com a mudança do 8-Bits para o 16-Bits do Snes, a franquia se expandiu e adquiriu novos gráficos e adaptações, chegando aos dias de hoje com mais de 60 games distintos.
Contando com 2 modalidades principais de jogo, Super Bomberman consegue passar ao jogador diversão do início ao fim. É possível jogar na modalidade normal de maneira solo ou com cooperação de um amigo, ou na modalidade de batalha, em que se pode enfrentar um amigo e/ou outros adversários do game.
Tudo é muito simples: gráficos 2D comuns, trilha sonora cativante e jogabilidade intuitiva.
Apesar desta simplicidade, o game é excêntrico e o fator diversão unido ao desafio fez de Super Bomberman um game potencialmente conhecido.
Depois de vários anos após o lançamento da franquia, o game ainda continua atual, possuindo o mesmo clima de diversão da época de lançamento. O game não precisou de gráficos avançados para satisfazer os jogadores.
A série Super Bomberman deu início ao legado da franquia Bomberman no Super Nintendo. Nos dias de hoje, os games da mesma são lembrados como clássicos.





Gráficos e Sons

Totalmente em 2D, os gráficos de Super Bomberman são agradáveis. O game mantém o mesmo padrão gráfico visto na série original, porém desta vez com a tecnologia do Super Nintendo.
A câmera é novamente posicionada de cima, de modo a permitir a visão total do cenário. 
Tal técnica é conhecida como Sky Vision. A Sky Vision consegue exibir completamente o cenário, dando mais dinamismo a jogabilidade.
Os cenários são bem desenhados e todos bem detalhadamente coloridos. O jogo de cores da maneira correta faz a diferença quando o jogador fica presente no mesmo cenário por muito tempo, como é no caso deste game.
O design de personagens e inimigos robôs ficaram muito bem feitos. Os sprites digitalizados dos chefes merecem atenção. Outros games da série Super Bomberman não possuem sprites tão bem trabalhados como nesta primeira versão.
A qualidade sonora do jogo em si é totalmente agradável. A trilha sonora combina simultaneamente com a parte visual e a jogabilidade.
As músicas são diversas e sempre com tons alegres e divertidos para animar o game. Durante a batalha contra os chefes, essas músicas adquirem tons dramáticos para simbolizar o momento de tensão.
Os efeitos sonoros estão poucos, mas também estão agradáveis, dando destaque à sonoridade das explosões.





Jogabilidade

A jogabilidade de Super Bomberman baseia-se no estilo e padrão visto nos games anteriores.
Apesar de manter quantitativamente parte da jogabilidade dos games anteriores, este jogo trás muitas novidades significativas que contribuem para uma experiência mais profunda em termos de jogabilidade.
O personagem é controlado da mesma maneira comparado à série original. Ele pode se mover livremente pelo cenários, plantando bombas que explodem segundos depois de serem plantadas.
Inicialmente, as bombas possuem poder de fogo limitado.  Com o avançar do game, as bombas podem ser aprimoradas de várias maneiras através de uma gama de itens a serem coletados.
Estes itens podem permitir ao jogador plantar uma maior quantidade de bombas pelo cenário simultaneamente, chutar, socar e atravessar bombas, aumentar o poder de fogo e até mesmo controlar a detonação das mesmas, entre outros.
Além de aprimorar as bombas, o jogador também tem a opção de aprimorar o personagem que controla.  Vários itens concedem habilidades especiais ao personagem. Aceleração do movimento, empurrar bombas ao longo do cenário e atravessar objetos são algumas das possíveis habilidades que podem ser adquiridas durante o jogo.
Todo este conjunto de habilidades para as bombas e personagens são de extrema importância para lidar com vários desafios presentes no game. 
Além destes itens de aprimoramentos, existem também itens que prejudicam o jogador de diversas maneiras. Tais itens são simbolizados por uma caveira estampada. Ao coletar este item, o efeito é aleatório, podendo deixar o jogador mais lento ou mais rápido que o normal, diminuir drasticamente o poder de fogo das bombas, permitir o jogador colocar somente uma bomba, entre outros.
Para conseguir estes itens, o jogador deverá explodir objetos que bloqueiam a passagem e eventualmente algum item aparecerá no lugar deles. Outra maneira de consegui-los é derrotando inimigos que eventualmente podem deixar algum item para o jogador.




O game em si foca em raciocínio. Na modalidade normal, o jogador deverá seguir ao longo de fases até chegar ao último estágio e derrotar um chefe para prosseguir para a localidade seguinte.
Para concluir cada fase, o jogador deverá derrotar todos os inimigos e explodir objetos à procura de um portal. Este portal é o acesso para o cenário seguinte, porém o acesso por ele so será possível se todos os inimigos dos cenários forem derrotados.
Caso este portal seja atingido pelas chamas de alguma bomba, ele transporta de volta para o cenário algum inimigo que já tenha sido derrotado, forçando o jogador derrotar o inimigo novamente.
Durante o game, o jogador poderá perder a vida das seguintes formas: quando exposto à explosão de alguma bomba, quando em contato com o inimigo ou quando o tempo limite para completar o cenário se estingue. 
O tempo para completar cada cenário é exibido na parte superior da tela. Quando todos os quadrados brancos se tornarem negros, o tempo limite se extingue e o jogador perderá a vida.
Vidas extras podem ser adquiridas encontrando itens que garantem vida extra ou obtendo uma quantidade de pontos específicos.
Sempre ao derrotar inimigos e ao coletar itens, o jogador conseguirá pontos acumulativos indicados na parte superior esquerda da tela. Sempre ao adquirir uma vida extra através de uma pontuação específica, a vida extra seguinte a ser adquirida exigirá uma maior quantia destes pontos. 
De maneira geral, as fases estão bem variadas e proporcionam uma variedade de desafios devido à disposição dos cenários e comportamento dos inimigos, que variam de cenário para cenário.
A variedade de inimigos é grande: eles possuem diversas formas e comportamentos diferentes, exigindo do jogador a capacidade de pensar na melhor maneira de derrotá-los.



