segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mega Man X



Introdução

Mega Man X é a segunda série da franquia original Mega Man, lançada para o Nintendo 8-Bits.
Lançado em 1993 pela Capcom, o game foi um dos primeiros jogos de plataforma a fazer sucesso no Super Nintendo (Snes). 
Inicialmente o game traria como protagonista o personagem Zero, mas por pressão da Capcom, os produtores foram forçados a deixar Megaman no papel principal. Realmente não faria sentido uma franquia chamada Mega Man X não trazer o Megaman como protagonista.
O game se passa um século após o game da série original. Totalmente reformulado pela tecnologia do Snes, Mega Man X tornou-se um game divetido e marcante.
Jogos lançados para o Super Nintendo como Donkey Kong Country e Super Mario, tiveram como base os aspectos gráficos, sonoros e a jogabilidade de Mega Man X.
Em um universo totalmente futurista, o jogador passará algumas horas se aventurando em algumas fases, derrotando inimigos e encarando alguns desafios.
Apesar de ser um game de plataforma, o jogo também possui um ar de ação, em que a todo momento o jogador estará derrotando inimigos.
Quem jogou os games da série original vai notar muitas semelhanças entre estes games. Apesar de possuir muitas semelhanças, o jogo é inovador, os personagens possuem um ar mais adulto e o personagem principal possui novas habilidades e comandos.
Diferentemente da série original, agora o jogador precisará explorar o cenário e encontrar itens para deixar Megaman em seu potencial máximo.
Este primeiro episódio da série Mega Man X fez muito sucesso em 1993, e isto rendeu à série muitas continuações no Snes, Playstation e Playstation 2. Hoje, os jogos da série Mega Man X são lembrados como clássicos do Super Nintendo.





Gráficos e Sons

O game traz gráficos estruturados e coloridos. Pela data de lançamento (1993), os gráficos eram muito bons, possuiam um jogo de cores impressionantes. Este game utiliza cenários com cores mais marcantes, fugindo totalmente do padrão infantil utilizado na série clássica.
As fases possuem planos de fundos texturizados e em algumas ocasiões chegam a possuir animações próprias.
O enredo do jogo se passa em universo futurista, com personagens e inimigos predominantemente robôs.
Como o game possui várias fases diversificadas, o jogador terá a experiência de observar as mais diferentes criaturas robotizadas em ambientes diferentes.
Os chefes deste game são bem interessantes: cada um deles é um robô baseado em algum animal, portanto possuem características únicas.
Como vários outros games de plataforma, Mega Man X possui uma trilha sonora emocionante e memorável.
As músicas da série original já eram ótimas, e neste game a Capcom conseguiu elevar ainda mais o potencial musical. Cada fase possui um tema específico, deixando difícil destacar algum dentre tantos de alto nível que o game possui.
Assim como em Sonic The Hedgehog e Donkey Kong Country, a trilha sonora de Mega Man X, ainda nos dias de hoje, é tema de várias orquestras e realmente merece ser escutada.
Toda a parte sonora é bem trabalhada. Efeitos sonoros como tiros e explosões também estão bem feitos e não enjoam, deixando assim o game bem agradável de ser jogado. Afinal, a parte de sonora de um game faz a diferença.





Sinopse

O game se passa no ano de 21XX,  um século após o game da série original. 
Dr. Cain um famoso arqueólogo, participava de uma escavação e por acidente acabou encontrando o laboratório do Dr. Thomas Light. Neste Laboratório ele encontra uma cápsula que continha o rôbo azul Megaman.
Dr. Cain percebeu que Megaman possuía a capacidade de controlar suas prórias decisões, e isto serviu de incentivo para Cain iniciar um estudo sobre rôbos. Com o passar dos anos Dr.Cain conseguiu fabricar seus próprios rôbos baseados no projeto de Megaman, chamados Reploids.
De alguma maneira alguns Reploids fabricados por Cain, se rebelaram contra os humanos. Estes Reploids foram denomidados Mavericks. 
Para combater os Mavericks foi criado o grupo Mavericks Hunters, um grupo de Reploids responsável para controlar as ameaças dos Mavericks.
Sigma, um Reploid de alto escalão e de grandes capacidades, foi designado para ser o chefe dos Mavericks Hunters. Durante muito tempo Sigma coordenou os Mavericks Hunters em suas operações, até que a partir de um certo evento Sigma se rebelou e tornou-se um Maverick.
Pelo tempo em que comandava os Reploids, Sigma adquiriu muita inteligência e experiência, isto garantiu a ele uma facilidade em montar e liderar seu exército de Mavericks. Julgando os Reploids como superiores aos humanos, Sigma decide atacar a raça humana e exterminá-la de vez.
A única esperança e salvação dos humanos é o grupo Mavericks Hunters. Zero e Megaman, membros do grupo,  únem suas forças e desafiam Sigma e seus seguidores, dando início assim aos eventos de Mega Man X.




