domingo, 31 de outubro de 2010

Tomb Raider : The Atlantean Scion


Introdução

Este jogo foi um dos jogos que marcaram a entrada do Playstation no mercado em 1996. A estréia de nossa querida musa Lara Croft  foi uma revolução. A bela e sensual protagonista do jogo tornou-se um dos principais ícones da indústria de videogames, e é considerada por muitos o ícone feminino mais sexy desta indústria. 
Hoje, quase 15 anos após o lançamento de seu primeiro game, Lara ainda continua conquistando espaço no mundo dos games, e fora dele, ela já possui seu nome no livro dos recordes e na Gamewalk, a calçada da fama dos gamemaníacos.Este primeiro título da série foi um grande marco no Playstation, em um momento em que os jogos começavam sua experiência no universo 3D. 
Tomb Raider atingiu o sucesso por ter conseguido criar uma  mecânica perfeita entre exploração, ação e aventura, além de ter sido o game pioneiro na criação de uma  experiência em ambientes inóspitos. Introduz também uma protagonista feminina numa época em que videogame era coisa de meninos. A existência  do universo 3D deu uma ampla sensação de exploração dos cenários aos jogadores, e é isso que a série Tomb Raider tem de mais forte. 
Apesar de ser um jogo básico, sobretudo a nível técnico, o game é brilhante em todos os aspectos: um game que exige raciocínio, maldade e reflexos dos jogadores. De uma forma curiosa, o game consegue envolver um jogador, mais às custas da exploração do que da história ou objetivos. É esta atmosfera que faz o jogo que deu inicio ao legado de Lara Croft.





Gráficos e Sons

Para o ano 1996, os gráficos são excelentes. Tomb Raider não foi o primeiro jogo 3D a aparecer no Playstation, mas foi o primeiro a dar noção de um universo 3D com perfeição. Os cenários são grandes e detalhados com um jogo de cores impressionantes. Efeitos de água e areia merecem destaque por possuirem uma beleza de grande valor artístico em 1996.
Os designs das fases são bem variados e criativos: o game se passa no Peru, Grécia, Egito e a lendária Atlantis. 
Este Tomb Raider é uma falha no quesito som: o game não possui temas de fundo, raramente aparece alguma trilha sonora  para alertá-lo que um momento crítico está acontecendo ou está para acontecer. Porém tal escassez sonora torna o clima silencioso de solidão, característico de tumbas e templos mais reais.



Jogabilidade

Tomb Raider é um grande exemplo do começo do uso 3D: a câmera acompanha a protagonista por trás ou por cima do ombro, o que possibilita que o jogador tenha uma ampla visão do cenário. Lara, neste primeiro game da série, possui alguns comandos básicos, que inclui correr, pular, nadar, atirar, agarrar-se em parapeitos, além de interagir com o cenário, como acionando alavancas ou coletando itens.
Executar essa quantidade de comandos do game  parece complexo para jogadores iniciantes, que reclamam que controlar Lara por fases longas e difíceis é muito complicado. Porém para quem não tem a prática é só jogando mesmo e morrendo várias vezes, que aos poucos pegará a malícia dos comandos. 
Saber calcular a distância de um pulo é imprecindível para se avançar em Tomb Raider, então o jogador deverá treinar os pulos antes de mais nada. Para treinar os comandos, existe o Croft Manor, a mansão da musa, uma fase tutorial sem relação com a história do jogo. Para ir ao Croft Manor, basta selecionar a opção Croft Manor no menu de título.




Especificamente, este Tomb Raider não é um jogo difícil como dizem. É na verdade o game mais fácil da série, que possui fases assustadoramente difíceis nas suas sequências. Essa primeira aventura de Lara é bem linear, é bem fácil saber o que fazer para avançar nas fases.
Os inimigos são predominantemente animais nessa aventura e não devem apresentar problemas: todos podem ser mortos pelas Pistols facilmente. Mesmo sendo um  jogo fácil, ele vai exigir do jogador o básico de experiência, reflexos e observação, então não espere moleza, pois Tomb Raider é para poucos.
O sistema de savepoints não agradou muito. Para salvar o game, existem alguns cristais azuis espalhados nas fases. O jogador tem que chegar até eles e salvar. Ao salvar, o cristal desaparece, e em alguns casos eles são escassos e, se caso a personagem morrer, terá de voltar ao último que salvou.
Neste game, Lara Croft está em busca de um artefato conhecido como Scion e, mais tarde no game, descobre que este artefato místico foi dividido em três partes. Lara foi contratada por Jacqueline Natla, uma empresária bem sucedida, que possuia algum interesse neste artefato. Natla informa a Lara que o Scion se encontra em Tomb of Qualopec no Peru.Lara começa sua aventura em Vilcabamba, cidade do Peru, e depois parte para Grécia, Egito e para o lendário continente perdido de Atlântida.


