quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Crash Bandicoot




Introdução

Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para o Playstation pela Naughty Dog, a pedido da Sony, para ser o seu novo mascote e bater de frente com Mario e Sonic. O game foi lançado numa época em que muitos jogadores ficavam impressionados ao perceber que os jogos em 3D estavam dominando o mercado dos videogames.
Este jogo trouxe uma modalidade cativante de jogabilidade, semelhante a jogos como Mario e Sonic, porém em universo 3D. Divertido, gostoso e cômico de jogar, Crash Bandicoot vendeu aproximadamente 6.9 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos games mais bem vendidos para o Playstation na década de 90. O game passou quase 2 anos na lista dos 20 games mais vendidos do mundo, deixando o top 20 apenas em 1998.
Em pouco tempo Crash tornou-se o mascote do Playstation, e isto garantiu ao game algumas continuações ainda mais espetaculares.
Até 1996 jogos de plataforma não eram revolucionários, sempre seguiam o mesmo estilo padrão do gênero.
Com este game foi diferente: o primeiro jogo de plataforma a utilizar gráficos 3D foi totalmente inovador. 
Com bons gráficos, trilha sonora digna e uma jogabilidade simples, Crash Bandicoot foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores. Um ótimo game lançado em uma época em que os jogos do Playstation estavam para mostrar o verdadeiro potencial do console.




Gráficos e Sons

Os gráficos deste game sofreram grande influência de cartoons norte americanos. É possível notar que a maioria dos personagens e inimigos possuem um corpo pequeno em relação à cabeça.
Os cenários estão muito bem feitos, fundos lindos, suaves e sedosos montam a beleza gráfica deste game.
As imagens eram mais nítidas e bem estruturadas do que em outros jogos do Playstation, mas nada revolucionário, apenas belo.
Esta beleza pode ser observada em vários momentos, por exemplo: em florestas, notam-se os mais belos efeitos de água e folhagens detalhadas; ou ainda em castelos antigos e cavernas, nota-se a presença de morcegos ou teias de aranha. Tudo dentro dos limites iniciais do Playstation havia sido combinado para oferecer a este game a melhor sensação visual já vista em jogos de plataforma.
Em algumas fases o game abre mão do 3D e utiliza a câmera em 2D, deixando a jogabilidade mais intuitiva, em que gráficos em 2D favorecem a interface do momento.
A trilha sonora é agradável, característica de jogos de plataforma. Músicas de fundo são divertidas e cativantes, sempre se encaixam no estilo das fases. Os efeitos sonoros deste game são poucos e simples, porém nunca repetitivos ou enjoativos.
Como foi dito anteriormente, nada de revolucionário em questão gráfica ou sonora. Estes aspectos foram somente bem trabalhados em um console que permitia o uso do 3D.





Sinopse

Os cientistas loucos Nitrus Brio e Neo Cortex planejam transformar animais em mutantes para criar um exército particular e dominar o mundo. Eles planejam usar a máquina Cortex Vortex para transformá-los, porém, segundo Nitrus Brio, a máquina ainda estava incompleta. Neo Cortex tem pressa e insiste em usá-la logo. 
Eles acabam capturando um marsupial (Crash) para fazer um teste. Como previsto por Nitrus Brio, o experimento falhou, e Crash não adquiriu maldade. Em um momento de distração Crash consegue fugir, mas acaba deixando a sua namorada Tawna para trás. Tawna acaba sendo aprisionada e alterada por Neo Cortex.
Agora cabe a Crash retornar ao Castelo e tentar resgatar sua namorada e os outros animais em perigo.
Ao longo deste caminho ele encontrará muitos obstáculos e inimigos para impedi-lo.






Jogabilidade

Este primeiro game da série Crash Bandicoot se passa nas fictícias ilhas Wumpa, localizadas em um arquipélago australiano. De início, o jogador tem acesso a um mapa que mostra em que local das ilhas Crash se encontra. Até o caminho para o castelo, onde Crash precisa resgatar sua namorada, existem 32 fases. Sendo 6 delas batalha contra chefes, e 2 fases secretas, que são habilitadas no decorrer do game.
Todas as fases (com exceção dos chefes), possuem caixas a serem quebradas. Se todas as caixas forem quebradas e o jogador não morrer nenhuma vez até chegar o final da fase, ele será recompensado com uma gema. Tais gemas são importantes, pois será preciso coletar todas para ter acesso ao final secreto na fase "The Great Hall".
Gemas normais são de cor prata, gemas raras são coloridas. Às vezes para coletar algumas gemas normais, será necessário ter outra gema colorida específica para liberar um caminho secreto. Na maioria das vezes, o jogador terá de passar por uma fase sem poder coletar a gema simples, pois não terá conseguido, ainda, a gema colorida específica necessária para liberar tal caminho secreto. Portanto, cabe ao jogador memorizar cada fase que requer uma gema colorida, e retornar a ela quando possuir a mesma posteriormente no game.