Jogabilidade

Por ser um game de plataforma, não havia muito o que inovar na jogabilidade. Assim como a série original, este game possui uma jogabilidade relativamente simples, porém um pouco mais expandida.
O jogador controlará o personagem Megaman (também conhecido como Rockman ou simplesmente X).
Após passar por uma fase inicial obrigatória, o jogador poderá escolher entre 8 fases à sua vontade.
Ao longo das fases, muitos inimigos tentarão impedir X de avançar. Ao derrotá-los, o jogador tem uma chance de conseguir cápsulas de recuperação de energia vital, cápsulas de energia para as armas ou até vidas extras. 

Para derrotá-los, Megaman possui a sua arma inicial, a X-Buster. Megaman pode dar vários tiros com a X-Buster dependendo da rapidez com que o jogador aperta o botão de ataque. Segurando o botão de ataque por alguns segundos, Megaman lançará um tiro carregado e mais poderoso contra seus inimigos.
Quem jogou a série original Mega Man perceberá que neste game Megaman possui novos comandos. Ele pode usar um comando chamado Dash, escalar e deslizar em paredes, além de utilizar vários artifícios com novas armas que podem ser adquiridas no game.
Ao final de cada fase, o jogador enfrentará um chefe. Cada chefe ao ser derrotado deixará para Megaman uma arma específica. Essas armas possuem uso limitado e precisam de um estoque de energia para funcionar.
Para reabastecer o estoque, o jogador deve derrotar vários inimigos e esperar que eles deixem cápsulas de recuperação de energia para armas (Cápsulas de cor azul).
Cada chefe possui um ponto de fraqueza. A melhor maneira de derrotá-los é utilizar as armas específicas que causam mais danos a cada um deles. Por tanto, assim que se derrotar o primeiro chefe à escolha do jogador, ele poderá utilizar a arma adquirida pelo chefe derrotado para derrotar um outro que possui fraqueza a esta arma. 

Confira abaixo as informações sobre cada chefes.


    Chill Penguin

Fraqueza: Fire Wave
Arma Adquirida: Shotgun Ice


•    Storm Eagle

Fraqueza: Chameleon Sting
Arma Adquirida: Storm Tornado


•    Spark Mandrill 

Fraqueza: Shotgun Ice
Arma Adquirida: Eletric Spark.


•    Armored Armadillo

Fraqueza: Eletric Spark
Arma Adquirida: Rolling Shield


•    Launch Octopus

Fraqueza: Rolling Shield
Arma Adquirida: Homing Torpedo


•    Boomer Kuwanger 

Fraqueza:  Homing Torpedo
Arma Adquirida: Boomerang Cutter


•    Flame Mammoth

Fraqueza: Storm Tornado
Arma Adquirida: Fire Wave


•    Sting Chameleon

Fraqueza: Boomerang Cutter
Arma Adquirida: Chameleon Sting





O Game não possui savepoints. A única maneira de salvar o progresso é utilizando os Passwords. Sempre que terminar uma fase uma tela de Password será exibida. Confira no final desta análise alguns Passwords úteis.
Para testar a habilidade de exploração de cenários dos jogadores, a Capcom inseriu neste game vários itens espalhados nas fases para auxiliar o jogador.
Mega Man X não possui o mesmo nível de dificuldade da série clássica. Mas está longe de ser um game fácil.
Somente coletando todos estes itens Megaman atingirá o seu potencial máximo.
Dentre estes itens, chama-se atenção às cápsulas do Dr. Light. São quatro cápsulas em que um holograma do Dr. Light entrega a Megaman  uma parte de uma armadura especial, a X Armor.
Cada parte desta armadura permite X executar um comando especial.
Confira abaixo a relação dos itens especiais e suas respectivas funções.


•    Energy Hearts: São cápsulas em forma de coração que elevam a energia vital máxima de Megaman. Existem uma por fase.

•    Sub Tanks: Diferentemente da série original em que os tanques já vinham cheio, aqui o jogador precisará enchê-los. Para enchê-los, o jogador precisa estar com a energia cheia e pegar cápsulas de recuperação. Existem quatro Sub-Tanks no game.

•    Armaduras: Ao encontrar as cápsulas do Dr.Light, Megaman conseguirá uma parte da armadura especial X-Armor. Elas são encontradas nas fases onde não há os Sub-Tanks.

•    Armadura (Speed Booster): São as pernas da armadura. Permitem X executar o comando Dash.