O game é dividido em cenários. Cada cenário contém 8 fases básicas, sendo que na oitava fase de cada cenário o jogador enfrentará um chefe. Derrotando o chefe, o jogador prossegue para o cenário seguinte.  No total são 6 cenários distintos.
Como a maioria dos jogos de Super Nintendo, não é possível salvar o progresso do jogo. Para voltar próximo de onde parou, o jogador contará com a utilização de Passwords que são exibidos quando o jogador perde todas as vidas.
Confira no final desta análise os Passwords de Super Bomberman.
Além da modalidade comum, existe o Battle Mode. O Battle Mode, como o próprio nome diz, é uma modalidade de batalha entre os jogadores.  Este modo chega a ser muito divertido devido à tensão e ao desafio proporcionado pelo mesmo.  É possível jogar no modo Single ou Tag. No Single, o jogador deve derrotar todos os outros personagens sozinhos, enquanto no modo Tag, existe a possibilidade de se formar times. 



Conclusão 

Super Bomberman simboliza a introdução da série Bomberman no Super Nintendo.
Adaptar a série original à tecnologia do console permitiu gráficos e sons toleráveis ao game, além de uma jogabilidade muito divertida e agradável.  
Um game excelente para jogar com amigos na modalidade normal, cooperativa ou no Battle Mode.
Super Bomberman é um dos jogos que continua divertido com o passar dos anos. Em quesito diversão e desafio, este game é uma ótima opção.


Nota Final : 8.0


Passwords

Confira abaixo todos os Passwords das fases de Super Bombeman .

Cenário 1: 

PARTE 1: 5555
PARTE 2: 7503
PARTE 3: 5543
PARTE 4: 0513
PARTE 5: 5522
PARTE 6: 7564
PARTE 7: 3535

Cenário 2: 


PARTE 1: 0055
PARTE 2: 4005
PARTE 3: 0043
PARTE 4: 5012
PARTE 5: 7024
PARTE 6: 5064
PARTE 7: 0034

Cenário 3:


PARTE 1: 5453
PARTE 2: 7402
PARTE 3: 3444
PARTE 4: 0412
PARTE 5: 2423
PARTE 6: 0464
PARTE 7: 4434

Cenário 4:


PARTE 1: 6154
PARTE 2: 4103
PARTE 3: 7144
PARTE 4: 5114
PARTE 5: 1122
PARTE 6: 4164
PARTE 7: 0135
 

Cenário 5:

PARTE 1: 5252
PARTE 2: 7204
PARTE 3: 5244
PARTE 4: 6213
PARTE 5: 4224
PARTE 6: 1264
PARTE 7: 3232

Cenário 6:


PARTE 1: 0652
PARTE 2: 3605
PARTE 3: 7645
PARTE 4: 5615
PARTE 5: 7623
PARTE 6: 4665
PARTE 7: 1635





 
 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Onimusha Warlords




Introdução

Onimusha Warlords, inicialmente planejado para ser lançado para o Playstation, é um game produzido pela Capcom em 2001. 
Nos últimos anos de vida do Playstation a Capcom chegou a anunciar Onimusha para o console. Porém com o rumo da produção do game ele deixou de ser lançado para o Playstation e foi anunciado para o Playstation 2, onde o game atingiria prorporções mais interessantes.
A Capcom decidiu desviar um pouco da linha de produção dos games da franquia Resident Evil e trabalhar em um novo game, com a mesma promissa, porém com um estilo oriental. 
O estilo oriental do game é baseado em elementos que construiram a história do Japão. O game conseguiu exibir elementos da história e cultura japonesa de forma excelente.
Misturar fatos reais com ficção é um técnica fantasiosa e envolvente, um fator que aumenta a credibilidade de um jogo deixando o enredo complexo e efetivo.
O personagem principal do game, foi modelado com base no ator Takeshi Kaneshiro. Essa modelagem torna o visual de Onimusha Warlords ainda mais interessante.
Intercalando diversão, desafio, bons gráficos, sons de primeira e um enredo cativante o game consegue deixar o jogador sempre com vontade de jogar mais.
O game é implementado de melhorias sobre a jogabilidade adaptada de Resident Evil, resolvendo alguns problemas e mantendo outros. Com certeza este game foi um impulsionador que trouxe várias possibilidades para os games de ação posteriormente lançados.
Onimusha foi um dos primeiros games a serem lançados para o Playstation 2. Apesar de não ter possuido uma campanha de marketing digna, o game vendeu bem. Foi o primeiro game do Playstation 2 a vender 1 milhão de cópias ao redor do mundo.
Personagens carismáticos, cenários nipónicos, sons a caráter, jogabilidade fluida e intensa fazem de Onimusha um game potencialmente adorado pelos jogadores que o conhecem.
Devido a falta de marketing Onimusha deixou de ser um game popular. Apesar disto ele é um dos game de ação mais recompensadores  e gratificantes do Playstation 2. Onimusha é um game de potencial. Só jogando para perceber a grandiosidade deste grande game da Capcom.


