sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tenchu : Stealth Assassins


"Live by honor, kill by Stealth"



Introdução

Tenchu : Stealth Assassins é o primeiro jogo da franquia Tenchu lançado para o Playstation pela Activision em 1998.
O game é o pioneiro no Playstation a expor o gênero Stealth no contexto feudal japonês. Por envolver ninjas em seu enredo, o game envolve muitos assassinatos. Este excesso de violência dá ao game um ar mais maduro comparado aos outros games do mesmo gênero.
A franquia Tenchu é comparada aos jogos Tomb Raider e Bushido Blades por possuir características de mecânica e jogabilidade semelhantes. Mesmo lembrando estes games, Tenchu Stealth Assassins foi um game original que introduziu muitos conceitos. Juntamente ao jogo Metal Gear Solid, foi o responsável pela expansão do genêro Stealth nos consoles que utilizam da tecnologia 3D.
Tenchu é o tipo de game que só encontra em um console como o Playstation, um estilo de game nunca visto antes de 1998.
A jogabilidade deste jogo exige que o jogador comporte-se estritamente na forma de um ninja: em silêncio, nas sombras sem ser notado, com inteligência, astúcia e velocidade. 
Esta é a principal característica que fez de Tenchu um game totalmente original.
Outra característica interessante é a possibilidade de jogar com dois personagens distintos. Semelhante a Resident Evil, os personagens possuem características exclusivas, possibilitando uma sensação única em jogar com cada personagem.
A possibilidade de jogar com dois personagens permite ao jogador aventurar-se em um enredo através de dois pontos de vistas diferentes. Tal artifício instiga o jogador a terminar o game com ambos os personagens para somente assim complementar o enredo.
Apesar de ser um jogo premissor, Tenchu possui algumas falhas de programação que podem ser percebidas ao longo do jogo. Nada intenso, porém perceptível.
Tenchu : Stealth Assassins é a melhor experiência com temática ninja que os jogadores da época do Playstation puderam ter. A Activision fez um excelente trabalho ao trazer este game originalmente do Japão para a Europa e América.



Gráficos e Sons

Para o ano de 1998, a qualidade gráfica de Tenchu : Stealth Assassins não era totalmente agradável.
Se comparado com outros games lançados na mesma época, é possível perceber que os gráficos são inferiores ao demais games.
O game é graficamente simples, as texturas não são bem definidas e chegam a possuir um visual borrado.
Também é possível perceber ao longo do game que as texturas dos cenários se repetem com grande intensidade.
Tenchu : Stealth Assassins utiliza de cores escuras para dar características assustadoras e sombrias aos cenários.
Os cenários representam tipicamente o Japão feudal, estabelecendo uma atmosfera muito boa da época.
O design de personagens e inimigos estão em padrões normais, sem nenhuma característica relevante.
Os ângulos de câmera possuem tratamento refinado para a jogabilidade em 3D, possibilitando visão em 3ª e 1ª pessoa. 
Apesar de arcaica, se relacionada aos dias de hoje, a perspectiva de câmera de Tenchu era muito agradável, permitindo um grande conforto ao movimentar os personagens.
A trilha sonora do game possui conotações de músicas tradicionais japonesas. Embora com uma tendência mais moderna, as músicas conseguem estabelecer uma atmosfera sobre o Japão de séculos atrás.
Alguns efeitos sonoros como guizos, grilos, riachos borbulhantes, entre outros, complementam a trilha sonora.
Tais efeitos garantem à trilha sonora do game características semelhantes a trilhas do gênero Survivor Horror.



Jogabilidade 

Logo de início, antes de começar a jogar, o jogador deve escolher com qual personagem iniciar o jogo. Rikimaru e Ayame são os dois personagens disponíveis. 
Rikimaru possui resitência física maior comparado a Ayame. Utilizando uma Katana como arma principal, seus ataques são fortes e diretos. Ayame é mais sensível, porém é mais ágil que Rikimaru. Utiliza duas Wakisashi como arma principal. Seus ataques causam menos ferimentos aos inimigos, porém seus ataques são mais rápidos e numerosos.
Após a escolha do personagem, o jogador deve escolher os itens a serem utilizados nas missões. Inicialmente o personagem pode carregar até 15 itens, mas apenas de 4 tipos diferentes. A quantidade de itens máxima pode ser expandida de acordo com o Ranking do jogar no final de cada missão.
Ao iniciar o game, são exibidos para o jogador os parâmetros e objetivos da missão. Completando os objetivos e seguindo os parâmetros exigidos, o jogador adquire um bom Ranking no fim da missão.
No canto inferior direito da tela, localizam-se os itens que podem ser selecionados pelo jogador. Um item que sempre acompanhará o personagem é o Grappling Hook. Quando o mesmo é selecionado, a perspectiva muda para primeira pessoa e um cursor vermelho aparece no centro da tela. Basta direcionar este cursor para alguma possível plataforma e dispará-lo.
Quando disparado, o Grappling Hook puxa o personagem até a plataforma selecionada. Com a utilização deste item, é possível se mover por plataformas como telhados de construções, gallhos de árvores, entre outros. Com esse artifício, o jogador poderá mover-se com mais facilidade pelos cenários e de forma menos conflituosa.