     Fases

•    Caves
•    City of Vilcabamba
•    The Lost Valley
•    Tomb Of Qualopec
•    St. Francis Folly
•    Colosseum
•    Palace Midas
•    The Cistern
•    Tomb of Tihocan
•    City of Khamoon
•    Obelisk oh Khamoon
•    Sanctuary of Scion
•    Natla's Mines
•    Atlantis
•    The Great Pyramid


•    No total existem 45 segredos espalhados no game. Esses segredos são áreas secretas com itens a ser coletados afim de auxiliar sua jornada. Não existe prêmio ao coletar todos os segredos do jogo, mas é sempre bom não deixar nenhum para trás, além de ser super desafiador aos jogadores mais experientes..

•    Confira no final desta análise a localização de cada segredo do game separado por fases.



Conclusão

Tomb Raider marcou época na geração do Playstation. Foi um jogo esperto com uma dinâmica de exploração incomparável. Conseguiu prender a atenção dos jogadores ao Playstation de forma a conquistar milhares de fãs ao redor do Globo. Hoje em 2010 a série Tomb Raider ainda vive.
O game obviamente não é perfeito: em alguns momentos é possível perceber falhas na câmera do jogo, nada que incomode, mas é um pequeno aspecto negativo do jogo que não levou Tomb Raider à perfeição. Mesmo com tal perfeição não sendo alcançada, Tomb Raider não fica longe dela: os ambientes, a interação, os enigmas, a ação e muitos outros fatores, fizeram o caminho para Lady Croft ser hoje reconhecida como a musa dos games, título que nenhuma outra protagonista de games seja capaz de concorrer.




Nota Final : 9

Confira também a análise de: 

•    Tomb Raider II : The Dagger of Xian (Playstation)




Segredos :


•    Confira a localização dos segredos nos video abaixo :

•    Caves
    video

    •    City of Vilcabamba

    video

    •    The Lost Valley

    video

    •    Tomb of Qualopec

    video

    •    St. Francis Folly

    video

     •    Colosseum
      video

      •    Palace Midas

      video

      •    The Cistern

      video

      •    Tomb of Tihocan

      video

      •    City of Khamoon

      video

      •    Obelisk of Khamoon

      video

      •    Sanctuary of Scion

      video

      •    Natla's Mines

      video

      •    Atlantis
        video

        •    The Great Pyramid

        video

        segunda-feira, 25 de outubro de 2010

        Sonic The Hedgehog 2


        O que era ótimo ficou ainda melhor, muito melhor.


        Um ano após o lançamento do sucesso totalmente original da SEGA, Sonic The Hedgehog 2 chega ao mercado colocando sua produtora no topo das vendas. Sonic tornou-se o mascote oficial da SEGA e fez do jogo Sonic The Hedgehog 2 o jogo mais famoso e conhecido do Mega Drive. O jogo foi desenvolvido pela Sega Technical Institute com o apoio dos criadores do primeiro jogo, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara. Esta equipe conseguiu deixar o game em estado impecável.
        Esta sequência começa com Sonic caindo de seu avião numa ilha e conhecendo Miles (conhecido como Tails aqui no Brasil). Em seguida o exército do Eggman surge usando os poderes das Chaos Emeralds, logo Sonic e Tails partem para impedir o vilão.
        As fases deste game estão bem maiores e bem mais planejadas do que o primeiro jogo, com gráficos bem mais elaborados, dando a melhor sensação 3D que o Mega Drive pode oferecer. Em algumas fases como Cassino Night Zone e Sky Chase Zone as cores e o visual chegam a ser um belo show à parte.
        As trilhas sonoras dos jogos do Sonic  sempre seguem o mesmo estilo: em cada jogo os compositores são diferentes. Quem ja jogou sabe que as trilhas são sempre belíssimas e fazem com que o Mega Drive chegue ao seu limite. Em Sonic The Hedgehog 2 não foi diferente, a trilha sonora marcou época para o console.
        Com tudo isso, somado ao que o game anterior chegou a oferecer, sem sobra de dúvidas Sonic The Hedgehog 2 é o melhor jogo de aventura que o Mega Drive já chegou a possuir. Sonic 2 foi para muitos um ingresso para o mundo dos games.