 
                          Takeshi Kaneshiro                                                        Samanosuke


 




Gráficos 

Para o ano de 2001 onde os primeiros jogos do Playstation 2 ganhavam vida, os gráficos de Onimusha Warlords surpreenderam.  
O jogo possui gráficos realmente lindos, anos depois do lançamento deste game os gráficos ainda tinham um look atual.
Seguindo o mesmo padrão de Resident Evil, o game utiliza de imagens pré renderizadas para moldar os cenários. Os cenários estão coloridos e com texturas fortes e sedosas. A ambientação esta em perfeita harmonia com o game.
Devido a gama de detalhes o game consegue passar para o jogador a sensação de estar no Japão Feudal em meados do século XVI.
Ao longo do game é possível perceber vários elementos de arquitetura, crenças e culturas características locais.
Um fato interessante são os cenários do game. Alguns deles são verídicos, por exemplo o Castelo de Nobunaga Oda em Kyoto. Este game é realmente interessante para aqueles quse interessam pelas grandes personalidades da história japonesa.
Novamente semelhante a Resident Evil, Dino Crisis e outros jogos do gênero, a câmera acompanha o personagem enquanto o mesmo se move em cenários estáticos. Esta semelhança é responsável por manter o clássico defeito do ponto cego. Ocasionalmente ao movimentar se pelo cenário durante algum combate, o jogador é sujeito a uma mudança repentina de ângulos das câmeras do game, o que pode atrapalhar um combate quando não se pode ver o personagem ou ver o inimigo.
As cenas computadorizadas do game estão longas, agradáveis e repletas de efeitos especiais. As melhores da época. Por serem as primeiras cenas computadorizadas exibidas pelo Playstation 2 elas serviram de modelo para outros games.
Sem sombra de dúvidas Onimusha foi um dos primeiros grandes games responsável pela evolução da qualidade gráfica nos jogos lançados entre 2001 e 2005.




Sons

Diferentemente da maioria dos Survivor Horrors, Onimusha Warlords possui uma trilha sonora digna.
Cada ambiente possui temas característicos, temas de batalhas contra inimigos comuns e chefes encaixam completamente no clima tenso do game.  Os temas dos personagens principais merecem destaque pois são considerado épicos e chegam a transimitir a emoção do momento em que entram em cena.
A trilha sonora é um dos principais fatores que chamam atenção da franquia Onimusha.
Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Onimusha Warlords.
Por outro lado onde a trilha sonora é eficaz, a dublagem deixa muito a desejar.
A dublagem possui qualidade mas não tem sincronismo algum. A movimentação lábial nos diálogos é totalmente precária. Em alguns momentos pode chegar a incomodar caso o jogador preste atenção por muito tempo nas falas.
Nesta primeiro episódio da série Onimusha a Capcom não se preocupou com a dublagem, isto é fator que foi corrigido nas sequências lançadas anos depois.
Os efeitos sonoros estão ótimos. Eles incorporam de maneira exemplar os sons de água, vento, ranger de mandeiras, espadas entre outros.
Com excessão da dublagem a parte sonora deste game é ótima e serviu de exemplo para outros jogos do Playstation 2 .




Sinopse

O game se passa na época Sengoku, um período obscuro da história japonesa. Sengoku simboliza a busca do Japão pela unificação. A nação não possuía lider e o poder dos lordes feudais era medido pelo tamanho do exército.
Dentre estes lordes destacava-se um dos mais excepcionais e perversos líderes do Japão : Nobunaga Oda.
Devido ao seu talento e estratégia, Nobunaga e seu clã (Oda clan) fizeram fama pelo Japão e acabaram dominando grande parte do país. 
Após esmagar seus inimigos um a um com maestria , o maléfico Nobunaga iniciou a unificação do Japão.
Porém Nobunaga não conseguiu concluir a unificação, pois foi covardemente traído por um de seus vassalos: Mitsuhide Akechi.
Agora inicia-se a parte ficticia do game baseada em histórias japonesas.
Após sua morte Nobunaga fez um pacto com os demônios Yōkai (Classe de criaturas sobrenaturais no folclore japonês) para voltar à vida e trucidar seus traidores e a quem se opusesse a seus poderes.Nobunaga volta à vida com poderes sobrenaturais e controle sobre criaturas chamadas Genmas, iniciando assim a sua vingança.
Com o retorno de Nobunaga, novas batalhas ocorrem. Em Okehazama, onde o game se inicia, o clã Oda trava uma batalha contra o clã Imagawa.
Neste contexto surge Samanosuke Akechi, um nobre samurai. Com a missão de acabar com a tirania, Samonosuke parte para salvar a princesa Yuki do clã Imagawa, e também salvar o Japão dos ideais maléficos de Nobunaga.
Junto com a sua parceira Kaede, eles seguem em busca da princesa Yuki.
Ao encontrá-la, Samanosuke é atacado por estranhas criaturas e não consegue salvar a princesa. 
Enquanto estava inconciente, Samanosuke encontrou-se com uma entidade denominada "Oni Gods", composta por membros do antigo clã Oni que haviam sido derrotado pelo exército Genma de Nobunaga.
Com o intuito de verem a derrota de Nobunaga, eles entregam a Samanosuke a Oni Gauntlet, um artefato capaz de destruir os Genmas.
Com esta nova arma em mãos, Samanosuke retoma o seu objetivo inicial e parte à procura da princesa Yuki.