Na parte inferior esquerda da tela, existe uma barra vermelha e um medidor de KI que é preenchido com símbolos de acordo com a situação em que o jogador se encontra.
A barra vermelha representa a energia vital do personagem. Esta barra é numerada de 0 a 100. Quando chegar ao 0 o personagem morrerá. Para restaurar esta barra, existem itens de cura como as Healing Potions.
O medidor de KI é uma representação da capacidade do personagem de sentir a presença e a consciência dos personnagens ao seu redor. 
Esta ferramenta é essencial para saber o exato momento de atacar um inimigo ou o exato momento para fujir.
Confira abaixo a simbologia representativa do medidor de KI:


O inimigo está completamente inconsciente da presença do jogador e vai continuar seu caminho de patrulha normalmente. Quanto mais intenso este símbolo aparecer, mais próximo o inimigo se encontra. Nesta situação, o jogador pode executar um Stealth Kill ou prosseguir despercebidamente.


O inimigo está ciente da presença do jogador, porém está incerto se o mesmo representa ameaça. O inimigo vai se aproximar para investigar a situação. O melhor a se fazer é deixar o local ou se afastar parar evitar ser detectado.


O inimigo encontrou um corpo ou foi alertado de outra maneira sobre a presença do jogador e está ativamente à sua procura. Nesta situação, o jogador deve permanecer escondido por algum tempo até que o inimigo desista e retome sua patrulha normalmente.


O jogador foi avistado e o inimigo imediatamente começará a perseguir e atacar. Existem duas opções  a serem tomadas : Iludir o inimigo e fugir ou enfrentá-lo.



Para enfrentar os inimigos, ambos os personagens, Rikimaru e Ayame, possuem vários ataques e movimentos variados. Para aprendê-los, existe a Training Mission, uma missão básica onde os jogadores podem aprender os comandos básicos antes de iniciar o game.
Para derrotar os inimgios de maneira rápida e conseguir muitos pontos no Ranking no fim de cada fase, o jogador deverá executar Stealth Kills.
Stealth Kills são executados ao apertar o botão quando o personagem está próximo de um inimigo inconsciente de sua presença. Ao fazer isto, um ataque cinemático será executado e eliminará o inimigo instantaneamente. Vários modelos de Stealth Kills podem ser executados dependendo dos ângulos em que o jogador se encontra do inimigo.
A melhor maneira de executar um inimigo é através do Stealth Kill. Afinal, um verdadeiro ninja jamais deixa o inimigo notar sua presença.



O game conta com 10 missões, confira abaixo :

  • Punish the Evil Merchant
  • Deliver the Secret Message
  • Rescue the Captive Ninja
  • Cross the Checkpoint
  • Execute the Corrupt Minister
  • Infiltrate the Manji Cult
  • Destroy the Foreign Pirate
  • Cure the Princess
  • Reclaim the Castle
  • Free the Princess

Sempre no fim de cada missão será exibido o Ranking do jogador. O Ranking é elevado de acordo com a quantidade de Stealth Kills executados e de acordo com  a intensidade que o jogador não é detectado pelos inimigos. Matar pessoas inocentes diminui o Ranking, portanto deve-se evitar conflitos perto destas pessoas.
Existem 5 Rankings : Thug, Novice, Ninja, Master Ninja e Grand Master. 
Thug simboliza a pior colocação e Grand Master a melhor. Conseguindo ficar em Master Ninja ou Grand Master é possível liberar novos itens para serem utilizados em fases posteriores.
É também no fim de cada missão que o jogador poderá salvar o progresso do jogo, sendo impossível salvar
In game.