        O modelo de Sonic 2 continua o mesmo do anterior mas com uma nítida mudança no sistema de controles: desta vez Sonic está ainda mais rápido, tão rápido que em alguns momentos a câmera do jogo não consegue acompanhá-lo.
        Todos os movimentos do game anterior continuam disponíveis aqui e servem tanto para Sonic e Miles, porém eles são capazes de executar um novo movimento nesta versão: basta apertar e segurar o direcional para baixo e pressionar o botão de pulo. Quando fizer isto, Sonic irá girar em torno do seu eixo acumulando energia e quando você soltar o botão de pulo ele sairá impulsionado.Muito útil para subir rampas e loopings, e pode ser usado também para atacar inimigos.
        Na tela principal, basta ir no menu Options e selecionar jogar com Sonic ou Miles.
        Nesta versão também surgiu a modalidade 2 players Versus, onde 2 jogadores podem se desafiar em quatro cenários diferentes, mas o forte mesmo do game é a modalidade tradicional.



        Devido ao avanço gráfico do jogo, as fases ficaram bem maiores, com muitos caminhos alternativos e locais para explorar. Agora são 9 zonas, número superior comparado ao primeiro Sonic, que possuía apenas 6. Porém cada zona é divida em apenas dois atos e não mais três, apenas Metropolis Zone possui 3 atos. No final do segundo e último ato o jogador enfrentará Eggman.
        Miles acompanha Sonic durante as fases. O jogador conta apenas com sua ajuda para coletar moedas e atacar inimigos para Sonic, sendo impossível ter controle sobre a raposa.
        O esquema das moedas é o mesmo: ao coletar 100 moedas ganha-se uma vida. O que mudou foi o Bonus Stage: para ter acesso a ele é preciso passar pelo marcador de checkpoint com no mínimo 50 moedas. Quando isto acontecer aparecerá um portal de estrelas, basta pular nele e você irá para o Bonus Stage.
        Agora são 7 Chaos Emeralds no total e após conseguir todas elas, Sonic pode se transformar em Super Sonic, o que o deixará invencível. Para se transformar em Super Sonic, colete as 7 Chaos Emeralds e junte 50 moedas e dê um pulo, após o pulo Sonic se transformará.



           FASES

        • Emerald Hill Zone
        • Chemical Plant Zone
        • Aquatic Ruin Zone
        • Cassino Night Zone
        • Hill Top Zone
        • Mystic Cave Zone
        • Oil Ocean Zone
        • Metropolis Zone
        • Sky Chase Zone 
        • Wing Fortress Zone
        • Death Egg Zone

         
        •  Bonus Stage : Nestas fases bonus Sonic e Miles correm em um halfpipe 3D para chegar até o final e conseguir a tão desejada Chaos Emerald. Para avançar no halfpipe, deve-se coletar um certo número de moedas de limite. Para impedir isso haverá obstáculos que, se atingirem Sonic ou Miles, farão com que o personagem atingido perca moedas. Esses Bonus stages ficam cada vez mais difíceis a cada Chaos Emerald adquirida. Tal dificuldade pode assustar alguns amadores pois requer um certo nível de habilidade.




        Este game incrível conseguiu superar tudo que já era excelente em Sonic 1, e isto faz de Sonic 2, hoje, o game do ouriço mais lembrado e o título que mais vendeu da série.
        Um grande motivo que leva os games da franquia Sonic The Hedgehog da nova geração serem tão criticados, é Sonic The Hedgehog 2 ter sido grandioso e perfeito para um console tão "simples", e consoles da nova geração não conseguem adaptar a franquia e produzir um game de mesmo nível.
        Aqui no Brasil, quem comprou o Mega Drive entre 1994 e 1996, lembra que uma cópia do cartucho de Sonic 2 acompanhava o console, o que tornou Sonic ainda mais popular. Um game obrigatório aos jogadores de Mega Drive.
        Quem dera os jogos atuais da franquia Sonic The Hedgehog fossem tão bons e igual ao velho Sonic 2...



        Nota Final :  10





        Trilha Sonora


        •    Confira abaixo parte da trilha sonora deste magnifico jogo.