•    Armadura (Body Armor): É o peitoral da armadura. Reduz pela metade o dano dos ataques dos inimigos.

•    Armadura (Helmet): É o helmo da armadura. Permite X destruir algumas plataformas dando cabeçadas.

•    Armadura (X-Buster): Com essa parte, X poderá carregar o X-Buster e dar um tiro super poderoso. Além disso, essa parte da armadura permite que X também use o tiro carregado das armas especiais deixada pelos chefes.






Conclusão

Mega Man X foi o game que renovou o estilo dos jogos de plataforma até 1993, quando o estilo estava ficando repetitivo. Conseguiu agradar aos fãs da série original e ao mesmo tempo conquistou novos jogadores. 
Super desafiador, o game é um dos clássicos mais lembrados do Super Nintendo. 
Após o lançamento deste game, a série original Mega Man teve várias outras sub-séries lançadas, fazendo com que X e Zero ficassem cada vez mais populares no universo dos games. Hoje o robô azul é o mascote oficial da Capcom.
Para os fãs de jogos de plataforma com um nível de dificuldade mais elevado, Mega Man X é um título obrigatório. Quem jogar não vai se decepcionar em nada.
Confira ainda nesta análise como elevar Megaman ao seu nível máximo, e como garantir a Megaman acesso à habilidade Hadoken (Ataque especial do personagem Ryu em Street Fighter).



Nota Final : 9.5


Passwords

·    Todos os chefes derrotados, todas as partes da armadura, todos os Sub Tanks, todos os Energy Hearts: Entre com 2653 3848 7587 como Password.
 
·    Todos os itens e armas: Entre com 2653 3858 7584 como Password.

 
·    Todas as partes da armadura, todas as armas, todos os Sub Tanks e Energy Hearts e comece o game na fase da fortaleza  Sigma: Entre com 7437 6482 1256 como Password.









Segredos
  
·    Hadoken

Requisitos: 


·    Ter todos os Sub Tanks
·    Ter todos os Energy Hearts
·    Ter encontrado as cápsulas do Dr.Light e possuir todas as quatro partes da armadura.
 

Após possuir todos os requisitos vá para a fase do chefe Armored Armadillo. Vá até o final da fase, mas antes do corredor que antecede o chefe, suba pela parede e pegue uma cápsula de energia. O jogador pode pegar impulso pelo carrinho da fase e economizar tempo. Saia da fase e repita o procedimento. Ao repetir algumas vezes o procedimento, ao subir na parede Megaman encontrará uma cápsula especial do Dr. Light.

Esta Cápsula permitirá Megaman usar a habilidade Hadoken.

Confira abaixo o procedimento.


video



Detonado

Confira o detonado de Mega Man X abaixo.


  • Parte 1 



video
    • Parte 2

    video
    • Parte 3 

    video

    • Parte 4 

    video

    • Parte 5 

    video

    • Parte 6 

    video

    • Parte 7
    video

    • Parte 8
    video
    • Parte 9 

    video

    • Parte 10
    video

    • Parte 11
    video

    • Parte 12

    video

    quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

    Devil May Cry


     



    Introdução

    Devil May Cry é um game do gênero Hack and Slash lançado para o Playstation 2 pela Capcom em 2001. Inicialmente foi planejado para ser um próximo episódio da série Resident Evil. Porém com o avanço da produção do game, o enredo se distanciou muito da tal série, e foi necessário criar uma nova franquia.
    Esta nova franquia foi denominada Devil May Cry (DMC), uma mistura do horror da famosa série de monstros e zumbis com uma ação frenética e ininterrupta.
    O game possuí um enredo intrigante, gráficos razoáveis, trilha sonora digna e uma jogabilidade excelente, impecável. Com muito estilo, o jogo adaptou completamente a jogabilidade 3D. Com tal adaptação, o jogador consegue executar uma gama de movimentos em ritmo muito acelerado. Esta inovação na jogabilidade foi totalmente revolucionária, denominada Stylish Crazy Action. Todos esses fatores fizeram de Devil May Cry um jogo popular em 2001.
    Após o lançamento de DMC, muitos outros games adotaram o estilo dessa jogabilidade, mas vale lembrar que este foi o game pioneiro na expansão e inovação em tal questão.
    Apesar deste primeiro título da franquia ter sido improvisado, o game consegue passar tudo o que ele oferece, porém cabe ao jogador julgá-lo com sua maturidade gamística, visto que alguns defeitos podem ser apontados.
    Assim como outros jogos da Capcom, Devil May Cry tornou-se um clássico e marcou época no Playstation 2.