Conclusão

Tenchu : Stealth Assassins de forma única e original conseguiu expandir a realidade ninja para a cultura popular na década de 90.
Com uma jogabilidade divertida, o game consegue render várias horas de diversão e desafio. Conseguir os melhores Rankings nas missões é uma tarefa árdua e gratificante.
O game consegue mesclar caraterísticas do gênero Stealth e Aventura, agradando consideravelmente ambos os públicos.
Apesar de ser um grande game do Plastation, Tenchu não é potencialmente conhecido.
Para a grande maioria dos jogadores, é considerado um jogo alternativo. Este rótulo é devido à falta de marketing durante o lançamento do game. 
Tenchu é uma experiencia rica aos amadores de Stealth. Juntamente ao Metal Gear Solid, este game é um dos melhores do gênero para o console Playstation.

Nota Final : 8.3 



Truques

  • Restaurar Energia Pause o jogo e aperte  .
  • Libere todas as MissõesNa tela de seleção das missões pressione e aperte : e solte .
  • Aumente o tamanho do inventário : Na tela de seleção de itens pressione e aperte : e solte .
  • Carregue 99 itens : Na tela de seleção de itens segure e aperte : e solte .
    • Roupa Alternativa para Ayame : Na tela de seleção de itens e aperte : .
    • Diálogos em Japonês : Na tela de seleção das missões segure e aperte : e solte .
    • Escolher o Layout da missão : Na tela de seleção das misssões segure e aperte : e solte .
    • Todos os itens adquiridos pelo ranking Grand Master : Na tela de seleção de itens segure  e aperte : .
    • Modo Debug : Pause o game e segure :  + , rapidamente aperte solte + e aperte . Despause o game e aperte .


        51 comentários:

        1. de ps2 e um dos melhores jogos de ps2 so não sei se este e LOL mais e bom tbm

          ResponderExcluir
        2. Não é muito meu estilo, mas, bem interessante!

          ;D

          ResponderExcluir
        3. n me lembro de ter jogado esse jogo mas em fim ficou bem legal a analise

          ResponderExcluir
        4. Foi ai entãao que eu olhei esse post e pensei comigo mesmo: meninos tem mais neurônios que meninas, hm! sadasdaçsldkakçdasd
          não sou muito fã de jogos. Pra falar a verdade, sao poucos os que eu entendo kk, mas para quem gosta é um ótimo passa tempo, sem contar que atualmente, vem se tornando até mesmo profissão. Parabéns pelo blog =)

          ResponderExcluir
        5. saopkaposkapok
          concordo com a angélica, não entendo mt sobre jogos.. vo passa o link do seu blog pro meu primo, ele vai gostar :D
          t+

          ResponderExcluir
        6. Às vezes acho que jogos simples tem seus atrativos também. O que faz de um jogo bom, não necessariamente é a complexidade, mas o fato de envolver aquele que joga.

          ResponderExcluir
        7. Hey moço, eu não entendo muito dessas coisas
          é quase grego o que li acima uahsuahsa
          mas o mais legal é que você montou um blog que possui uma personalidade, que mantém um foco, aqueles que passarem por aqui a procura deste entretenimento vão se dar bem, o blog está tão bem organizado, detalhado, o que faz com que o leitor não se perca enquanto aprecia este espaço.

          sucesso
          bjs

          ResponderExcluir
        8. Olá (vim pelo orkut).
          Quando eu trabalhava em lan house...nossa senhora, com eu jogava kkk Beijos

          ResponderExcluir
        9. Isso que é jogo de ninja!
          TENCHU >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> NARUTO

          ResponderExcluir
        10. Ta aí um jogo que nunca havia ouvido falar...

          ResponderExcluir
        11. vou falar desse jogo pro meu irmão, acho que ele não conhece

          ResponderExcluir
        12. Muito bom o blog, nunca joguei esse jogo mas agora vou procurar, parabéns pelo post!

          ResponderExcluir
        13. Blog do caraaaaaaaaaaaaiiiiiiiiioooooooooo
          1000 ;)

          ResponderExcluir
        14. kkkkkkkkkkkk eu to rindo pq eu so sei jogar packman ausaushsuhasuhashsa + vlw o post!!!!!

          ResponderExcluir
        15. legal seu blog !! tbm tenho um blog de games..
          seguindo ae : retribua aqui :www.godofplay.blogspot.com

          ResponderExcluir
        16. eu já joguei!é bom bagarai!
          praysstraichon 1!uahuahuaha resumindo:
          playstation 1

          ResponderExcluir
        17. Belas dicas e jogos asuhsahsa
          legal o blogger


          http://namelessterror.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        18. Vou indicar seu blog para o meu namorado. Ele entende muito mais de jogos do que eu. Na verdade, eu jogo bem pouquinho...