        •    Hill Top Zone

        video


        •    Cassino Night Zone
            video


            •    Sky Chase Zone


            video 

            •     Mystic Cave Zone

              video



              quarta-feira, 20 de outubro de 2010

              Sonic The Hedgehog



              Mesmo com o grande sucesso de Sonic Mega Drive, a SEGA em 1991 resolveu presentear os fãs do Master System com Sonic the Hedgehog. Quase não foi notado aqui no Brasil, mas o Master System nunca conseguiu ser um sucesso. Apenas no Brasil e poucos países da Europa o Master System vendia bem.O lançamento de Sonic no console 8-bits foi uma tentativa de aumentar a moral do mesmo, seguindo o exemplo, outros jogos que já eram sucesso no Mega Drive foram lançados em uma versão mais simples no Master System.O jogo possui muitas semelhanças com o Sonic do Mega Drive: o roteiro continua o mesmo mas algumas poucas inovações surgem neste game, por exemplo, um mapa que detalha em qual parte da ilha Sonic se encontra.Com  mudança do 16-bits do Mega Drive para o 8-bits do Master System, houve mudanças no design, incluindo redução de velocidade e ausência de loops e rampas. Tais mudanças não fazem deste Sonic tão rápido.Os gráficos deste Sonic são bons, cenários e inimigos bem trabalhados de acordo com a capacidade 8-bits do console. A trilha sonora continua excelente, mesmo com as limitações do Master System. Músicas marcantes são características em jogos de plataforma. A música de Green Hill Zone é a mesma do Mega Drive, a diferença é a tecnologia do áudio dos consoles.





              Este também é um jogo de plataforma e com uma jogabilidade simples, mais simples ainda comparada ao Mega Drive. Nesta adaptação para o Master System, Sonic não consegue recuperar as moedas se atingido por um inimigo, o que torna sua chance de sobrevivência bem menor. Consequentemente é um jogo que requer um pouco mais de habilidade do jogador.As fases continuam divididas em 3 atos: o último ato consiste apenas em enfrentar o Eggman. Este game é considerado mais difícil comparado à sua versão no Mega Drive. Continua não havendo a presença de savepoints e passwords. O jogador é forçado começar tudo de novo, caso perca todas as vidas e continues. Durante as fases, deve-se coletar moedas douradas. A cada 100 moedas adquiridas, ganha-se uma vida extra, e terminando uma fase com uma quantidade superior a 50 moedas, ganha-se acesso a uma fase bônus. Nesta fase bonus, você deve procurar por monitores de continue. Os Bonus Stages servem apenas para conseguir vidas e continues.As Chaos Emeralds agora não estão mais nas Bonus Stage. Elas estão espalhadas entre as fases no primeiro ou segundo ato. Cada parte da ilha contém uma de um total de 6. (Confira no final um video com a localização das Chaos Emeralds).





                                                                                      
                
                 Fases

              •    Green Hill
              •    Bridge
              •    Jungle
              •    Labyrinth
              •    Scrap Brain
              •    Sky Base


              •    Bonus Stage : Nestes estágios você deve coletar o máximo de moedas, vidas e continues e chegar no final do estágio antes que o tempo acabe. Para te impedir, o cenário estará cheio de bumpers (objetos de colisão) que podem te arremessar infinitamente se você não possuir controle sobre eles. Caso não chegue no fim antes do time up você não conseguirá nada, perde tudo o que pegou no bonus stage.
                 
                 
              O Sonic The Hedgehog 8-bits não fez o mesmo sucesso do 16-bits, mas ainda assim é um bom jogo. A melhor atuação de Sonic no Master System.
              Green Hill, Labyrith e Scrap Brain são cenários quase que idênticos aos de mesmo nome no Mega Drive. Bridge Jungle e Sky Base são cenários novos que aparecem apenas neste game.
              A exploração dos cenários, que era um forte no Mega Drive, foi reduzido aqui no Master System devido à pouca capacidade do console. Enquanto no Mega Drive as fases possuíam de duas a três rotas diferentes, nesta versão 8-bits só há um caminho a seguir. Apenas em Labyrinth há dois caminhos há seguir.
              Apesar dessas limitações impostas, Sonic 8-bits é um jogo que ainda continua na memória dos fãs e ainda agradam muitos jogadores. Para os fãs de Sonic, este é um game indispensável.








              Nota Final : 8

              Confira também a análise de:  

              •  Sonic The Hedgehog (Mega Drive)
              •  Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive)
              •  Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive)
               