    Gráficos e Sons

    Para o ano de seu lançamento, 2001, os gráficos de Devil May Cry estão totalmente ultrapassados. 
    Jogos como Silent Hill 2 e Metal Gear Solid 2, lançados na mesma época, possuiam uma qualidade gráfica muito superior a este game.
    Personagens e inimigos não possuem texturas bem definidas, e os cenários, em várias localidades, são borrados.
    Os efeitos luminosos também não foram bem trabalhados. A luminosidade não foi projetada para gerar sombras e imagens realistas, apenas a sombra do personagem é visível.
    Apesar de não possuir um visual muito agradável, o game mantém uma atmosfera gótica muito bem feita. Mesmo com gráficos não adequados à época, o game consegue ainda exibir em algumas partes cenários deslumbrantes
    De maneira geral, a qualidade gráfica não incomoda, mas poderia ter sido melhor estruturada, pois Devil May Cry possuía potencial para isto.
    Por outro lado, onde a questão gráfica deixa a desejar, a qualidade sonora já é bem estruturada. 
    O personagem principal (Dante) possui aparência e atitudes de um rockstar, o que encaixa a trilha sonora perfeitamente no game, visto que as músicas são predominantemente compostas aos sons de guitarras e bateria. Em algumas ocasiões há uma alternância dessas músicas para cantos líricos músicas eletrônicas para combinar com o enredo e o cenário apresentado ao jogador.
    Os efeitos sonoros como tiros, explosões, espadadas são excelentes. Em quesito sonoro, o game deixa a desejar somente na dublagem, em que não há sincronismo labial.




    Sinopse

    Dante é um mercenário que passa o seu tempo liquidando demônios e resolvendo casos sobrenaturais os quais seres humanos não conseguem resolver. Ele tem seu próprio escritório chamado Devil May Cry. Dante é filho de Sparda, um poderoso demônio que se apaixonou por Eva, uma humana. Por amor a Eva, Sparda acabou se rebelando contra os demônios e aprisionando a maioria deles no Demon Wolrd (mundo dos demônios)
    Apesar de possuir uma aparência humana, Dante herdou de seu pai várias capacidades sobrehumanas, e de sua mãe herdou metade de um colar sobrenatural. A outra metade pertence ao irmão gêmeo de Dante, Vergil. Aquele que possuir as duas partes do colar irá adquirir poderes demoníacos desastrosos, assim como Sparda possuía.
    Certo dia em seu escritório, passando por problemas financeiros, Dante recebe a visita de uma misteriosa mulher chamada Trish.
    Trish ataca Dante ferozmente para verificar se ele é realmente o filho do lendário Sparda. Ao confirmar isso, ela diz a Dante que tem um trabalho para ele na ilha Mallet, onde um demônio poderoso, conhecido como Mundus, pretende reabrir o portal para o mundo dos demônios, fato que colocaria toda a humanidade em risco.
    Sem muitas informações, Dante segue para a ilha Mallet e começa a sua procura por Mundus.



    Jogabilidade

    A jogabilidade é o ponto mais forte deste game: os movimentos e ataques de Dante podem ser facilmente executados e controlados pelo jogador. A sensação é a mesma de jogar um game de Super Nintendo ou Mega Drive, porém em 3D. 
    Assim como os antigos games da série Resident Evil, o jogador não tem controle sobre a câmera. Em muitas ocasiões os ângulos de visão são péssimos, e não permitem um combate eficaz por não conseguir visualisar os inimigos.
    Durante o game o jogador contará com uma gama de controles a serem executados, todos de maneira fácil e simples. O que faz da franquia Devil May Cry jogos difíceis, é a ação frenética. A todo momento o jogador estará enfrentando um grande número de inimigos, alguns difíceis de serem derrotados até na dificuldade mais fácil.
    Para complementar o game, e não deixá-lo apenas como um game de ação, a Capcom inseriu elementos de exploração e RPG. A exploração é ao estilo Resident Evil: o jogador terá de procurar e encontrar itens, chaves, e levá-los ao local correto para prosseguir. Ao estilo de games do gênero RPG, o personagem pode evoluir seus ataques e comprar itens para auxiliá-lo. Sempre ao conseguir novas armas no game, outros movimentos estarão disponíveis para o personagem utilizar.
    Além de contar com um arsenal de armas brancas e armas de fogo, Dante poderá usar o Devil Trigger e transformar-se em demônio.
    Ao entrar em combate e atacar os inimigos, uma barra de Style (Estilo) medirá o seu Ranking. Este é medido pelas letras D, C, B, A, S.  A letra D simboliza o pior ranking e a letra S o melhor. Para aumentar este ranking será necessário atacar constantemente o inimigo usando várias combinações de ataques diferentes, além de se esquivar e não levar nenhum golpe. Quanto mais alto o ranking mais alta será a recompensa em Orbs (orbes).