          Meu Cantinho
          http://mile-meucantinho.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        19. Gostei da possibilidade de jogar com dois personagens ao mesmo tempo. Deve ser uma sensação única. Seria legal se pudéssemos ser um vilão, por exemplo, que deveria atrapalhar o abjetivo do mocinho da trama.

          ResponderExcluir
        20. Já andei comentando por aqui... :)

          ResponderExcluir
        21. Muito bom esse jogo,
          faz um post sobre dino crisis!

          ResponderExcluir
        22. Dino Crisis já tem !
          Basta ir no menu playstation do lado direito do blog

          ResponderExcluir
        23. cara, aqui tem tudo. o melhor blog de games que já vi :)

          ResponderExcluir
        24. Muito legal seu blog... Tempo bons de tenchu..Saudades...to seguindo me segua la tbm vlws http://receitasdoce.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        25. Tenchu é ótimo!
          Jogo de verdadeiro ninja!

          ResponderExcluir
        26. Tenchu é um bom jogo, joguei muito quando tinha meu psone, mas eu prefiro o Tenchu 2... e eu quero parabenizar o dono do blog, as analises estão impecáveis e cheias de detalhes, um trabalho muito bem feito e que não é qualquer um que consegue fazer, parabéns mesmo.

          ResponderExcluir
        27. Mano Parabéns pelo Blog! Pode ter certeza que quem curti esse jogo, gostou muito da analise!


          Seguindo... Me segue também?
          http://jovensdespertardafe.blogspot.com/

          Desde já Agradeço!!!

          ResponderExcluir
        28. Uma mistura de Shinobido com Hitman :D

          ResponderExcluir
        29. ótimo jogo...só não gostei da qualidade dos gráficos...mas pra quem curte uma boa aventura, recomendo....e como sempre, ótimo tutorial sobre o jogo...parabéns Dhiego.

          ResponderExcluir
        30. Ótimo Blog, bastante explicativo, tá de parabéns

          http://pocants.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        31. esse jogo deve ser otimo.


          http://teladosfilmes.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        32. Esse jogo deve ser legalzinho, existe jogos parecidos como Prince Of The Persia, eu jogava o prince the two thrones é um jogo bem parecido com esse, de assassinato, matar por trás etc.

          ResponderExcluir
        33. Esse eu nunca joguei, mas não curti os gráficos não =/

          ResponderExcluir
        34. como faz o mortal -pra frente? ñão me lembro mais kkk, antes no ps1 eu fazia agora q tenho o emulador não consigo :)

          ResponderExcluir
        35. O mortal se faz apertando cima+cima+pulo

          ResponderExcluir
        36. valeu :) quem quiser esse jogo, eu tenho aqui no emulado+bios tudo certinho quem quise eu upo :)

          ResponderExcluir
        37. eu ja zerei esse jogo e eu adorava matar as pessoas ate os inocentes

          ResponderExcluir
        38. Boas analises, mas de PS1 esta devendo análises do FEAR EFFECT 1 e 2 (pra mim os melhores jogos do PS1) e dos FF VII e VIII pelo menos.

          ResponderExcluir
        39. já joguei esse no ps1 , to baixando ele no pc agorinha rsrs.
          adoro os jogos clássicos da minha infancia..
          esse jogo é mt bom! recomendo para fans dos jogos do ps1!!!

          ResponderExcluir
        40. AAAAAMO TENCHU...ele foi um dos jogos que mais marcaram minha infãncia e adolescencia...na verdade foi o Tenchu dois...axo ele bem interessante mesmo q as lutas as vezes demorem tpo para axar um nimigo dá gosto, é muito divertido ...

          gostei da sua analise Keesley, muito boa mesmo ...gostei até dos macetes q vc passou...eu amo jogos antigos, eu preso muito a diversão de um jogo ao invez do gráfico e esse foi um dos q mais gostei...

          Por falar nisso fiz um videeo pra relembrar o Tenchu 2, ele está no meu canal...se puder dá uma passada por lá...mas já aviso eu joguei ele de uma forma discontraida...tip bem bobo mesmo XD ou seja não é uma coisa épica e onrosa é uma coisa bem mais para comédia mesmo =]

          https://www.youtube.com/watch?v=EsjmOUZpDmg

          ResponderExcluir
        41. qual sao as arma que tem no tenchu2

          ResponderExcluir
        42. eu ainda tenho tenchu2 mas da pra jogar em ps2.
          eu gosto no modo assassino

          ResponderExcluir
        43. tem como esconder os corpos ?????

          ResponderExcluir