Durante as fases o jogador encontrará várias frutas Wumpa. Juntando 100, Crash ganhará uma vida extra.
Para acessar os Bonus Stages. o jogador precisará coletar algumas figuras espalhadas durante a fase. Estas figuras são os rostos estampados de Tawna (namorada de Crash), Dr. Nitrus Brio e Dr. Neo Cortex. Juntando 3 figuras do mesmo rosto, Crash será levado ao Bonus Stage. Existem apenas 2 fases que contêm o rosto de Dr. Neo Cortex, e eles servem para abrir as fases secretas. Ao completar o Bonus Stages de Neo Cortex, o jogador conseguirá uma chave dourada, que automaticamente abrirá uma nova fase no mapa. São elas: "Whole Hog" e "Flumbing in the Dark".
Os Bonus Stages permitem Crash coletar muitas Frutas Wumpa e várias vidas extras, além da possibilidade de salvar o game ou ver o Password até aquela fase. Isto só é possível  se o jogador chegar até o final do Bonus Stage. 
Durante a aventura, o jogador contará com a proteção de Aku Aku. Quebrando algumas caixas ocasionalmente, Crash encontrará o rosto de Aku Aku. Caso você seja ferido, ele morrerá no lugar de Crash.
Esta proteção possuí 3 níveis: ao coletar 1 rosto, Aku Aku ficará ao redor de Crash protegendo-o; coletando 2, Aku Aku adquire uma coloração dourada e protegerá Crash de dois ataques; já coletando 3, Crash torna-se invencível temporariamente. Terminando o efeito da invencibilidade, Aku Aku volta à coloração dourada e mantém o efeito da proteção nível 2.





Crash possui poucos movimentos: neste game ele apenas corre, pula e gira. Apenas com estes movimentos básicos, o jogador terá que seguir ao longo das 32 fases. 



Fases

1 ª ILHA

  • N. Sanity Beach  
  • Jungle Rollers (Requer gema verde)  / Bônus Tawna
  • The Great Gate (Requer gema amarela) / Bônus Tawna
  • Boulders  
  • Upstream (Requer gema laranja) / Bônus Tawna 
  • Papu Papu (Chefe)
  • Rolling Stones / Bônus Nitrus Brio
  • Hog Wild  
  • Native Fortress (Requer gema vermelha) / Bônus Tawna

2 ª ILHA

  • Up the Creeck / Bônus Tawna
  • Ripper Roo (Chefe)
  • The Lost City / Bônus Nitrus Brio
  • Temple Ruins 
  • Road to Nowhere (Requer gema vermelha) / Bônus Tawna
  • Boulder Dash (Requer gema roxa)
  • Whole Hog 
  • Sunset Vista / Bônus Neo Cortex (Chave dourada)
  • Koala Kong (Chefe)

3ª ILHA 

  • Heavy Machinery / Bônus Nitrus Brio
  • Cortex Power (Requer gema azul) / Bônus Tawna
  • Generator Room / Bônus Tawna
  • Toxic Waste / Bônus Tawna
  • Pinstripe (Chefe)
  • The High Road / Bônus Tawna
  • Slippery Climb / Bônus Nitrus Brio
  • Lights Out (Requer gema amarela)
  • Fumbling in the Dark / Bônus Tawna
  • Jaws of Darkness (Requer gema azul)  / Bônus Neo Cortex (Chave dourada)
  • Castle Machinery (Requer gema verde) / Bônus Tawna
  • Nitrus Brio (Chefe)
  • The Lab / Bônus Tawna
  • The Great Hall (Requer todas as gemas)
  • Dr. Neo Cortex (Chefe)


Legenda :

  • : A fases não possui gema.
  • : A fase possui gema comum.
  • : A fase possui uma gema rara verde.
  • : A fase possui uma gema rara laranja.
  • : A fase possui uma gema rara azul.
  • : A fase possui uma gema rara vermelha.
  • : A fase possui uma gema rara púrpura.
  • : A fase possui uma gema rara amarela.