 Castelo de Nobunaga em Kyoto

Jogabilidade 

Como na maioria dos Survivors Horrors, em Onimusha Warlords o jogador irá controlar o personagem principal movendo-se por cenários pré renderezados com câmeras fixas. A mecânica de jogo é novamente semelhante a franquia  Resident Evil. Um diferencial deste game é o uso de armas brancas no lugar de armas de fogo para enfrentar os inimigos. 
Apesar da jogabilidade característica de um Survivor Horror, o game da ênfase nos combates de curta distância, dando pouco destaque ao terror.
Todos os comandos são basicamente simples. Os combates se baseiam em atacar e defender. Apesar de simples é necessário preparo e técnicas de combate, principalmente quando o número de inimigos é grande.
A variedade de inimigos ao longo do game é visível. A combinação de vários inimigos com abilidades diferentes é algo ameaçador para jogadores mais despreparados.
Os combates são de curta distãncia, ao estilo de lutas entre samurais. Em alguns momentos os combates com espadas são alternados por combates com arco e flecha dando mais dinamismo ao game.
Ao serem derrotados, os inimigos liberam Souls de várias cores. As Souls são as energias do inimigos derrotados que ficam vagando pelo cenário até desaparecerem naturalmente.Ao decorrer do enredo do game, Samanosuke, o personagem principal, adquire a Oni Gauntlet, uma luva capaz de absorver as Souls e garantir ao seu dono novos poderes.
Para absorver as Souls basta pressionar o botão .
As Souls absorvidas são essenciais para a evolução de Samanosuke e suas armas ao decorrer do jogo. 
Confira abaixo as principais Souls e suas respectivas funções.


Yellow Souls : São as Souls amarelas. Quando absorvidas restauram a energia vital do personagem. Quanto maior o tamanho da Yellow Soul maior será o fator de recuperação.
O limite máximo da energia vital pode ser parcialmente expandido ao usar o item Power Jewel.


Blue Souls : São as Souls azuis. Quando absorvidas restauram a energia mágica das armas de Samanosuke. Quanto maior o tamanho da Blue Soul maior será o fator de recuperação.
O limite máximo da energia mágica pode ser parcialmente expandido ao usar o item Magic Jewel.


Red Souls : São as Souls vermelhas, as mais comuns de serem adquiridas. Elas servem para evoluir e aumentar o nível das armas de Samanosuke. Quanto maior o tamanho da Red Soul maior será a quantidade de Red Souls que o jogador terá para evoluir as armas.

 



No canto superior esquerdo da tela existe um desenho de três barras coloridas e 5 esferas.
A barra amarela simboliza a energia vital do personagem enquanto a azul simboliza a energia mágica da arma utilizada.
A barra vermelha simboliza as Red Souls coletadas ao longo do game. Ao utilizar as Red Souls para fortalecer as armas esta barra voltará a seu estado inicial.
Samanosuke começa o game com uma simples Katana para enfrentar seus inimigos. Porém com o avanço do game ele conseguirá a Oni Gauntlet e novas armas para auxiliá-lo em combate.
Cada nova arma possui um ataque elemental único com efeitos específicos em cada inimigo. Ao utilizar um ataque elemental da arma a energia mágica será consumida.
Cada arma adquiria por Samanosuke possui uma Orb mágica elemental que é colocada dentro da Oni Gauntlet.
Red Souls coletadas ao longo da aventura podem ser usadas nos Savepoints para fortalecer as armas e evoluir as Orbs mágicas das mesmas. Além de evoluir as armas e suas Orbs o jogador também poderá fortalecer itens de suporte como Herbs, Arrows e Bullet.
Ao fortalecer as armas elas mudam de forma e adquirem ataques mais poderosos. Já as Orbs fortalecidas servem para romper barreiras em algumas portas do game que exigem que as Orbs estejam fortalecidas. 




Durante o game o jogador controlará na maior parte do tempo o personagem Samanosuke, e para auxiliá-lo em algumas ocasiões o jogador também controlará a Kunoichi (Ninja do sexo feminino) Kaede.
A alternancia entre os dois personagens deixa o game muito interessante.
Kaede não possui a Oni Gauntlet o que implica que ela não pode absorver as Souls. Kaede é mais sensível que Samanosuke porém é mais agil e possui uma variabilidade de ataques maior.Por ser uma Kunoichi, Kaede possui os melhores e mais estilosos movimentos do game.
O mais interessante de jogar com Kaede é o fato de somente ela ter acesso a locais inacessíveis anteriormente no game por Samanosuke.
Um fato interessante no combate de Samanosuke e  Kaede é o chamado Critical Attack. Este ataque é realizado no momento em que o jogador ataca no mesmo instante em que o inimigo planeja o ataque. O jogador deve desviar rapidamente e atacar. Se feito corretamente um flash de luz acompanhará o rastro do ataque. Ao se executar o ataque crítico uma vez, o jogador pode repetir este ataque mais algumas vezes. Logo após o primeiro flash, basta desviar e apertar novamente o botão de ataque e derrotar os inimigos presentes na tela.
Com o ataque crítico o jogador derrota o inimigo com um único golpe e como recompensa os inimigos mortos desta maneira liberam uma maior quantidade de Souls.
Onimusha Warlords não é focado apenas no combate. O elemento de exploração é apreciado e valorizado neste game.