    Durante o game, ao derrotar os inimigos o jogador receberá algumas Orbs. Elas possuem cores e funções diferentes. Algumas podem ser adquiridas explorando os cenários, outras podem ser compradas no fim ou no início de cada missão, e outras podem ser adquiridas derrotando inimigos.
    Confira abaixo quais são essas Orbs, suas respectivas funções e como consegui-las.


    • Red Orbs: Essas orbs vermelhas são as mais comuns de serem encontradas. O jogador pode conseguir Red Orbs ao derrotar inimigos e ao quebrar vários objetos espalhados nos cenários. Ao terminar uma missão o jogador também receberá uma quantia de Red Orbs dependendo do Ranking obtido na mesma. As Red Orbs servem para comprar itens e habilidades no início ou no final de cada missão: elas funcionam como uma espécie de dinheiro.

    • Green Orbs: Da mesma maneira que as Red Orbs, as Green Orbs são encontradas ao derrotar inimigos e ao quebrar objetos espalhados no cenário. Elas servem para restaurar a energia vital de Dante. Não são comuns de serem encontradas.

    • Blue Orb Fragment: É encontrada em vários locais do game e na maioria das vezes está bem escondida. As Blue Orbs Fragments são pedaços de uma Blue Orb. Junte 4 Blue Orbs Fragments para formar uma Blue Orb Original.

    • Blue Orb: São encontradas em várias partes do game. Algumas Blue Orbs podem ser compradas no início ou no fim de cada missão. Elas servem para extender o limite máximo da energia vital de Dante. São essenciais para garantir um bom progresso durante o jogo e sem elas a energia de Dante ficará miníma, impedindo que o jogador avance no game.

    • Yellow Orbs: As Yellow Orbs podem somente ser compradas no início ou no fim de cada missão. Caso Dante morra, a Yellow Orb possibilitará ao jogador continuar o progresso de onde morreu. Caso termine o game uma vez e inicie uma nova partida, cada Blue Orb e Blue Orb Fragment, se transformarão em Yellow Orbs na partida atual.

    • Purple Orbs: As Purple Orbs podem somente ser compradas no início ou no fim de cada missão. Elas servem para extender o limite máximo do Devil Trigger, permitindo assim que Dante transforme-se em demônio por mais tempo.



    Assim como as Orbs, existem outros itens que auxiliarão Dante. Eles são encontrados apenas explorando o cenário ou comprando no início ou no fim de cada missão.
    Confira abaixo quais são esses itens e suas respectivas funções.

    • Devil Stars:  Este item tem a capacidade de restaurar 5 slots do Devil Trigger. Ótimo item para ser usado em batalhas contra chefes.
    • Vital Stars: Este item tem a capacidade de restaurar parcialmente a energia vital de Dante.
    • Untouchable: Considerado o melhor item, o Untouchable deixará Dante invencível por alguns segundos. Além da invencibilidade, o Devil Trigger também será totalmente restaurado.
    •   Holy Water: Este item tem a capacidade de causar danos enormes aos monstros em volta. Excelente para ser usado em chefes.





      Missões


      Para não ficar enjoativo o game foi dividido em missões e sub-missões secretas. Confira abaixo :


      Missão #01: Curse of the Bloody Puppets
      Missão #02: Judge of Death
      Missão #03: Destroyer of Ardor
      Missão #04: Black Knight
      Missão #05: Guiding of the Soul
      Missão #06: Evil of the Waterways
      Missão #07: Holding the Key of Ardor
      Missão #08: The Legendary Knight Returns
      Missão #09: New Strengh
      Missão #10: Canyon of Mist
      Missão #11: Fate
      Missão #12: Ghost Ship
      Missão #13 Abyss
      Missão #14: Deep Darkness & Towering Mountains
      Missão #15: Wheel of Destiny
      Missão #16: Nightmare of Darkness
      Missão #17: Parted Memento
      Missão #18: Spirit Stone, Elixir
      Missão #19: Enter the Corrupted World
      Missão #20: Showdown With Nightmare
      Missão #21: Living Cave
      Missão #22: Legendary Battle
      Missão #23: Mother's Guide



      Missões Secretas


      As missões secretas são desafios dentro das missões principais. Algumas delas requerem muita paciência e habilidade para atingir o objetivo requerido. Ao completar cada missão secreta, o jogador receberá um Blue Orb Fragment. Ao completar todas as 12 missões secretas, o jogador conseguirá o item "Bangle of Time", que tem a capacidade de parar o tempo para inimigos comuns. 