Conseguir todas as gemas requer vontade, dedicação e habilidade. Não é uma tarefa fácil já que o jogador não poderá deixar nenhuma caixa sem quebrar, e ainda terá que conseguir passar da fase sem morrer nenhuma vez.




Conclusão

Crash Bandicoot é um ótimo jogo de plataforma, super divertido e muito desafiador. Ao longo das 32 fases que o jogo disponibiliza, o jogador passará muitas horas para conseguir finalizar o game com 100%. 
Um dos poucos pontos negativos do game é o sistema de save, pois para salvar o jogador terá sempre que depender de um Bônus Stage da Tawna.
Este game foi um divisor de águas, simbolizou a transição dos jogos de plataformas 2D para o 3D. A partir daí, muitos jogos de plataforma da era Playstation foram inspirados neste game. 
Infelizmente nos dias de hoje, a série Crash Bandicoot foi deixada de lado pelos produtores. Porém o game ainda possui sequências no Playstation e Playstation 2, que vale muito a pena conferir, visto que são os melhores games do Marsupial Crash.



Nota final: 8.5


Passwords

  • Todas as fases e gemas :  ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.

72 comentários:

  1. Nossa cara nesse seu blog so tem jogos clássicos!
    Parabens, vou vir sempre para conferir suas análises.

    Crash realmente é um ótimo game, porém não é muito conhecido não é?

    Eu sou fã, e o Crash 2 e 3 são incrivelmente melhores que este não é? Não desmerecendo este, pq ele foi o primeiro rs

    To no aguardo
    Parabens pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Sendo bem sincero não é o estilo de jogo que gosto. Mas seu post trouxe em detalhes o que o jogo tem a oferecer, tanto em criatividade como jogabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Crash é clássico.
    Gosto muito.
    E ficou muito boa a análise, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. foi o meu primeiro jogo de playstation. não supera e nunca superará Mario Bros, mas é um jogo incrível.

    acho que eu nunca zerei com 100%, mas ainda assim viciei. clássico, clássico, clássico. ^^D

    e parabéns pela análise, ficou muito boa. (Y)

    ResponderExcluir
  5. eu adorava esse jogo...muito bom...seu blog ta de parabéns, é o melhor que já vi referente a games...continue postando jogos das antigas, q para mim são os melhores, exceto em qualidade gráfica, claro....mas curto muito os jogos do passado...parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh sempre amei Crash
    ficava horas e horas jogando

    goostei do blog, tem muita informação boa para quem curte o assunto

    http://ummundoquaseparticular.blogspot.com
    Estou sorteando o livro A lista de Schindler!!!!
    Para participar é fácil, só entrar no meu blog e deixar rolar a criativa para respnder a seguinte pergunta :
    Quem, na sua opinião, pode ser considerado um herói na atualidade?

    A melhor resposta leva o exemplar.

    ResponderExcluir
  7. CRASH .... Passava a noite jogando, tentando passar de fase, PARABÉNS pelo BLOG. Gostei mesmo!


    http://robsonsbc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Crash. Já passei dias jogando esse jogo. Era viciante. Adorava a dancinha de comemoração dele.

    http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Poxa cara, achei muito bacana o seu blog e já estou te seguindo!
    Se puder retribuir:
    http://marcoversus.blogspot.com/
    Lá no blog rola altas matérias sobre jogos também (inclusive há uma que fala da mascara Aku Aku, do Crash)e se você aceitar parceria, me avise!

    ResponderExcluir
  10. Vir aqui é pura nostalgia...

    Lembro desse jogo... faz muuuuuuuuuuuito tempo :)

    Mas não curtia muito... hehehehe

    ResponderExcluir
  11. cara joguei mtoo Crash no Ps1
    no play 2 , nem cheguei joga mto :x
    fiquei só no Pro Evolution dae
    saiuhsauiasui' (:

    seguindo ja
    se puder da uma passada la no blog

    http://trucoladrao.blogspot.com
    http://trucoladrao.blogspot.com

    TRUCO LADRÃO ! ♣ ♥ ♠ ♦

    ResponderExcluir
  12. Craaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaash! *_______*
    Crash, Crash, Crash! *-*
    Só digo isso! *-*

    ResponderExcluir
  13. legal o jogo...jogo para passar o tempo...