A exploração compõe grande parte do game. O jogo não é linear e o jogador tem de ficar esperto para explorar todas as localidades em buscas de itens.
Como uma espécie de desafio, existem espalhados pelo game, certos baús especiais. Estes baús só podem ser abertos caso o jogador solucione um enigma matemático ou literal. Geralmente o prêmio pela solução destes enigmas são itens como as Powers e Magic Jewels. Itens responsáveis pela expansão do limite máximo da energia vital e mágica respeectivamente.
Em especial chama-se a atenção para itens de importancia relevante : As Power Jewels, as Magic Jewels e as Fluorites.
As Fluorites são itens especiais espalhadas pelo game. São 20 no total. Coletando-se todas, após o final do game o jogador tem acesso ao mini game Oni Spirits.
Ao longo do game, o jogador irá encontrar Files (arquivos, documentos, memos etc...). Muitos destes Files contêm informações óbvias ou implícitas sobre como solucionar um Puzzle, portanto o jogador deve sempre ler o conteúdo destes Files para ter uma base lógica.
De maneira geral a jogabilidade de Onimusha Warlors é simples. Mescla combates, desafios e Puzzles na medida certa.







Conclusão

Um dos primeiros grandes games do Playstation 2. A sua influência foi de grande alcance. O manuseio do cenário em 3D passou a ter uma abordagem mais técnica e pode ser vista em outros games como Devil May Cry (2001) e Ninja Gaiden (2004).
Para os jogadores interessados em mudanças do tradicional Resident Evil, este game é uma execelente pedida.
Capaz de render umas 15 horas de jogo da primeira vez que se joga, Onimusha Warlords possui muitos aspectos de um jogo para ser adorado pelo público.
 Jogabilidade fluída, gráficos que simbolizam a transição do Playstation para o Playstation 2, trilha sonora a condizer e enredo envolvente, fazem de Onimusha um ótimo game para ser aproveitado ao máximo.
O game conta com conteúdos extras que desafiam os jogadores, alguns deles podem ser liberados na primeira vez em que se joga.
Confira ainda como liberar todos os extras deste excelente game da Capcom.

 Nota Final : 9


  
Dicas

  • Confira a localização de todas as Powers e Magics Jewels
 
video


  • Confira a localização das 20 Fluorites

video


Extras

•    Roupa alternativa para Samanosuke : Termine o game coletando no mínimo 10 Fluorites. Salve o jogo e ao iniciar uma nova partida selecione a opção "Extra Samanosuke" no menu Special Features na tela de título. Aperte  para tirar o capuz da roupa durante o game.

•    Roupa alternativa para Kaede : Termine o game com um Ranking "S". Salve o jogo e ao iniciar uma nova partida selecione a opção "Extra Kaede" no menu Special Features na tela de título.

•    Mini Game Oni Spirits : Termine o game coletando todas as 20 fluorites. Salve o jogo e selecione a opção Oni Spirits no menu Special Features na tela de título. 

•    Trailer Especial : Termine o game uma vez e salve. A opção Special Trailer estará disponível no menu Special Features na tela de título. 


•    Ultimate Mode : Termine o Oni Spirits e salve o jogo. A opção Ultimate Mode estará disponível ao selecionar a opção New Game.




Segredos

  • Dark Realm

O Dark Realm funciona como uma espécie de Survival Mode. O jogador deve seguir derrotando os inimigos até o fim. Existem 2 localidades onde é possível acessá-lo durante o game. Ambas localidades levam ao mesmo Dark Realm.
Para acessá-lo basta encontrar um ser que fica dependurado de cabeça para baixo no teto e conversar com ele. Ele levará Samanosuke até o Dark Realm.
O Dark Realm possui 20 níveis. A dificuldade de cada nível aumenta gradativamente quanto mais próximo do fim. Ao longo do caminho o jogador encontrará itens para ser coletados. No último nível o jogador conseguirá o item Bishamon Ocarina, item necessário para conseguir a poderosa espada do deus guerreiro das lendas japonesas: A Bishamon Sword.

  • Bishamon Sword
Termine os 20 níveis do Dark Realm e consiga a Bishamon Ocarina. Na área seguinte ao enfrentar o chefe Marcellus pela segunda vez, use a Bishamon Ocarina na porta com ossos. Entre por esta porta e adquira a Bishamon Sword. Uma espada poderosa que derrota todos os inimigos (exceto chefes) com um único golpe e possui uso ilimitado de poder mágico.


Trilha Sonora



  • Samanosuke Theme

video
  
  • Kaede Theme

video

 