      • Missão Secreta #01: Critical Hit - Após derrotar Phantom pela primeira vez, retorne à ponte e pule na água. Somente disponível ao final da missão #03.

      • Missão Secreta #02: Phantom Baby - No início da Missão #04 retorne à catedral.

      • Missão Secreta #03: Phantom Baby II - Após completar a Missão Secreta #02, vá até o final do corredor e entre na pequena sala de estudos.

      • Missão Secreta #04: The Three Beasts - Na Missão #04 após derrotar o monstro na sala da fonte, vá até o porão localizado abaixo da sala com o grande avião. Pode ser acessado somente na Missão #04.

      • Missão Secreta #05: One Eyed Evil - Durante as Missões #07 ou #08, vá até a sala onde você pegou a Rusty Key brilhante na Missão #06. Você precisa pegar a Blue Orb Fragment que está no corredor próximo a esta sala antes de entrar. Caso contrário, a Missão Secreta #05 não estará disponível.

      • Missão Secreta #06: Wandering Ghosts - Somente disponível na Missão #11. Após derrotar Nelo Angelo, volte à área onde você enfrentou os Kyklops (as aranhas de olhos verdes fluorecentes).

      • Missão Secreta #07: Water Cell - Após o fim da Missão #13 e início Missão #14, examine o capitão no navio pirata.
       
      • Missão Secreta #08: Treasure of The Reaper - No início da Missão #15 volte até a área com a armadilha de espinhos da Missão #14, e examine a figura do esqueleto.

      • Missão Secreta #09 Stairway of Tranquility - Na Missão #16, saia do coliseu e entre novamente.

      • Missão Secreta #10 Shadows of Darkness - Na Missão #16 após derrotar Nightmare, volte a sala com o avião.

      • Missão Secreta #11 Blue Gem in the Sky - Na Missão #17 utilize a Skill Air Hike para poder cruzar a ponte quebrada.

      • Missão Secreta #12 Hiddeen Bangle - No início da Missão #21, volte até encontrar a estátua dourada e examine a parede em frente à mesma.


      Conclusão

      Devil May Cry é um dos melhores games de ação da nova geração. Muito desafiador, o game exige que o jogador tenha técnicas de combate e um senso de exploração avançado. A cada vez que se termina o jogo, novos conteúdos extras são liberados, forçando o jogador a terminar o game em outras dificuldades para ter acesso aos mesmos.
      Apesar de revolucionário, Devil May Cry desapontou em aspectos gráficos, porém o game ostenta uma jogabilidade fantástica, de tirar o fôlego.
      Infelizmente este primeiro título da franquia não é muito conhecido aqui no Brasil. O terceiro game da série é considerado o melhor e o mais famoso título, tal popularidade deixou o primeiro DMC de lado.
      Para quem curte batalhas frenéticas, com várias opções de ataque, esquiva e poder de destruição, Devil May Cry é um game obrigatório.
      Aqueles que jogarem Devil May Cry, não só apenas pela ação contida no mesmo, vão notar a grandiosidade do game e perceber que, se tratando de um universo de demônios, o game é uma obra prima, digna de adoração.



       Nota Final : 7


      Extras


      •  Hard Mode : Termine o Normal Mode para liberar o Hard Mode. 
       
      •  Dante Must Die Mode : Termine o Hard Mode para liberar o Dante Must Die Mode

       
      •  Super Dante : Termine o Dante Must Die Mode. Com isto Dante poderá se transformar em demônio e usar magias infinitamente. 

       
      •  Legendary Knight Sparda Mode : Termine o Hard Mode para iniciar uma nova partida jogando com o Dark Knight Sparda. 

       
      •  All Star Group Photo : Para visualisar a foto, o jogador precisa tirar Ranking S em todas as missões. Uma tarefa árdua.
       



      quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

      Crash Bandicoot




      Introdução

      Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para o Playstation pela Naughty Dog, a pedido da Sony, para ser o seu novo mascote e bater de frente com Mario e Sonic. O game foi lançado numa época em que muitos jogadores ficavam impressionados ao perceber que os jogos em 3D estavam dominando o mercado dos videogames.
      Este jogo trouxe uma modalidade cativante de jogabilidade, semelhante a jogos como Mario e Sonic, porém em universo 3D. Divertido, gostoso e cômico de jogar, Crash Bandicoot vendeu aproximadamente 6.9 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos games mais bem vendidos para o Playstation na década de 90. O game passou quase 2 anos na lista dos 20 games mais vendidos do mundo, deixando o top 20 apenas em 1998.
      Em pouco tempo Crash tornou-se o mascote do Playstation, e isto garantiu ao game algumas continuações ainda mais espetaculares.
      Até 1996 jogos de plataforma não eram revolucionários, sempre seguiam o mesmo estilo padrão do gênero.
      Com este game foi diferente: o primeiro jogo de plataforma a utilizar gráficos 3D foi totalmente inovador. 
      Com bons gráficos, trilha sonora digna e uma jogabilidade simples, Crash Bandicoot foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores. Um ótimo game lançado em uma época em que os jogos do Playstation estavam para mostrar o verdadeiro potencial do console.