    ResponderExcluir
  14. hummmmmm queria ver se esse jogo está disponivel pra pc senão vou ter que jogar por emulador msm

    ResponderExcluir
  15. muito bom essa postagem


    http://terrorko.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Dos blogs que eu conheço de jogo, o teu é o melhor.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramnte não gosto não
    mais vendo este post me lembrei de um primo meu que é completmente viciado em um jogo que se eu não me engano é este mesmo (só pode). rs

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessa análise. Quando era pequeno e jogava videogame, Crash era o meu jogo preferido! Se meu playstation ainda fucionasse estaria matando a saldade!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. E eu que não conhecia este game!
    Bem interessante e com de ver algo "novo" - ao menos para mim! ehheheh

    ;D

    ResponderExcluir
  20. Noosssa! voltei a ser criança agora, adoravaa jogar crash lol

    ResponderExcluir
  21. sinseramente
    e um dos melhores jogos q ja joguei
    talves seja pq eu adorava quando criança
    mais crash é um classico eterno
    abraxs

    http://altasviajeae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Nunca vi uma analise de game tão minuciosa, rs, parabéns pelo blog e tb pelo bom texto

    No meu blog, Cuidado, Moçada! É à Hora do Terror... Uhuhuuuu... http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2011/02/cuidado-mocada-e-hora-do-terror.html

    ResponderExcluir
  23. voiu fazer um tour por aqui e ver outras analises, quero descobrir se sao todas como essa!

    No meu blog, Cuidado, Moçada! É à Hora do Terror... Uhuhuuuu... http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2011/02/cuidado-mocada-e-hora-do-terror.html

    ResponderExcluir
  24. seguindo o seu blog

    http://devaneios-meeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Já andei comentando por aqui...

    Sucesso!

    ;D

    ResponderExcluir
  26. Adoroo crash

    muito legal

    http://primadonna2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Amo Crash! Os de Play1 são melhores que os de Play2 (só Crash, também, rs)

    Seguindo ;DD

    ResponderExcluir
  28. Crash forever......
    jogo q marca infancia.... xD

    ResponderExcluir
  29. Adoro esse jogo! Mais que The Sims! ^^

    ResponderExcluir
  30. Nunca ouvi falar nesse jogo. Mas parece bom :D

    ResponderExcluir
  31. Esse é claaaaassico *--------*
    Ow q nostalgia!
    Mas o 1 nunca zerei só o kart, e o bandicoot 2 e 3

    http://diariodapriscilinha13.blogspot.com/2011/02/mary.html

    ResponderExcluir
  32. Caraaa bacana a ideia de conversar sobre o games, sempre tenho dúvidas e blogs assim daão uma grande ajuda UASHUASHUAHS ;**

    ResponderExcluir
  33. Cara ainda tenho esse jogo em casa, só não tenho mais o video game, rsrsrsr abraços... e passe no meu quando puder

    http://periprciasdeumsonhador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Que ótima postagem!
    Muito completa e muuito boa, parabéns.
    EEEE... Crash é super o meu jogo, adoro jogos de aventura e bem desse jeitinho mesmo, aacho super divertido para passar o tempo!
    Estou te seguindo, bye

    ResponderExcluir
  35. UHUUUL! Cara eu sou SUPER Nintendista, e super fã de Zelda. Mas ainda assim, Crash ta no topo pra mim. Fechei o 3 com um amigo... foram 2 semanas jogando algumas horas por dia. No fim eu mudei de cidade antes da penúltima fase, mas ele fechou, e como jogamos tudo junto, ta valendo.

    Já o 1, 2 ou Kart nunca fechei. Ah, eu tenho um CD piratão dele, com o 1, 2 e 3 juntos. Comprei por 3 reais de um amigo, a pelo menos 8 anos, ta todo ferrado mas ainda funciona! o/
    Só falta eu ter o Play pra jogar. Yea.

    Passem no meu blog, sobre Super Smash Bros.!
    http://smash-club.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Vou recomendar seu site a meu irmão.ele pensa em jogos o só fala nisso

    ResponderExcluir
  37. Cara, muito boa a análise, mais a pior besteira que você fez foi colocar no blog esse layout listrado. Traga de volta aquele layout madeira que você tinha que estava perfeito, e único, pois ninguém usa aquele e a maioria usa esse.

    ResponderExcluir
  38. Sinceramente não entendo muito de jogos não,Fora Rpgs.Eu Gosto mais de Criar jogos do que montar.

    ResponderExcluir
  39. Esse é o MELHOR jogo.
    *--*
    Acho até que é um clássico huahuahuah
    Passava horas e horas jogando ... e adorei as dicas *-*

    ResponderExcluir
  40. aaaaaaaaaaaa crash um classiiiiicoooo
    só digo isso

    =]

    ResponderExcluir
  41. Esse jogo eu já joguei...