    sábado, 7 de maio de 2011

    Metal Gear Solid



    Introdução

    Metal Gear Solid (MGS) é uma game de espionagem tática e ação, lançado para o Playstation em 1999. 
    Produzido por Hideo Kojima, um nome de impacto no universo dos games, Metal Gear Solid é o terceiro episódio da série Metal Gear, lançada inicialmente para os microcomputadores MSX e para o antigo Nintendo 8-Bits.
    Um dos talentos de Hideo Kojima é a habilidade de lidar com a linguagem cinematográfica dos games.
    Com seus artifícios, Kojima foi responsável por fazer de Metal Gear Solid um sucesso mundialmente conhecido, chegando ao topo de vendas no Reino Unido no final da década de 90.
    Juntamente com Final Fantasy VII, Metal Gear Solid foi uma das primeiras super produções da história dos videogames. Jogos estes que exigiram um orçamento considerável para suas produções que eram produções de estilo para a época. Tal trabalho garantiu a MGS características complexas e realistas.
    Metal Gear Solid foi um dos games que mudou a visão da indústria dos games. Após o seu lançamento, os games posteriores evoluiram tecnologicamente e grande parte deles passaram a ser super produções e não foram lançados apenas pelo ponto de vista comercial.
    Dos vários elementos desta super produção, destaca-se a jogabilidade e o enredo. Tão plausível, o enredo chega a ser próximo à realidade. Ao mesmo tempo que um jogo, o game é considerado um filme devido às cenas de grande duração e enredo complexo.
    A jogabilidade interessante, mesclada com gráficos e sons de respeito, é toltalmente cativante e consegue prender o jogador na frente da TV por horas de bom entretenimento.
    O game ganhou vários prêmios como "Melhor jogo Ação/Aventura do ano", "Prêmio de excelência (Excelence Award)" na categoria de arte interativa, entre outros. Em 2005, ainda se manteve na lista dos Top 100 Games.
    Metal Gear Solid é um dos títulos mais maduros e apelativos que foram lançados para o Playstation. Este game foi o responsável pela expansão do gênero Stealth/Espionagem. E serviu de inspiração explícita para games como Splinter Cell, Hitman e até Manhunt.
    Em suma, este game é um dos games mais complexos lançados para o Playstation. Todo jogador que se tenha o respeito precisa já ter jogado ou no mínimo ouvido falar deste game. Metal Gear Solid é uma obra de mestre que ainda nos dias de hoje vive e ainda promete muito entretenimento para seu público alvo.




    Gráficos

    Hoje, em 2011, os gráficos deste game são totalmente ultrapassados, mas para a época de lançamento eram gráficos ótimos que deixavam os jogadores impressionados devido à qualidade no desenvolvimento do design. 
    Um destaque gráfico é o Desing dos personagens, chamando atenção para a roupa do personagem principal. Um fato interessante é também o Design dos inimigos. A técnica de deixá-los encapuzados permitiu a produção não se preocupar em fazer vários modelos de rostos diferentes, artifício quase impossível devido às limitações tecnológicas do Playstation.
    O jogador vê o cenário através de um conjunto de câmeras que acompanham o personagem por cima. 
    Além deste conjunto de câmeras, existem a possibilidade de visão em primeira pessoa e a visão ao encostar-se contra uma parede. Com tantos ângulos de visão, o jogador consegue sentir um certo conforto ao se movimentar pelos cenários existentes no game.
    Grande parte do game se passa em locais fechados. Em termos de ambientação, isso pode tornar-se algo repetitivo ou enjoativo. Fora destes cenários, o jogador estará em topo de edifícios ou em cenários em meio à neve visto que o game se passa no Alasca.
    Todos os cenários estão bem trabalhados e detalhados com um toque de cinematografia espetacular para o Playstation.
    Eventualmente, o game utiliza de Cut-Scenes para narrar e complementar o enredo. Elas são partes ou sequências de um vídeo, utilizadas com a finalidade de incrementar o enredo com informações audio-visuais.  As Cut-Scenes estão recheadas de técnicas cinematográficas, dando uma experiencia rica ao game, com muita ação e história.




    Sons

    A qualidade sonora de Metal Gear Solid é fantástica! A melhor do Playstation em questão de dublagem.
    O game é 100% dublado. Nos dias de hoje, um game ser 100% dublado é muito comum, mas na década de 90 era algo raríssimo de se ver. 
    As vozes dos dubladores encaixaram com perfeição no papel dos personagens, dando destaque para David Hayter, que dubla o personagem principal, Snake. As dublagens ficaram tão perfeitas que os mesmos dubladores foram usados nas versões do game posteriormente lançadas. As vozes e diálogos são os melhores feitos até a época do lançamento de MGS e alguns anos depois. É impossível não notar a qualidade. Hideo Kojima faz questão de exibir o nome dos dubladores na ordem de aparição dos personagens, com o intuito de divulgar o excelente trabalho feito por eles.
    Os efeitos sonoros como tiros, explosões, impactos e outros sons de alertas estão muito realistas e coerente com o jogo.
    A trilha sonora do game está excelente, com alternância de músicas calmas e agitadas de acordo com a ocasião em que o jogador se encontra. Com características semelhantes a trilhas sonoras de games do gênero Survivor Horror, a trilha sonora de Metal Gear é agradável, porém nada marcante ou memorável.
    O uso da manete (Joystick) Dual Shock foi muito bem aproveitado neste game, e a vibração proveniente do mesmo é um impulsionador que permite o jogador ficar mais próximo do clima do jogo. 