      Gráficos e Sons

      Os gráficos deste game sofreram grande influência de cartoons norte americanos. É possível notar que a maioria dos personagens e inimigos possuem um corpo pequeno em relação à cabeça.
      Os cenários estão muito bem feitos, fundos lindos, suaves e sedosos montam a beleza gráfica deste game.
      As imagens eram mais nítidas e bem estruturadas do que em outros jogos do Playstation, mas nada revolucionário, apenas belo.
      Esta beleza pode ser observada em vários momentos, por exemplo: em florestas, notam-se os mais belos efeitos de água e folhagens detalhadas; ou ainda em castelos antigos e cavernas, nota-se a presença de morcegos ou teias de aranha. Tudo dentro dos limites iniciais do Playstation havia sido combinado para oferecer a este game a melhor sensação visual já vista em jogos de plataforma.
      Em algumas fases o game abre mão do 3D e utiliza a câmera em 2D, deixando a jogabilidade mais intuitiva, em que gráficos em 2D favorecem a interface do momento.
      A trilha sonora é agradável, característica de jogos de plataforma. Músicas de fundo são divertidas e cativantes, sempre se encaixam no estilo das fases. Os efeitos sonoros deste game são poucos e simples, porém nunca repetitivos ou enjoativos.
      Como foi dito anteriormente, nada de revolucionário em questão gráfica ou sonora. Estes aspectos foram somente bem trabalhados em um console que permitia o uso do 3D.





      Sinopse

      Os cientistas loucos Nitrus Brio e Neo Cortex planejam transformar animais em mutantes para criar um exército particular e dominar o mundo. Eles planejam usar a máquina Cortex Vortex para transformá-los, porém, segundo Nitrus Brio, a máquina ainda estava incompleta. Neo Cortex tem pressa e insiste em usá-la logo. 
      Eles acabam capturando um marsupial (Crash) para fazer um teste. Como previsto por Nitrus Brio, o experimento falhou, e Crash não adquiriu maldade. Em um momento de distração Crash consegue fugir, mas acaba deixando a sua namorada Tawna para trás. Tawna acaba sendo aprisionada e alterada por Neo Cortex.
      Agora cabe a Crash retornar ao Castelo e tentar resgatar sua namorada e os outros animais em perigo.
      Ao longo deste caminho ele encontrará muitos obstáculos e inimigos para impedi-lo.






      Jogabilidade

      Este primeiro game da série Crash Bandicoot se passa nas fictícias ilhas Wumpa, localizadas em um arquipélago australiano. De início, o jogador tem acesso a um mapa que mostra em que local das ilhas Crash se encontra. Até o caminho para o castelo, onde Crash precisa resgatar sua namorada, existem 32 fases. Sendo 6 delas batalha contra chefes, e 2 fases secretas, que são habilitadas no decorrer do game.
      Todas as fases (com exceção dos chefes), possuem caixas a serem quebradas. Se todas as caixas forem quebradas e o jogador não morrer nenhuma vez até chegar o final da fase, ele será recompensado com uma gema. Tais gemas são importantes, pois será preciso coletar todas para ter acesso ao final secreto na fase "The Great Hall".
      Gemas normais são de cor prata, gemas raras são coloridas. Às vezes para coletar algumas gemas normais, será necessário ter outra gema colorida específica para liberar um caminho secreto. Na maioria das vezes, o jogador terá de passar por uma fase sem poder coletar a gema simples, pois não terá conseguido, ainda, a gema colorida específica necessária para liberar tal caminho secreto. Portanto, cabe ao jogador memorizar cada fase que requer uma gema colorida, e retornar a ela quando possuir a mesma posteriormente no game.