              Chaos Emeralds


              •    Confira abaixo a localização de cada Chaos Emeralds :


                video


                Trilha Sonora

                •    Confira um pouco também da trilha sonora

                •     Jungle

                video


                •    Bridge


                video


                terça-feira, 19 de outubro de 2010

                Sonic The Hedgehog



                Sonic The Hedgehog é um game lançado pela Sega em 23 de junho de 1991 para o console Mega Drive.
                Sonic revolucionou os jogos da época, pois havia sido o jogo mais rápido já lançado, o que surpreendeu e atraiu  mais jogadores para o Mega Drive, impulsionando um aumento de vendas do console que enfrentava uma guerra contra o Nintendo.
                Representando a Nintendo, tínhamos o Super Mario e representando a SEGA veio Sonic e trouxe toda atenção para ele. Essa guerra só teve um vencedor: nós, os jogadores que fomos presenteados com jogos excelentes.
                Sonic foi muito bem aceito ao público e batia de frente com Super Mario, que vinha também fazendo sucesso na época. Tal sucesso foi tão grandioso que a Nintendo só voltou a chamar atenção com o lançamento de Street Fighter 2. Sonic The Hedgehog deu uma idéia aos jogadores do que estava por vir em sua sequência.
                Os gráficos Sonic The Hedgehog são impressionantes de acordo com a capacidade do console: possuem uma riqueza de cores e detalhes, trazendo uma ótima sensação visual ao jogador.
                A trilha sonora de Sonic é considerada clássica, composta de músicas marcantes que ainda hoje são populares na internet e são temas de orquestras, como o tema de Green Hill Zone.Os efeitos sonoros são bons e futuramente alguns deles reaparecem nos próximos jogos da série.
                Confira no final desta análise a trilha sonora de Sonic The Hedgehog.







                É um jogo de plataforma completamente linear e de jogabilidade simples. O mais legal da simples jogabilidade é a velocidade que pode ser alcançada por Sonic, o que pode deixar os mais despreparados sem conseguir acompanhar o ritmo.
                As fases são divididas em  3 atos, no qual o terceiro ato você enfrenta o Eggman, conhecido também como Robotnik. O jogo não possui save nem passwords, exceto com artimanhas. O jogador tem de jogar direto e recomeçar tudo de novo se acabarem os continue. Tal medida impõe um nível maior de desafio.
                Ao decorrer das fases, deve-se coletar moedas douradas. A cada 100 moedas adquiridas ganha-se uma vida extra, e terminando uma fase com uma quantidade superior a 50 moedas, ganha-se acesso a uma fase bônus para tentar recuperar uma das Chaos Emeralds. No total são 6 Chaos Emeralds para coletar. Colete todas para um final completo.
                Além de super carismático, Sonic possui muitas habilidades, como rolar, pular e correr em alta velocidade. A última é a mais utilizada pelos jogadores, já que as fases contam com muitas rampas, molas e loopings, e, para se sobressair desses obstáculos, o jogador precisa estar sempre em alta velocidade.



                 Fases


                •  Green Hill Zone
                •  Marble Gallery
                •  Spring Yard Zone
                •  Labyrinth Zone
                •  Star Light Zone
                •  Scrap Brain Zone
                •  Final Zone


                •    Bonus Stages - Nestes estágios, Sonic se transforma em uma bola e rola por um cenário cheio de objetos de colisão (Os Bumpers). O objetivo é encontrar uma Chaos Emerald que se encontra protegida por uma barreira de cristais. Caso Sonic seja arremessado para o Goal, ele deixará o Bonus Stage.

                •    Caso termine alguma fase com mais de 50 moedas, seja rápido e pule na Super Moeda para ser levado ao Bonus Stage. Se você demorar a Super Moeda desaparecerá.



                Com certesa Sonic The Hedgehog é uma franquia de sucesso na história dos games. Ainda hoje jogadores antigos jogam Sonic e esperam que a SEGA lance novos jogos do Sonic nos consoles da nova geração.É esperado que eles se assemelhem aos jogos antigos da série Sonic, visto que os jogos já lançados para Playstation e Playstation 2 não se adaptaram muito bem aos consoles, tornando-se um fiasco e colocando o nome da franquia em risco.Sonic The Hedgehog é um jogo que vale a pena jogar. Apesar de ser um jogo de um console antigo, Sonic ainda diverte muitos jogadores. É um jogo desafiante além de nostálgico para os jogadores da época do Mega Drive. Jogador que é jogador não escolhe plataforma e sim os melhores títulos de cada videogame. Sonic é um clássico que nunca morre, mesmo depois de 20 anos de seu lançamento ele continua atual e divertido. Um jogo para ser jogado inúmeras vezes, pois depois de um tempo a vontade de jogar sempre volta.




                Não se esqueça! Colete todas as esmeraldas para o final completo

                 


                Nota Final : 9.5 

                Trilha Sonora


                •    Confira parte da trilha sonora de Sonic The Hedgehog abaixo.

                  •    Green Hill Zone

                  video

                  •    Star Light Zone

                  video

                  •    Labyrinth Zone

                  video 

                  •    Marble Zone


                  video