    Sinopse

    O enredo de Metal Gear Solid se passa alguns anos após o game Metal Gear 2 : Solid Snake, e dois anos antes de Metal Gear Solid 2 : Sons of Liberty ( Lançado para o Playstation 2 em 2005). 
    Uma unidade de forças especiais denominada de FOXHOUND, é responsável por uma revolução nuclear em uma ilha do Alasca conhecida como Fox Island. Esta ilha de codenome "Shadow Moses" é um depósito de armamentos nucleares. 
    A FOXHOUND possui em sua posse uma arma nuclear de enorme poder de destruição : O Metal Gear REX.
    A FOXHOUND ameaça os Estados Unidos da América com um ataque nuclear caso eles não entreguem os restos mortais do lendário mercenário Big Boss em menos de 24 horas.
    Big Boss é o codenome do mercenário criador da United States Army Special Forces Unit, a FOXHOUND.
    Ao início do game, Solid Snake, um lendário soldado de infiltração e espionagem, é encarregado para infiltrar-se nas instalações terroritas e neutralizar a ameaça aos Estados Unidos.
    Snake é encarregado desta missão a pedido de Roy Campbell, um ex-oficial em comando. Campbell auxilia Snake com táticas e conselhos através do Codec: Sistema de comuniação codificado via satélite.
    Além da missão principal, Snake também deverá resgatar alguns reféns de importância social. 
    O antagonista principal do game é Liquid Snake, lider da FOXHOUND e irmão gêmeo genético de Snake.
    Após infiltrar-se na instalação, Snake vê Liquid deixando o local em um grande helicóptero de ataque.
    Snake recebe um chamado através do Codec de Master Miller, seu suposto ex-treinador. Miller dá a Snake algumas dicas de infiltrações e desliga.
    Após relembrar os conceitos básicos, Snake da ínício à infiltração na parte interna da instalação. Contando sempre com a ajuda do suporte técnico de Campbell e outros, Snake vai em busca de neutralizar a ameaça.





    Jogabilidade


    Um dos fatores que tornam Metal Gear Solid diferente dos demais games é a sua jogabilidade.
    Mesmo com a transição gráfica do Nintendo 8-Bits para o Playstation, os princípios básicos da jogabilidade continuam os mesmos.
    O jogador deve controlar o personagem, conhecido pelo codenome Snake, de maneira a não ser visto pelos inimigos. É necessária a espionagem pura para se sair bem no jogo.
    A inteligência artificial dos inimigos é impressionante. A melhor do Playstation. Eles são capazes de investigar sons estranhos, pegadas na neve, objetos estranhos movendo nos cenários, entre outros.
    No canto superior direito da tela existe um radar. Este radar exibe todo o cenário em que o jogador se encontra em tempo real. O radar exibe também o raio de visão dos inimigos e de câmeras de vigilância.
    Uma vez que o jogador estiver no raio de visão de um destes ele será descoberto, alertando assim todos os outros inimigos do local. 
    O raio de visão de cor branca indica que o inimigo está agindo normalmente. O raio de visão de cor amarela indica que o inimigo está desconfiado e procura entender o que está acontecendo. Já o de cor vermelha indica que o jogador foi descoberto e os inimigos atacarão.
    Caso o jogador seja descoberto, o radar desaparece e uma contagem regressiva de cor vermelha é exibida. O jogador só estará seguro quando se esconder e esta contagem chegar ao 0 (zero). Cada vez que algum inimigo surpreender o jogador, a contagem retornará ao 100. Não importa se o jogador derrota os inimigos que os surpreenderam, pois até a contagem zerar outros inimigos aparecerão.
    Ao se esconder dos inimigos, a contagem adquire uma coloração amarela, isto significa que os inimigos estão à procura do jogador. Caso eles não encontrem o jogador até esta nova contagem zerar, eles desistem e voltam às suas posições táticas como se nada tivesse ocorrido. Vale relembrar que a inteligência artificial dos inimigos é alta e o jogador tem de estar preparado.




    Escondendo-se fora do campo de visão dos inimigos sempre que possível, o jogador deverá seguir rumo a algum objetivo, evitando ao máximo chamar atenção. Às vezes será necessário neutralizar algum inimigo rumo a este objetivo.  O jogador deve prestar bastante atenção aos inimigos. Acima da cabeça deles aparecem eventualmente simbolos como "?" ,"!" e "Zzzz" que expressam o estado deles naquele dado instante. Eventualmente, eles podem estar dormindo, curiosos, atentos, entre outros.
    Durante o game, o jogador contará com um vasto arsenal de armamentos adquiridos gradativamente ao decorrer do jogo. O jogador também encontrará itens como chaves de acesso, granadas para embassar câmeras de vigilancia, binóculos, entre outros itens de disfarce e distração, que auxiliarão o jogador a evitar os inimigos.
    O game não conta com um inventário onde o jogador poderia manusear os itens adquiridos. No entanto um mostruário em tempo real  exibe os itens que o jogador tem acesso. Ao apertar o botão , uma lista ao lado direito da tela irá exibir todo o arsenal de armas que o jogador possui. Por outro lado, se apertar o botão ,   ao lado esquerdo da tela serão exibidos todos os itens de suporte tático que o jogador possui, incluindo os itens de recuperação.
    A energia vital de Snake é exibida no canto superior esquerdo da tela. Para restaurá-la, o jogador conta com itens de cura, os mais comuns são os Rations. Se exposto por muito tempo em ambientes gelados, por exemplo cenários expostos à neve, Snake pode se resfriar e o jogador deverá usar itens para tratar este resfriado ou a energia vital será reduzida gradativamente.
    O game dá ênfase no Stealth garantindo assim uma jogabilidade com menor grau de violência.
    Intercalado com o avanço do jogador, estão as conversas pelo sistema de comuniação codificado via satélite, o Codec.
    Inicialmente com o Codec, o jogador adquire suporte básico pela equipe que apoia o personagem principal do game. O Codec possui um canal de frequência, semelhante a rádios, específico para cada contato. Além de contribuir como um tutorial para comandos, ele é utilizado para expor o enredo através do ponto de vista de outros personagens do game. Para entender o enredo do game, é obrigatório ler e prestar atenção aos diálogos fornecidos pelo Codec.
    Para Salvar o game, o jogador também deverá utilizá-lo. Acionando a frequência 140.96,  a personagem Mei Ling habilitará a opção de salvar o jogo para Snake. 
    Confira abaixo as frequências do Codec e seus respectivos contatos. Algumas frequências só ficam disponíveis com o decorrer dos eventos do game, sendo impossíveis acessá-las antes do momento correto.