    Nossa eu era viciada nele...

    Quando eu fechava os olhos via esse bichinho na minha frente...

    Gostei muito da sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  42. crash...
    ja kebrei muito a kbça com esse bixinhu
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  43. é um dos jogos que eu sempre quis jogar mas ainda não tive oportunidade

    http://semlimitesmusicais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. jogo lendario. ja joguei mt isso. asidj

    http://www.bigodefedido.com/

    ResponderExcluir
  45. Sou simplesmente VICIADO em Crash Bandicoot. Tenho vários jogos, de PS1 e PS2. Zerei milhões de vezes com meus primos e a gente nunca enjoa. O desafio é fazer 100%. É um jogo sem igual, simplesmente o meu favorito... E olha que eu tenho 18 anos, pareço criança falando :P

    ResponderExcluir
  46. Crash Bandicoot sempre foi meu vício! Sério, tenho muitos games deste. Bom post, bom jogo, bom blog, tudo muito bom. Amo Crash.
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos tive com o Crash também pena que tive pouco pra aproveitar: dei meu video game :-< mesmo assim jogo o Twinsanity, q é o meu jogo favorito depois do Crash Bash

      Excluir
  47. Esse é bom demais... zero fácil! Crush é 10!
    Parabéns pelo post hiper informativo.

    bj
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  48. Nunka joguei...
    mas seu bloog
    so tem otimos jogos!

    ResponderExcluir
  49. o blog manda bem msm nos joguinhos

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/ http://morethanrose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. adorei o blog, muito bom mesmo! parabens :)
    ja to seguindo, bjs.

    Fer, http://temporadaproibida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. gostava mt d crash tbm XD
    eu gostava do 2 pra play 1

    zerei pegando todos os cristais

    mt show tbm o/ parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  52. Puts.. Crash é um ótimo jogo! Fechei todos pra PS1!

    É uma pena que depois que a Naught Dog saiu, ficaram horríveis x.x

    ResponderExcluir
  53. Minha infância *ooooooooooo*
    Nunca consegui virar esse jogo, até perdi ele D':
    Muito bom seu blog. Vou visitá-lo sempre que tiver um jogo novo e quiser passar de todas as fases :)

    Confira meu blog também :D http://tensitudemaxima.blogspot.com/2011/06/right-on-limits-where-we-know-we-both.html

    ResponderExcluir
  54. Crash Bandicoot clássico total do Playstation!! Não é a toa que o PS1 tinha excellentes jogos. Crash, Crash jogava direto nas locadoras!!

    ResponderExcluir
  55. Joguei muito crash racer, outro otimo jogo de corrida da mesma franquia

    ResponderExcluir
  56. purgoba......

    nossa tinha a bazuca nas ultimas faze
    muito massa
    jogo ate hj no meu plei é o unico que ainda funciona

    ou alex kidd no mega drive

    ResponderExcluir
  57. CADE ESSE JOGO QUANDO EU REALMENTE PRECISO ESTOU COM SAUDADES DELE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Boa análise. Gostava muito de Crash. Mas apenas um adendo, o primeiro plataforma 3D foi na verdade Mario 64, ele foi lançado 2 meses antes de Crash - em Junho de 96, enquanto Crash chegou em Agosto do mesmo ano -. Mas de qualquer maneira, são ótimos jogos!

    ResponderExcluir
  59. Verdade Rodrigo, Mario 64 foi lançado em 23/07/1996 no Japão.
    Porém eu me referi ao primeiro jogo de plataforma em 3D no oriente e esse sim foi Crash Bandicoot (Novembro/1996) enquanto o Mario 64 chegou no oriente apenas em (Março de 1997)

    ResponderExcluir
  60. Na fase The Lost City, sempre falta uma caixa, a que fica embaixo do primeiro símbolo do N. Brio. Como eu faço pra ela aparecer? Valeeu!

    ResponderExcluir
  61. A caixa esta escondida dentro de um dos túneis.
    Confira aqui no vídeo abaixo próximo dos 1:01 minutos

    http://www.youtube.com/watch?v=Gqxjuh7BxY0

    ResponderExcluir
  62. Melhor jogo do PS1, sem dúvida, pena que acabou :\ os dos PS2 já não são tão bons, e pros novos não tem mais nada...

    ResponderExcluir