      Durante as fases o jogador encontrará várias frutas Wumpa. Juntando 100, Crash ganhará uma vida extra.
      Para acessar os Bonus Stages. o jogador precisará coletar algumas figuras espalhadas durante a fase. Estas figuras são os rostos estampados de Tawna (namorada de Crash), Dr. Nitrus Brio e Dr. Neo Cortex. Juntando 3 figuras do mesmo rosto, Crash será levado ao Bonus Stage. Existem apenas 2 fases que contêm o rosto de Dr. Neo Cortex, e eles servem para abrir as fases secretas. Ao completar o Bonus Stages de Neo Cortex, o jogador conseguirá uma chave dourada, que automaticamente abrirá uma nova fase no mapa. São elas: "Whole Hog" e "Flumbing in the Dark".
      Os Bonus Stages permitem Crash coletar muitas Frutas Wumpa e várias vidas extras, além da possibilidade de salvar o game ou ver o Password até aquela fase. Isto só é possível  se o jogador chegar até o final do Bonus Stage. 
      Durante a aventura, o jogador contará com a proteção de Aku Aku. Quebrando algumas caixas ocasionalmente, Crash encontrará o rosto de Aku Aku. Caso você seja ferido, ele morrerá no lugar de Crash.
      Esta proteção possuí 3 níveis: ao coletar 1 rosto, Aku Aku ficará ao redor de Crash protegendo-o; coletando 2, Aku Aku adquire uma coloração dourada e protegerá Crash de dois ataques; já coletando 3, Crash torna-se invencível temporariamente. Terminando o efeito da invencibilidade, Aku Aku volta à coloração dourada e mantém o efeito da proteção nível 2.





      Crash possui poucos movimentos: neste game ele apenas corre, pula e gira. Apenas com estes movimentos básicos, o jogador terá que seguir ao longo das 32 fases. 



      Fases

      1 ª ILHA

      • N. Sanity Beach  
      • Jungle Rollers (Requer gema verde)  / Bônus Tawna
      • The Great Gate (Requer gema amarela) / Bônus Tawna
      • Boulders  
      • Upstream (Requer gema laranja) / Bônus Tawna 
      • Papu Papu (Chefe)
      • Rolling Stones / Bônus Nitrus Brio
      • Hog Wild  
      • Native Fortress (Requer gema vermelha) / Bônus Tawna

      2 ª ILHA

      • Up the Creeck / Bônus Tawna
      • Ripper Roo (Chefe)
      • The Lost City / Bônus Nitrus Brio
      • Temple Ruins 
      • Road to Nowhere (Requer gema vermelha) / Bônus Tawna
      • Boulder Dash (Requer gema roxa)
      • Whole Hog 
      • Sunset Vista / Bônus Neo Cortex (Chave dourada)
      • Koala Kong (Chefe)

      3ª ILHA 

      • Heavy Machinery / Bônus Nitrus Brio
      • Cortex Power (Requer gema azul) / Bônus Tawna
      • Generator Room / Bônus Tawna
      • Toxic Waste / Bônus Tawna
      • Pinstripe (Chefe)
      • The High Road / Bônus Tawna
      • Slippery Climb / Bônus Nitrus Brio
      • Lights Out (Requer gema amarela)
      • Fumbling in the Dark / Bônus Tawna
      • Jaws of Darkness (Requer gema azul)  / Bônus Neo Cortex (Chave dourada)
      • Castle Machinery (Requer gema verde) / Bônus Tawna
      • Nitrus Brio (Chefe)
      • The Lab / Bônus Tawna
      • The Great Hall (Requer todas as gemas)
      • Dr. Neo Cortex (Chefe)


      Legenda :

      • : A fases não possui gema.
      • : A fase possui gema comum.
      • : A fase possui uma gema rara verde.
      • : A fase possui uma gema rara laranja.
      • : A fase possui uma gema rara azul.
      • : A fase possui uma gema rara vermelha.
      • : A fase possui uma gema rara púrpura.
      • : A fase possui uma gema rara amarela.


      Conseguir todas as gemas requer vontade, dedicação e habilidade. Não é uma tarefa fácil já que o jogador não poderá deixar nenhuma caixa sem quebrar, e ainda terá que conseguir passar da fase sem morrer nenhuma vez.




      Conclusão

      Crash Bandicoot é um ótimo jogo de plataforma, super divertido e muito desafiador. Ao longo das 32 fases que o jogo disponibiliza, o jogador passará muitas horas para conseguir finalizar o game com 100%. 
      Um dos poucos pontos negativos do game é o sistema de save, pois para salvar o jogador terá sempre que depender de um Bônus Stage da Tawna.
      Este game foi um divisor de águas, simbolizou a transição dos jogos de plataformas 2D para o 3D. A partir daí, muitos jogos de plataforma da era Playstation foram inspirados neste game. 
      Infelizmente nos dias de hoje, a série Crash Bandicoot foi deixada de lado pelos produtores. Porém o game ainda possui sequências no Playstation e Playstation 2, que vale muito a pena conferir, visto que são os melhores games do Marsupial Crash.



      Nota final: 8.5


      Passwords

      • Todas as fases e gemas :  ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.