    • 140.85 - Colonel Campbell / Naomi
    • 140.96 - Mei Ling (Save Point)
    • 141.80 - Master Miller
    • 140.15 - Meryl Silverburgh
    • 141.52 - Natasha Romaneko
    • 141.12 - Otacon
    • 140.18 - Deepthroat





    Além da modalidade normal de jogo, existe o modo VR Training e a opção Briefing na tela de título para serem escolhidos.
    O VR Training é um mini game em que o jogador deve completar 10 desafios. O princípio básico desta modalidade é chegar em um determinado local sem ser visto por nenhum inimigo. Após completar os 10 desafios, outras novas modalidades serão acrescentadas no VR Training de modo a intensificar o desafio ainda mais.
    O Briefing é um modo em que o jogador assiste fitas gravadas que cobrem cada aspecto da missão principal de Snake, indispensável para aqueles que buscam entender a essência do game por completo. Novas gravações serão abertas assim que o jogador assistir completamente uma fita anterior. Existem dois videos secreto: "Iditarod" e "Snake's Haircut".
    O "Iditarod" é habilitado se o jogador entrar no Briefing Mode e sair logo em seguida. Já o "Snake's Haircut" é habilitado após assistir todas as gravações.




    Conclusão

    Metal Gear é mais um dos excelentes games que marcaram época no bom e antigo Playstation.
    Responsável pela divulgação do gênero Stealth/Espionagem, MGS entrou para o livro dos recordes por possuir o controle mais inovador dos videogames ( Most Innovative Use of a Video Game Controller ).
    Sem sombra de dúvidas é um clássico que representou um trabalho de uma super produção de mega sucesso liderada por Hideo Kojima. 
    Além das opções comuns, o game ainda conta com um extenso conteúdo extra. De tal maneira, os jogadores mais experientes podem terminar o game mais de uma vez e serem recompensados por isso.
    Divertido, apelativo e maduro, esta franquia é um dos pilares que sustenta a história dos videogames. 


    Nota Final : 10


    Extras

    • Otacon's Ending : Na parte do game em que Snake é torturado por Ocelot, não resista à tortura. Renda-se. Ao terminar o game, o jogador realizará o final em que Meryl morre e Snake foje com Otacon.

    • Meryl's Ending :  Na parte do game em que Snake é torturado por Ocelot, resista à tortura. Desta maneira Meryl sobreviverá. Ao terminar o game, o jogador realizará o final em que Otacon sobrevive e Snake foje com Meryl.

    • Infinite Ammo : Realize o final com Meryl (Meryl's Ending). Ao terminar o game Meryl entregará a Snake uma Bandanna. Dê um Load Game no save em que você adquiriu a Bandanna e equipe-a para utilizar armas de fogo sem gastar munições.

    • Stealth : Realize o final com Otacon (Otacon's Ending). Ao terminar o game Otacon entregará a Snake a sua Stealth Camoflauge. Dê um Load Game no save em que você adquiriu a Stealth Camoflauge e equipe-a para ficar invisível. Inimigos comuns não poderão ver o jogador, mas os lobos conseguem perceber pelo olfato a localização do personagem.

    • Tuxedo : Termine o game duas vezes. Realizando uma vez o Otacon's Ending e a outra Meryl Ending. A ordem dos finais é irrelevante. Salve o game no mesmo Slot no Memory Card. Ao iniciar o game pela terceira vez, ao chegar nas docas, Snake estará usando um Smoking.

    • Extreme Mode : Termine o game uma vez.

    • Time Attack Mode : Termine a modalidade Training no VR Training.

    • Gun Shooting Mode : Termine a modalidade Time Attack no VR Training.

    • Survivor Mode : Termine a modalidade Gun Shooting Mode no VR Training.

    • Technical Demostration Mode : Termine todas as modalidade do Vr Training.

    • Demo Theater Mode : Termine o game duas vezes realizando os dois finais diferentes.

    • Camera : Termine o game realizando o Otacon's Ending e inicie uma nova partida. A Camera estará disponível para ser utilizada.





    Uma vez que o jogador possuir a Camera, após terminar o game realizando o final com Otacon, o jogador poderá fotografar livremente os cenários.
    Algumas fotos secretas dos membros da produção interna do game podem ser tiradas em determinadas localidades. Existem 42 fotos a serem tiradas e elas podem ser acessadas através da opção "Album" do menu "Special" na tela de título. Estas fotografias são secretas e jogadores comuns possuem muita dificuldade na localização das mesmas, visto que não há nada indicando a localização destas fotos.
    As fotos da produção interna do game possuem um ar fantasmagórico. Devido a esta característica, a lista destas fotos é conhecida como Ghost List (Lista Fantasma). Lembrando que estas fotos nada acrescentam no game. Elas servem apenas como um desafio para os jogadores mais experientes. Muitos até desconhecem esta lista, mas para os que conhecem e buscam encontrar todas as fotografias, disponibilizo a localização delas abaixo.
    Confira como adquirir todas as 42 fotos secretas da Ghost List abaixo.

    • Ghost List - Parte 1


    video


    • Ghost List - Parte 2


    video


    • Ghost List - Parte 3


    video